31.5.10

FOTOS DO AYRTON SENNA II - BY SIDNEY CARDOSO

Sidney e Ayrton 1984,foto tirada por Nenem.

Senna se concentrando na Toleman.

Senna no GP do Brasil RJ85 ou 86, foto Sidney.jpg

Senna e Xuxa no Autodromo do Rio.

FOTOS DO AYRTON SENNA - BY SIDNEY CARDOSO

Placa sinalizacao Ayrton na Toleman 84.

Ayrton Senna saindo do box.

Ayrton Senna, coquetel ABERTURA OFICIAL GP BRASIL FORMULA I , 3-4-85.

Ayrton na Lotus, Peter Warr, foto Sidney Cardoso.


O generoso Sidney Cardoso compartilhou comigo algumas fotos inéditas do tempo em que o Ayrton Senna corria pela Toleman e Lotus.
Os instantâneos, tirados no autódromo de Jacarepaguá no início dos anos 80, mostram os boxes de uma Formula 1 que que já não existe mais. Reparem a "galera" zanzando sem camisa em frente ao box da Lotus de Senna.
Sidney com seu olhar arguto mostra o nascimento de um ídolo.
Muito obrigado pelas imagens meu amigo.

Gulf Porsche 917 Fascination

Não sei onde o Joel acha essas maravilhas de vídeo que ele posta lá no blog dele.
Clique aqui pra ir lá.
Desculpa Joel, mas roubei na cara dura este vídeo impagável do Porsche 917,
o Tiranossauro Rex dos protótipos.
O único, o inigualável, o fazedor de viúvas, "a úlcera" como era conhecido pelos pilotos
que testaram o carro até deixá-lo pronto para as vitórias.
Peguem a pipocam e venerem!!!

25.5.10

CAPAS 5 - MASERATI


Mauricio,
segue a capa da Quatro Rodas número 12, de Julho de 1961, com a Maserati 300 S de Celso Lara Barberis.
Segue também a descrição da capa, que, por sinal, contém dois erros: Celso Lara Barberis e Christian Heins foram
os quartos colocados e não os terceiros nos 1000 Km de Buenos Aires, e o ano da corrida foi 1960 e não 1959, como constou.
Um abraço.
Ricardo Cunha

24.5.10

PORSCHE FAZ RECALL??!!

Pois é! Sinais dos tempos, é o fim...
Esta onda de recall pra todo lado, que atinge princialmente a plebe automotiva e seus carros populares,
chegou ao panteão dos semideuses motorizados. Oh céus!!!

A Porsche está chamando os Panamera S, 4s e turbo 2010 para fazer uma correção nos cintos de segurança dos bancos dianteiros. Leia mais clicando aqui. É o fim da picada.

E o cara que pagou uma nota pra acelerar até 300 Km/h, quando buscar a segurança do cinto e não encotrar, vai ao PROCON reclamar?
Dr. h.c. Ing. Ferdinand Porsche deve estar se revirando no túmulo.

22.5.10

PINGOU NO E-MAIL - The Newman "Indy VW"



O que poderia resultar da união de um astro de Hollywood, amante de carros especiais e de corridas, um construtor de carros da Formula Indy, um Ford GT 40 e um simpres Fusca conversível?

A resposta é óbvia: Um carro totalmente exclusivo para Paul Newman, projetado e construído por Jerry Eisert,
usando carroceria de um pacato fusca e parte mecânica, inclusive motor de 300Hp e câmbio de um GT 40. O nome da fera: The Newman "Indy VW".
Clique aqui pra ler um texto em inglês, muito divertido e fotos detalhadas do carro e sua estrutura.
Bom pra quem quer aprender como se faz uma restauração que beira a perfeição.

21.5.10

PINGOU NO E-MAIL ou DICA DE SITE


Na verdade é uma dica de site que pingou no e-mail.
Nosso amigo Pumeiro da NovaCap (essa é velha), Jovino,
manda avisar que o site do Puma Clube de Brasília já está no ar.
Projeto custoso, demorado, mas que resultou numa página gostosa de se ver e fácil de visitar.

Não tem o exagero pirotécnico que muitos webdesigners usam para dar "movimento" às páginas ditas modernas.
E nem precisa desses artifícios juvenís para ser interessante. O site é enxuto, direto.
A testeira é bonita (modéstia à parte) e didática, mostrando todos os modelos PUMA e fazendo uma homenagem ao Puma 4 Rodas, obra do genial Anísio Campos, e também ao mais novo cartão postal da capital federal, aquela ponte que corta o lago. Bem, me esqueci do nome da tal ponte e do tal lago, mas vocês entenderam e haverão de me perdoar.

O importante é que o Puma Clube de Brasília tem seu canal oficial de informação e novidades.
Clique aqui pra ir lá.

20.5.10

CONVITE - GABRIEL MARAZZI

Boas notícias no mercado editorial.
Está nascendo mais uma revista no universo dos carros.
Trata-se da MOTOR QUATRO, editada por Gabriel Marazzi e sua equipe.
Desejo sucesso na empreitada.

19.5.10

VAMOS VETORIZAR - CAMINHÃO VW FINAL

Atenção respeitável público, el Gran Circo de Vetores está pronto para partir...
Um dia comprarei um bicho desses, encherei o baú com meus trabalhos e sairei por esses encontros de carros antigos vendendo meus rabiscos, fazendo amigos e conhecendo esse mundão de meu Deus.
Junto com minha patroa, claro.
Ah, o job tá pronto.

VAMOS VETORIZAR - CAMINHÃO VW 3

Queria ter nascido polvo. Já pensou ter 8 braços, 8 mãos.
Poderia trabalhar em 3 computadores ao mesmo tempo.
Três? e porque não quatro, já que teria 8 mãos?
É que as outras duas eu iria usar para segurar a coca-cola e a rosquinha, ora bolas.
Acha que a vida é só trabalhar??

PINGOU NO E-MAIL


Boas coisas estão pigando no e-mail hoje.
O Ricardo Divila, projetista mor do Brasil mandou este raio-x do Schwimmwagen.
Carro anfíbio projetado por Porsche e usado pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

Porsche sabia das coisas. Da simples plataforma do fusquinha criou inúmeras variações para as mais diferentes aplicações: Carro anfíbio, Jipe para todo terreno, Furgão. Qualquer hora posto essas imagens aqui.
Por enquanto vamos viajar na genialidade e simplicidade desse projeto.

PINGOU NO E-MAIL

Dando continuidade a mais esta coluna, publico aqui um comunicado importantíssimo.
Só quem teve um automóvel furtado, como eu, sabe como esse post é importante.
Então anote aí.

VAMOS VETORIZAR - CAMINHÃO VW 2


Ok, as linhas estão prontas. Agora é jogar cor.

18.5.10

VAMOS VETORIZAR - CAMINHÃO VW


Esta semana o tempo está curtinho, curtinho.
Quase não sobra espaço na agenda pra postar aqui.
Mas vamos manter nosso compromisso, ok?
Estou fazendo uma vetorização que é novidade para mim. Trata-se de um caminhão VW baú.
Não posso dar mais detalhes do briefing, mas como o trabalho está ficando interessante resolvi compartilhar com os amigos do blog.
Acompanhem sem moderação.

17.5.10

CAPAS 4 - Ferrari-Corvette do Camilo



Para abrir a semana vamos com a coluna CAPAS, que me tem dado muito prazer, pois tenho recebido preciosidades interessantes. A de hoje veio por intermédio do Ricardo Cunha que mandou 3 capas que vou postar aos poucos. Fala Ricardo.

Mauricio:
Capa da Quatro Rodas nº 21, de Abril de 1962, com a Ferrari-Corvette de Camilo Christófaro.
Segue também a descrição da capa.
Um grande abraço.
Ricardo Cunha

14.5.10

PINGOU NO E-MAIL

Tem pingado muita coisa legal em minha caixa de e-mail. Por isso estou criando esta coluna que tentarei atualizar sempre que houver novidades curiosas como este texto acima.
Vamos treinar o INGRÊIS seus cabra!

13.5.10

Jô Soares entrevista Bird Clemente 12/05/2010 (Parte 1 de 4)

Não sabia que o grande Bird Clemente estaria no programa do Jô.
Mas uma boa alma colocou a entrevista no You tube e eu copiei pra quem quiser ver.
Vale a pena.

Jô Soares entrevista Bird Clemente 12/05/2010 (Parte 2 de 4)

Jô Soares entrevista Bird Clemente 12/05/2010 (Parte 3 de 4)

Jô Soares entrevista Bird Clemente 12/05/2010 (Parte 4 de 4)

CONVITE - TURISMO CLÁSSICO


Recebi este e-mail do Francis Henrique Trennepohl. Fala Francis.

Bom dia amigos!
Enfim chegou o tão esperado momento. Será neste final de semana a estréia da TURISMO CLÁSSICO nas pistas de terra de Santa Catarina.
Convido a todos que puderem ir que prestigiem a nova categoria. A etapa inaugural será no Autódromo Max Mohr, em Ascurra, a 33 km de Blumenau.
Meu Fusca não ficou pronto a tempo, a estréia dele será só na segunda etapa, mas irei correr nessa com um Voyage, levando no carro o nome de todos aqueles que me ajudaram (e estão ajudando) na realização do sonho do Fusca, e reforço aqui meu agradecimento aos amigos que colaboraram para este sonho se tornasse realidade.
Abaixo a programação da prova e em anexo o cartaz da etapa.
SABÁDO (15/05) TREINOS LIVRES/CRONOMETRADOS
10:50 ás 11:05 TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
13:50 às 14:05 TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
16:20 às 16:35 Treino Classificatório TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
DOMINGO (16/05)
09:40 às 09:50 Aquecimento TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
15:00 Largada 2ª.Bat. TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
No domigo será realizado nos boxes o sorteio dos brindes que prometi a quem comprasse cotas da campanha "AMIGOSTROCÍNIO", que continua e na inauguração do Fusca será realizado mais um sorteio de brindes.
Vale lembrar que cada espaço custa R$ 20,00 (vinte reais) e tem a medida de 8 (oito) por 10 (dez) centímetros. Cada lateral terá suas próprias cotas, não sendo repetido o mesmo adesivo nos dois lados, e se alguém quiser comprar vários espaços para fazer uma frase maior, divulgar seu negócio ou fazer uma média com a 'dona patroa', tá valendo. É só calcular quantos espaços vai querer X R$ 20,00.
Neste espaço o "patrocinador" pode colocar seu nome, uma foto sua, da família, da sogra, do cachorro, do papagaio, uma frase ou qualquer outra coisa, salientando que não aceitarei frases e/ou imagens de cunho político, racista, religioso, palavrões ou pornografia.
Estes adesivos com o nome/foto/frase de quem colaborou ficarão no carro por no mínimo 2 etapas (1ª e 2ª da TURISMO CLÁSSICO, que serão disputadas 15 e 16/05 e 21 e 22/08, respectivamente, em Ascurra), e só tirarei após essas 2 etapas se aparecer algum patrocinador para as laterais do Fusca a partir da terceira etapa), do contrário o adesivo vai ficando...
Outros espaços do carro estarão livres, se por acaso aparecer alguma alma bondosa que queira ajudar com um patrocínio propriamente dito.

Forte abraço e espero vê-los em Ascurra neste final de semana!
Francis Henrique Trennepohl
www.poeiranaveia.blogspot.com

12.5.10

CARLOS DE PAULA DE ENDEREÇO NOVO NA WEB

Pessoal o Carlos de Paula, meu irmão e amigo pede pra avisar que está mdando a seção de resultados do blog dele, anotem e atualizem seus links, pois ficar sem ler o que o Paulo escreve, fruto de suas pesquisas é um pecado pra quem se diz apaixonado por antigomobilismo. http://portuguesetranslations.com/blog/index.php?blog=3

11.5.10

CRIAÇÃO DE LOGO - SE7E PUBLICIDADE


Criação de identidade visual para uma agência de publicidade aqui da terrinha.
O briefing pedia uma marca leve para um nome curto: SETE.
Gosto de brincar a grafia. Letras e números são ótimas ferramentas para se exercitar a criatividade.
Solução limpa e eficaz.

CAPAS 4 - AYRTON SENNA

As capas estão chegando dos mais variados lugares. Elas já estã fazendo fila e quero publicar pelo menos uma por semana. A de hoje foi enviada pelo grande Sidney Cardoso. Fala Sidney.

Amigo Maurício
Devido alguns compromissos fiquei algum tempo fora da internet. Chegando hoje e visitando seu blog deparei-me com mais uma das suas criativas idéias de solicitar aos freqüentadores que te enviem capas de revistas sobre automobilismo.
Apreciei várias capas muito legais que você postou.
Lembrei-me que tinha uma muito bonita do Programa Oficial da Fórmula 1 em 86, produzida pela Rio Samba e Carnaval. Nela vem o inesquecível piloto Ayrton Senna com quem tive o prazer de conviver desde 1984 até seu falecimento. Conheci ele no Autódromo Internacional do Rio em 1984 quando ele começou na Toleman Hart. Tive a oportunidade de conhecê-lo porque trabalhei com a direção da prova de 1982 até a 1989 e em todos esses anos ele esteve lá conosco. Além do talento que todos conhecem era um gentleman em toda acepção da palavra.
Essa revista Rio Samba e Carnaval sempre primou por trazer um conteúdo riquíssimo em informação. Quando você ouve os apresentadores de TV descrevendo os enredos das escolas de samba com tanta propriedade como se fosse conhecimento deles, não se engane, eles estão lendo o conteúdo dessa revista que é distribuída no Sambódromo.
Bem, segue a capa da revista, caso queira publicar.

10.5.10

VAMOS VETORIZAR - PROTÓTIPO DIV 4


Mais um pôster está sendo preparado, então, convoco a petizada que frequenta este espaço bloguístico para tentar descobrir que carro saíra do forno. Façam suas apostas. Não tenham medo de errar, faz parte.

FUSCAS DIVISÃO 3, O RETORNO


Semana começando e nada melhor para iniciar o dia do que ver a foto da família reunida.
Como isso inspira o guerreiro para a batalha. Renova a fé e a esperança.
Torna um homem comun um general de brigada.
Por isso, coloquei esse instantâneo de alguns membros da família Divisão 3, para os íntimos Pinicos Atômicos.
Eles estão se movimentando para voltar ao lar, às pistas, claro.

E nós, simples mortais, ficamos torcendo para que todos se juntem novamente.
Vamos fazer caravanas, invadir autódromos e confederações,
iremos à Brasília falar com o presidente pedindo subsídios e etc.
Vamos repetir nosso grito de guerra: Fusqueiros unidos jamais serão vencidos!
Pegaremos em soldas e extintores de incêndio, vestiremos macacões e capacetes,
faremos o que for preciso para mobilizar a nação brasileira para este grande momento
que será a volta do Pinicos Atômicos!!!

7.5.10

CAPAS 3 - NO TEMPO DAS CARRETERAS



Ontem não tive tempo de postar a 2ª capa enviado pelo Rui. Mas hoje ela está aqui. Trata-se de mais uma 4 Rodas, edição especial comemorativa dos 25 anos de vida da revista. Um dos testes é justamente a carretera que pertenceu ao Rui e primeiro ao Expedito Marazzi. grande piloto, jornalista e guru de muita gente boa durante anos.
Sugiro que você leia o texto que o Rui escreveu em seu blog sobre a homenagem que o Expedito fez a ele na revista, clique aqui pra ir lá.
E já que você vai lá, leia o texto que o Marazzi escreveu. Dá pra entender porque esta revista é tão marcante para o Rui.

6.5.10

FUSCA #8, DIVISÃO 3 - RUI AMARAL JR.

Um dos Pinicos Atômicos mais bonitos do grid da Divisão 3.
Todo vermelho parecendo uma cereja assassina urrando pelo retão de Interlagos.
Imagino a cena.
Terminei agora de vetorizar essa jóia. Espero que curtam.

AVE DIV 4


Se sou apaixonado pela Divisão 3, devo dizer que pela Divisão 4 tenho verdadeira idolatria.
A Divisão 3 transformava carros comuns e pacatos como o Fusca em verdadeiros monstros comedores de asfalto.
Já a Divisão 4 estava num outro patamar. Ela estava no degrau da liberdade total da criação. Claro que existiam limites e parâmetros para tornar os sonhos realizáveis.
Mas o projetista partia do zero, especialmente na parte mais aparente: a carroceria.
As linhas fluiam ao sabor do vento, numa época em que só aviões eram testados em túneis de vento.
Então os projetistas pensavam e viajavam nas formas que intuíam menos resistentes ao... vento.

Ventania, vento, furacão, deveriam ser os nomes dos protótipos que correram a divisão 4.
Alguém pode retrucar e dizer que os carros que disputavam essa categoria eram quase todos impulsionados pela mecânica VW.
Sim, e daí? Isso não desmerece o trabalho de nossos projetistas que elaboravam formas cada vez mais belas e que faziam a alegria dos autódromos de uma país de terceiro mundo, oprimido por uma ditadura política e econômica.

Deveria existir um panteão, um Hall of Fame para nossos projetistas e construtores de protótipos, tão comuns nos países mais "adiantados".
Como esquecer de Anísio Campos, Antônio e Heitor Ferreira, Ricardo Achcar, Salvadore Amato, Chico Landi, Tony Bianco, Max Pedrazzi, Ricardo Divilla, Irmãos Fittipaldi, Antônio Carlos Avallone, Pedro Mufatto, Ênio Garcia, Alex Dias Ribeiro e o pessoal da CAMBER, Raymundo de Paula Soares, Ary Schneider, Márcio Leitão e Enzo Scarletti (Criadores do Manta). Será que me esqueci de alguém?

Se falei bobagem me perdoem, se troquei dados, não considerem, este é um simples texto de um cabra apaixonado e a paixão nos embriaga, nos faz sonhar, viajar ao sabor do vento.

5.5.10

CAPAS 2

Na capa da revista QUATRO RODAS minha irmã Cida AmaralDeixemos pois, o Rui explicar do que se trata. Fala Rui.

Oi Mauricio,
Duas capas, na 1ª a Quatro Rodas com o teste do Austin Healey de minha irmã, aliás a ruiva da capa é ela, matéria feita por meu amigo Expedito, tem o resto em meu blog. A outra...(Só amanhã)
Leia mais clicando aqui.

PORSCHE 935 E SUAS VARIAÇÕES

Porsche 935 Moby Dick

Jagermeister Porsche 935 K3

Porsche 935

Porsche 935

Porsche 911 RSR

Eis uma coleção de fotos que mostra o esforço de uma marca de carros para aprimorar um produto.
Do primeiro Porsche 911 RSR do início dos anos 70 até o imbatível Porsche 935 K3 dos anos 80.
Foram quase 10 anos de uma evolução vitoriosa que forçou a FIA a mudar as regras do jogo várias vezes para tentar quebrar a supremacia da marca nos campeonatos de GTs.
As fotos não estão em ordem cronológica, se alguém puder me ajudar a colocá-las na ordem correta eu agradeço.

4.5.10

CAPAS



Hoje começo uma nova coluna intitulada "CAPAS".
Tenho lembranças maravilhosas de, quando criança, passar pela banca de revistas do Pedro para ver as capas das revistas de carros...e outras que não vem ao caso comentar aqui e agora.
Um certo dia, indo para a aula de Karatê, em fevereiro de 1974, me deparei com a mais louca capa que já tinha visto até então.
Uma única foto, quase nada de texto. Só o logo em branco, contrastando com o fundo quase preto da foto.
Uma Mclarem pilotado pelo Hulme, acho que se fosse o Emerson eu teria um piripaque, parecendo que ia pular para fora da capa direto nos meus braços.
Eu precisava daquela revista.
Eu tinha 11 anos e ainda não tinha nenhuma revista que fosse só minha.
As veja eram de meu pai, as Capricho de minha mãe e as Placar do meu irmão mais velho. As Ele & Ela eram algo meio que secreto que ficavam no fundo das gavetas secretas.

Se você tem guardada em algum lugar uma revista de carros ou de corridas de automóveis, escaneie a capa e mande para mim que terei prazer em publicar aqui nesta nova coluna. Pode ser revista internacional também. Se trouxerem marcas do tempo como arranhões, líquidos derramados, etc, não tem problema, faz parte da história.
E se vier acompanhada de um bom causo fica melhor ainda.

3.5.10

DIVISÃO 3




Boa semana a todos. Comecei a minha muito feliz por ter encontrado no Facebook da Adriana Greco um álbum repleto de fotos da Equipe Greco. Pesquei algums que mostravam os carros que corriam na Divisão 3.
São fotos interessante que me parece foram enviadas à Adriana pelo Mário Buzian.
(Não sei mexer no Facebook, e ainda não entendo alguns caminhos desse programa...mas já estou gostando do que estou descobrindo.) Desde já agradeço à Adriana por compartilhar de suas memórias conosco, fãs do grande Trovão.
Alguns detalhes das fotos que gostaria de desvendar, se alguém puder me ajudar ficarei grato:
1º) Quem pilotava o Opalão anabolizado da equipe Rastro?
2º) Na foto 2 que carro é aquele que vai atrás do fusca 66?
3º) Ainda na foto 2, os dois fuscas estão parados ao lado da pista? Não vejo os pitlotos!

E na terceira foto só posso aplaudir a ousadia do diretor de arte que fez este layout magnífico.
Deve ser coisa da revista Grand Prix.
Estou pesquisando sobre a divisão 3 e vou postar mais coisas aqui nos próximos dias.Quem puder ou quiser enviar material sobre esse assunto será bem remunerado...com minha eterna gratidão.

ATUALIZANDO:
O blogueiro Luiz Fabiano Pereira Guimarães me enviou esta foto do Corcel que correia na Divisão 3.
O piloto era o
Décio Michel que corria pela equipe Mimi. Que raio de nome é esse?
Se fosse na Copa do Batom, onde corriam só Fiat 147 pilotados por mulheres tudo bem, mas na Divisão 3!?