30.10.08

PRESENTE DE NATAL, EU GOSTARIA ...

Sem tempo para postar novas ilustrações, coloco uma da qual gosto muito. Trata-se de um Porsche 911 GT1 de 1997. Protótipo que teve uma pequeníssima série preduzida e que arranca suspiros por onde passa. Nas pistas não teve tanto sucesso, mas foi o ponto de partida para o modelo vencedor de Le Mans em 1998. Daria um bom presente de natal.

29.10.08

DICA DE SITE


Você procura um blog inspirador, que aborda todo tipo de esporte motor? Que seja bonito de se ver? Seus problemas acabaram, he, he. o blog do patrício Ricardo Santos é tudo isso. Para mim que sou ilustrador e designer gráfico é sempre bom ver abordagens diferenciadas do nosso trabalho. Isso areja a cabeça e refina as idéias.
Clique aqui para ir lá no blog do Ricardo, vocês vão gostar!

23.10.08

OS M.S.M. CHEGARAM

Pois é pessoal, depois dos sem-terra, dos sem-teto e dos sem-vergonha, ficamos conhecendo os Sem-Motor, grupo de motoqueiros que não tem grana pra completar a chopper deles na Orange County Choppers, a famosa O.C.C.

Revoltados, eles estão seguindo em direção à Brasília. Segundo informações, eles vão tentar alguma ajuda do Governo Federal para completar suas bikes, alguma coisa tipo o cartão Bolsa Família. Será que conseguem? melhor falar com o Obama?
P.s.: Esta foto roubei do ótimo blog do Bellote.

Fiat 126 Flat Out

Vocês acham que é só carro de luxo que se presta a customizações? Ledo engano, o site Serious Wheels mostra que até um Fiat 126 pode ser rebaixado no tôco, he, he, he. Clique aqui para ir lá.
Segundo o site, este é considerado o carro mais rebaixado em todo mundo, não duvido!
Que pensam vocês. amigos blogueiros?

21.10.08

CARICA DO MEIANOV

Pois o camarada Gomov batizou seu Lada de Meianov. Tudo a ver.
Aí resolvi fazer uma cariv=ca do carro pra entrar na brincadeira. Longa vida ao Meianov.

18.10.08

OLD MACHINE

O blogueiro Marcelo Silva me mandou um bocado de fotos de antigos Formula 1.
Esta é a Tyrell Ford 004 1971 de Jackie Stewart. Belíssimo carro.

17.10.08

O QUE O NORDESTE TEM?!


Acabo de receber e-mail de Ana Helena Guerra Caldas, Diretora Social do CCA-PB e do Tércio Caldas Jr. 2º Tesoureiro do CCA-PB, convidando para o maior evento de carros antigos da região nordeste. Vamos colocar o gibão e rumar pra Pernambuco, vissi!?

TO BE OR NOT TO BE


Como podem os ingleses, sendo tão fleumáticos, criar carros arrojados e temperamentais? verdadeiras máquinas de prazer ao volante?

Penso que o automobilismo tem uma lógica própria, uma emoção particular, algo que rompe todos os paradigmas da psicologia tradicional.

Veja o caso dos alemães. Tidos como sizudos e pragmáticos, fazem carros apimentados e desejados como os Porsche e BMW.

Os italianos expressam toda latinidade em suas macchinas, nenhum espanto quanto a isso.

Os americanos também, refletem em suas banheiras ambulantes o gosto pelo exagero.

Quanto aos Japoneses e coreanos, seus carrinhos são pequeninos, miudinhos, discretos e bons de trabalho como eles próprios.

Falando nisso...e os carros brasileiros?

Carro brasileiro, legitimamente brasileiro, com sotaque de Brasil e não Brazil?

Será que existe ou existiu? O que pensa você meu querido leitor. Diga, abra seu coração.

(Em tempo, a ilustra acima é um pôster feito para um colecionador).

16.10.08

Blue Coud 2008 - Caxambu

Já está em todos os blogs, sites e mídias, acho que deu até no New York Times.
O Blue Cloud 2008 está chegando. E a irmandade está crescendo, irmãos e primos dos 4 argolas como Vw e Audi, sem contar os veneráveis Pumas estarão se reunindo este ano na paradisíaca Caxambu. Se puder vá e leve a patroa, as crianças, a sogra, o papagaio e o periquito.

Leia mais no convite enviado pelo Paulo Renato Arantes.
Ah, ia me esquecendo, a ilustra do cartaz é de minha lavra, feito com prazer.

BOICOTE JÁ

O Sydney Marcos Savi manda este comunicado urgente e pede a colaboração de todos:

Gente, vocês que já participaram do boicote da gasolina distribuida pela Petrobrás, tivemos amplo sucesso, a gasolina ficou com preços estabilizados, apesar das altas internacionais do petróleo. Agora temos que nos unir mais nesse.

Verifiquem os fatos: temos percebido que a Ferrari vem errando com os pilotos brasileiros da F1. Aconteceu muitas vezes com o Rubinho e agora com nosso melhor atual piloto, Felipe Massa. Temos que responder a isso com um grande boicote. Não comprem mais nenhuma Ferrari! Juntos, nós iremos dar o troco neles! Façam a sua parte, que eu já estou fazendo a minha!!!

TÔ VENDENDO TODAS AS MINHAS!!!!!!

8.10.08

RICARDO BIFULCO - O ARTISTA

Passeando pelo blog do Sanco e do Tohmé alguns dias atrás, me deparei com os trabalhos do Ricardo Bifulco. Fiquei impressionado com a qualidade do acabamento, os detalhes, as rodas, os decals, etc, et, etc.
Aí perguntei como é que ele faz pra conseguir tal resultado. E o cabra respondeu. Leiam e elogiem, please!

Sobre as carreteras, eu uso como base, kits estáticos da década de 60 da marca Pyro (Chevrolet 1937 coupe e Ford 1940 Coupe)na escala 1/32, sempre. É um parto achar estes kits, pois estão fora de linha há mais de 40 anos e quando aparecem no Ebay, tem muita gente disputando, o que inflaciona ainda mais o preço...
Para seguir o "espirito das carreteras", eu modifico a carroceria com placas de plástico estireno 1mm e vou cortando, emendando, etc, tal, qual como os construtores faziam na época com as chapas de metal nos carros verdadeiros.
Os chassis são construidos também por mim, utilizando varetas de eletrodo de solda de funileiro (um pouco mais duro que o latão e mais mole que o aço), e chapas de latão de 1mm.
Dentro do possível, eu procuro sempre utilizar um motor e transmissao da época, para manter a mecânica o mais original e histórica possível.
As rodas e eixos são normalmente da época, ou reproduções atuais que seguem os mesmos padrões, assim como os pneus.
A pintura, no caso das carreteras é na maioria das vezes em Duco, ouAcrilico automotivo. Já as decais, eu faço a arte no Corel e imprimo em papel decal, próprio para jato de tinta e invernizo antes de aplicar. (ahhh se eu tivesse uma Alps printer....)

Os demais detalhes são todos feitos a mão, de acordo com a necessidade e o projeto. Por exemplo, a carretera do Camillo, tem os escapamentos feitos em arame de latão, dobrados e soldados um a um em uma peça que vai presa ao chassis, depois, pintados com tinta "alclad", que simula qualquer tipo de metal.
Cada projeto, pode levar de 3 meses (se for demasiado simples), ou chegar há mais de 5 meses, como foi o caso da carretera do Camillo. Tudo depende da complexidade.

Como normalmente eu faço isto nos finais de semana ou tempo livre que aparece eventualmente, acaba demorando muito...
Atualmente estou com vários em andamento e se tudo de ceto, logo logo vou encher o saco de voces de novo com mais fotos :):)
Se vocês tiverem alguma dúvida, estou sempre por aqui, ok?
Vamos continuar nos falando!!!!!
Um abraço,
Ricardo Bifulco

6.10.08

QUE CARRO É ESSE III?


Agora quero ver os ban ban bans e sua sabedoria automobilística. Responda ou te devoro, diria alguém lá da Grécia...Quem, onde, quando. Fácil demais.

MATANDO A CHARADA! COMPLEMENTO DO POST.
Este carro pertence atualmente ao Paulo Lomba, que nos conta um pouco da história desta caranga envenenada, fala Paulo:

Principais competições:
Participou das mil milhas 1996 chegando em 3º no geral e 1º na categoria, pilotado por Andreas Matheis, Paulo Lomba e Alexandre Costa.
participou 3 vezes dos 500 kms do Rio de Janeiro, chegando em 1º na categoria em 2003, sendo vice-campeão brasileiro de endurance na categoria II com os pilotos Roberto Aranha e kid Aranha.
Em 2004 ficou em 3º lugar na categoria II com os pilotos Alexandre Costa e Rui Filho, e em 2005 ficou em 1º na categoria II com os pilotos Leonardo Rocha , Guilherme Rocha e Rui Filho.

Em 2007, foi 1º lugar na taça 3 horas da cidade do Rio de Janeiro com os pilotos Rui Filho e Anderson Valente.
Nas Mil Milhas 1996 o carro usou os cabeçotes Gurney Eagle com aproximadamente 500 hps.

Atualmente o carro está usandos cabeçotes de ferro trabalhados e a potência em torno de 420 hps, os freios são os mesmos da stock car com pinças wilwood de 6 pistões na frente e 4 na trazeira assim como as rodas Binno 18", cambio de 5 marchas clark da pick-up.
Paulo Lomba.

FELIPÃO EM NOVO ENDEREÇO


O homem mídia, Felipão, agora está em novo endereço eletrônico, é só clicar aqui pra ir lá.
Seu blog agora, em parceria com o Oliver e o Gabriel Medeiros está bem diversificado nos assuntos e bem profundo nas pesquisas sobre o universo dos carros e das corridas. Vai pros links.

3.10.08

QUE CARRO É ESSE?

Sei que é um Maverick,
Dicas: Correu as mil milhas com a cor amarela.
Seu piloto sempre pilotou Ford nesta corrida.
Mais um qüiz facílimo, mas vamos lá, eu sou bonzinho demais.