31.3.11

VIDA LONGA À DIVISÃO 3




Moçada feliz desse Brasiiilll varonillll.
Chegou a hora de deixar o discurso de lado e entrarmos de vez no retorno
da categoria mais amada que o Brasil já teve, a DIVISÃO 3 com seus pinicos atômicos
barulhentos, coloridos e velozes.

Precisamos restaurar o famoso Fusca de numeral 13, do Orlando Belmonte Jr.
O motor já está na oficina do Ferraz, outro grande nome da antiga categoria
e exímio preparador.
O #13 do Orlando precisa de reparos na lataria e outras coisas simples, pois o pincipal,
que é o carro e o motor ele já tem.
Para participar desse patrocínio visite o blog do Orlando e fale diretamente com ele:
http://orlandobelmontejr.blogspot.com/

Quem sabe rola um patrocínio no #13 quando ele for pra pista no ano que vem?!

30.3.11

AGUARDEM!

"Clássicos do AR e da TERRA" - "CHIQUE NO ÚRTIMO"



Ganhei um presente de amigo. O mais recente livro do Mestre Joca.
"Clássicos do AR e da TERRA".
São 27 aviões e 17 carros que marcaram época na história da aviação e do automobilismo. Edição de luxo, em capa dura e sobrecapa, tamanho 21 x 30.  Compre seu exemplar autografado pelo e-mail jolofi@gmail.com
O livro chegou ontem a tarde. Sem palavras para descrever a satisfação.
Já está na cabeceira da cama, e hoje começo a ler. Parabéns, Joca, "chique no úrtimo!"

ADEUS JOSÉ ALENCAR...

Você é a prova de que nem toda unanimidade é burra!

28.3.11

FUSCA #28 DIV 3 Cesar Fiamenghi

Resposta ao quizz, o Fusca é o numeral 28 que correu com esta configuração em 1974 e 1975.
O rodder Rodrigo  Fiamenghi encomendou este pôster para homenagear seu tio Cesar.
Logo mais vou postar as mudanças na carroceria deste carro que correu até os anos 80.


NOVO GRUPO NO FACEBOOK

Amigos, acabei de criar um grupo novo no FACEBOOK,  chamado Arte Automotiva, a proposta é ter um lugar onde designers, ilustradores, fotógrafos, profissionais ligados à criação de identidade visual para editoras, equipes de corridas e eventos, ou simplesmente apaixonados por arte que tem como tema carros e seus afins possam conversar, dialogar, discutir, ler, aprender, admirar, ou simplesmente jogar tempo fora passeando num grupo interessante. 


E, aos amigos blogueiros que ficam só por aqui no blog também estão convidados a participar desse grupo que é bem democrático.


Sejam todos bem vindos.
O link do grupo é esse: http://www.facebook.com/notes/mauricio-morais/novo-grupo-arte-automotiva/1473748023936

26.3.11

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ? ATUALIZANDO

Sabadão, o alicatões estão parecendo zumbis vagando pela casa em busca do sono perdido por causa dos treinos de classificação na F1 e aí nem lembram de ligar o PC. Resultado: Aquele mormaço na blogosfera!
Dá pra ouvir até o grilinhos cantando ao relento.
Taí uma atualização do quizz proposto abaixo. O Rui está sonolento e deu uma resposta evasiva, o Francis "parece que não sei". É a ressaca, eu entendo .

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ?

Todos podem ver que é um Fusca da Divisão 3, mas qual especificamente e em que época correu.
Será que os alicatões matam a charada, ou vão precisar de Memorex??

24.3.11

EXEMPLO DE CARTAZ INFORMATIVO E TAMBÉM ARTÍSTICO

Vejam que primor de arte feito para anunciar o evento ABC Expocar São Caetano do Sul 2011.
Quem me mandou fazer foi o pessoal da Street Customs Editora, que publica a excelente revista de Hots e Cutoms, Rod & Customs.
O autor do cartaz é o estúdio Cabeça Desenhos. Procurei o site deles mas não encontrei. (Entrem em contato)
A arte segue um belo padrão norte americano, muito usado para divulgação de todo tipo de evento automobilístico por lá. Show de bola.
Uma arte dessas pode se desdobrar em infinitos artigos que podem ser vendidos: Camiseta, pôster, adesivo, capa de caderno e agenda, banner, etc, etc.
Qual amante de carros e principalmente Camaro não gostaria de ter um pôster desses na parede?
Parabéns à Street Customs Editora pela iniciativa e à turma do Cabeça Desenhos, que tirou de letra, matou a pau, arrasou, humilhou!!!

QUEREMOS ARTE!





Vendo esse pôster da The Porsche Rennsport Reunion IV, me veio um questionamento à mente: Porque, no Brasil, não se usa arte para divulgar os eventos de carros antigos?
Raramente se vê um material bem acabado em termos de criação e design nos mailing list, flyers, folders, etc.


E já que copiamos tantos nomes ingleses para designar esses impressos de divulgação, porque também não copiamos deles, o gosto pela arte bem feita na hora de divulgar os eventos?

Clubes e colecionadores sérios geralmente tem um alto padrão de conhecimento e cultura geral.
Sabem com certeza do hábito estrangeiro de se usar arte nos impressos para agregar valor ao evento,
então porque não importam essa cultura? Porque submetem seus eventos à horríveis montagens fotográficas toscas que não tem nenhum valor artístico?

Valor é algo que devemos trazer aos eventos. Os antigos pôsteres da Porsche, por exemplo, que eram feitos para homenagear sua participação em corridas pelo mundo, são bem valorizados hoje em dia, são objetos cult.
Não basta ter um belo grupo de máquinas bem restauradas se o ambiente onde eles se encontram para desfilar sua beleza e história não tem nenhuma representatividade, nenhuma marca que identifique o que acontece ali, nenhuma lembrança dos momentos agradáveis e de aprendizado. 



O souvenir, a lembrança, o adesivo, a camiseta, o boné, enfim a memorabília automotiva tem que estar ali para fazer parte desse caldo cultural.


 Será que faltam artistas para criar essas artes?  Com certeza não. Posso citar de cabeça alguns     nomes importantíssimos no meio: Paulo Fiote, Nanci Marconi, Bruno Mantovani, Ararê Novaes, Dan Palatinik, Maurano, Paulo Soláriz, Dotta e muitos outros.

Todos com o faro de um bom Cheff , só esperando o convite para criar saborosas imagens.

22.3.11

CADASTRO DE SP2

Você que tem um SP2, por favor apresente-se à junta...
Brincadeira, é que estão cadastrando todos os proprietários de SP2/1 para se criar um cadastro que pretende facilitar a vida dos amantes deste nobre VW.
Leia o anúncio e faça a sua parte!

E PORQUE NÃO FAZEMOS ALGO ASSIM?



Podem falar o que quiserem dos gringos, que são caipiras, que Nascar não tem graça por ser corrida quase que exclusivamente em ovais, que os pilotos são braço duro, etc, etc, etc.
A discussão aqui não é sobre nada disso, e sim sobre a incrível capacidade que eles tem de fazer um espetáculo que reúne milhares de pessoas assistindo aos eventos, centenas de patrocinadores de peso, salários e prêmios condizentes com o tamanho do espetáculo, respeito à sua própria história e ídolos do passado e um clima de festa que contagia a todos, até mesmo os que não gostam tanto assim desse espetáculo.
A Nascar virou uma entidade nacional para os norte americanos, quase uma religião.
E olhando toda esta festa na casa do vizinho nos perguntamos: Porque não fazemos algo parecido?

21.3.11

O ASSUNTO AINDA É A SUPER VÊ

Alguém se lembrou do Kaimann Super Vê, outro carro que também fez muito sucesso nos anos 70.
O Kaimann era produzido sob licença no Brasil pelo piloto Max Pedrazzi e virou pôster faz alguns anos.

20.3.11

GONZO X PANOZ

Vendo a foto do novo Panoz Abruzzi, não pude deixar de notar a semelhança com um dos personagens do Muppet Show, o amável e desajeitado Gonzo . 

Agora falem a verdade, não é um cara do outro?

19.3.11

FORMULA VW 1600 - SUPER VÊ - POLAR





Toda essa euforia pelo surgimento da Formula Vee me fez lembrar de um pôster que fiz em 2008. Nele estavam retratados todos os carros campeões da Super Vê de 1974 até 1980.
Categoria bem disputada e com carros que ostentavam as mais belas pinturas que eu já ví até hoje.
Detalhe, todos carros foram construídos pelo competente Ricardo Achcar e sua POLAR.

15.3.11

MÍDIA IMPRESSA - REVISTA RACING

Gostaria de veicular minha participação na edição comemorativa de 15 anos da revista Racing,.
Fui gentilmente convidado a ilustrar a matéria onde Paulão Gomes lembra sua participação, junto
com Alfredo Guaraná e o Marinho Amaral, da prova francesa 24 Horas deLe mans em 1978.


Para mim foi uma honra participar desta edição, a de março, que está nas bancas.

14.3.11

FUSCA ESPECIAL DO PEDRO GARRAFA

Recebi hoje em meu e-mail algumas fotos do ex-piloto paranaense Pedro Garrafa.
É um Fusca inocente por fora, mas uma fera, conta aí Pedro.

Amigo Mauricio


Esse carro tem muitas historias para eu te contar, foi trabalho de alguns anos de experiência, aliados a vontade de ter um carro bastante tradicional, porem com uma esportividade que me desse quase o mesmo prazer, que eu tinha nos carros de pista.
Portanto queria um carro de corrida para andar na rua, totalmente legalizado.
E assim eu o fiz, foram alguns anos de trabalho, bastante dinheiro investido, mas também depois de pronto muita satisfação, mas teve tambem muitos aborrecimentos é claro, pois mão de obra especializada, já estava se tornando raríssima neste Pais, mas mesmo com tantas dificuldades jamais desanimei em momento algum.
Isso é um lema em minha vida, por isso, uso sempre o mesmo slogam: DESISTIR JAMAIS.
Bom, vamos ao carro:

Motor 1600 cc, preparado como motor de Speed, sistema de ventilação forçada ventoinha do Gol BX, escape dimensionado 4 em 1, para melhor rendimento, suspenção com catraca com amortecedores especiais, tambem de competição, rodas de liga leve aro 15 com pneus de perfil baixo, portas e vidros automáticos, sem maçanetas sobressalentes, 

interior tapeçaria e console personalizados, banco traseiro eliminado, e instalado caixas de som, painel com instrumentos auxiliares, contagiros e hallmeeter, volante importado com setas estlio 

borboletas, e cubo removível (volante saia igual aos de carro de corrida), chave geral tipo Hella (também usada nos carros de corrida) para ignição e segurança, bancos anatômicos (no começo eram conchas), cintos de competição 4 pontos, câmbio também modificado internamente e com engates rápidos (tipo de corrida) com alavanca com cabos para acionamento da ré, capo traseiro também modificado para melhorar refrigeração, lanternas traseiras embutidas, vidros rayban, faróis especiais, coluna de direção aumentada para melhor dirigibilidade, carburador especial de exportação, escondido atrás da ventoinha, e muito mais coisas que no momento não me lembro.

Tai o carro e as fotos, pode usar as fotos no seu blog se achar útil e interessante.

Quando precisar te mando mais coisas diferentes, que eu fiz e possuí.

Um grande abraço e obrigado pela atenção.

Pedro Garrafa.

E que agradeço grande Pedro, e sempre que quiser pode enviar coisas interessantes ara este blog. Forte abraço.

Detalhe da alavanca de acionamento da ré, e das borboletas que acionam as setas.

DICA DE BLOG - http://turmadaoficina-sp.blogspot.com/

Conheci hoje um cara muito legal, dono de um Fusca 72 irado, que também virou pôster.
Trata-se do Heuler, um dos gerentes do blog Turma da oficina. Clique aqui pra ir lá.
Quem curte Fuscas, Kombi e outras traquitanas movidas a ar vai curtir.

ALGUÉM CONHECE?

Continuando saga da Caravan. O piloto, comandante da barca, Dr. Luis.

11.3.11

DICA DE SITE - porsche911pic.com

Você é como eu que gosta muuiittoo de Porsche 911?
E de fotografias, também gosta?
Então você vai apreciar bastante este site que contém
milhares de fotos de Porsches em alta resolução, especialmente o 911.
Clique aqui pra ir lá.

PORSCHE 904

Eis o último Porsche de corridas autorizado a andar nas ruas. Depois do 904, os bólidos da Porsche
não receberam maisautorização dos deptºs. de trânsito não concederam mais a licença para tráfego urbano,os carros ficaram muito ferozes para as ruas e estradas.
Ainda bem!

10.3.11

COMO VENDER PEÇAS SEM MOSTRAR PEÇAS OU CARROS.

Genial esse anúncio da Volkswagem. É um tapa na falta de criatividade
de publicitários acostumados a apenas chupar idéias de anuários de propaganda.

É um pontapé na mesmice, no óbvio ululante.
Propaganda de alto nível para um público ídem.
Show de ilustração!

9.3.11

DICA DE SITE - SDUFOUR

Encontrei um artista tão doido por Porsches quanto eu.
Ele usa técnicas clássicas para desenhar e pintar, óleo sobre tela, madeira e cartão, pastel e lápis de cor e também é escultor, ele assina SDUFOUR e tem um site bem interessante que pode ser acessado clicando aqui!
A imagem que ilustra este post pincei ao acaso, vocês vão gostar da viagem.

5.3.11

CARICATURA DA CARAVAN DO DR. LUIS III

O carro está pronto, agora só faltam as personagens que são a razão principal deste trabalho.

CARICATURA DA CARAVAN DO DR. LUIS II

CARICATURA DA CARAVAN DO DR. LUIS

Enquanto a patuléia pula embriagada reverenciando Baco e a carnalidade, este
 pobre desenhador que vos escreve está colocando em ordem as ordens de serviço.
Adoro fazer caricaturas, é um desafio à criatividade e que diverte a todos.
Esta Caravan ainda vai levar meu amigo Dr. Luis Augusto Malta, do excelente blog http://antigomoveis.blogspot.com/, sua esposa, seus dois pimpolhos, alguns
cachorrinhos da família e não sei mais o que!
Acompanhem, vai ser divertido.

4.3.11

FUSCA VESTIDO PARA O VERÃO

Para dias escaldantes como esses que vivemos atualmente, nada como
um carro arejado e fresco para um rodar confortável  .

Disponível nas melhores casas do ramo.

3.3.11

SERÁ UM "PO"? PURO DE ORIGEM?

Eis o resultado do cruzamento entre Fusca com Variant. Eu gostei.

FÚRIA OU NÃO FÚRIA, EIS A QUESTÃO?

Achei esta foto navegando no Facebook.
Não havia nenhuma referência de que carro era.
Tem o perfil do Fúria sem capota mas traz um adesivo da HEVE, dos irmãos Ferreira.
E aí, alguém sabe que carro é este?

2.3.11

ARTES DO FIOTE


Acho que a melhor coisa desse blog é a possibilidade de conhecer

pessoas maravilhosas como o artista plástico e automodelistas
Paulo Henrique Fiote, de "Belzonte", para os não iniciados, Belo Horizonte, MG.

O Paulo me mandou uns presentim que me fizeram corar de felicidade.
São essas duas artes, sendo uma serigrafia e uma reprodução de uma aquarela que compartilho com os amigos do blog.
Fala aí meu amigo Fiote.


Olá Maurício,
fico satisfeito que tenha gostado dos trabalhos. A serigrafia foi baseada numa foto que tenho do Hawthorn em sua Dino de 1958. Pretendo fazer uma outra série em papel branco mas com as cores vermelho e preto para ficar mais próximo do real. Mas isso vai ser para o atelier na escola pois em casa é só pintura e aquarela.
A cópia da aquarela do Emerson na 72 D ficou um pouco saturada e já estou mudando esse processo de reproduções para o jato de tinta que fica mais próximo do original.
De toda forma estou enviando as imagens que já tenho dos dois trabalhos e você pode usá-las no blog.
Um grande abraço.
Paulo Fiote

nova testeira para o blog pasquineiras

Concluí ontem a testeira para o blog Pasquineiras de meu amigo mestre Joca.
Se você não conhece esse blog está perdendo um lugar onde o Joaquim desfila
sua cultura fina e visão de mundo sofisticada de uma forma tranquila, como se
estivesse escrevendo uma crônica. Clique aqui pra ir lá.

É muito fácil fazer arte para o mestre Joca. Tudo o que ele faz é tão permeado de
paixão que fica fácil interpretar os seus desejos.
Daí a concretizar a testeira para seu blog  foi um pulo.
Acordei com uma idéia na cabeça e o mais difícil foi encontrar as imagens para
compor a testeira. Finalmente todos os elementos se encontraram e está criada mais
uma identidade para um blog tão importante e interessante.

1.3.11

ANOMALIA

Acho que não conseguirei dormir esta noite.
Depois de ver essa foto fiquei um pouco transtornado.
Sempre achei que experiências genéticas tinham que ser proibidas,
vejam que coisa horrível.

VELHAS NOVIDADES

Mudei a testeira como faço toda virada de mês.
Meu critério, se é que existe um, para escolher as imagens que vão abrir o blog
é sempre tentar colocar algo que faz referência aoq ue está acontecendo na blogosfera
e nas mídias em geral. Então o que é que está rolando que tem a ver com Porsche?

Na verdade este Porsche foi uma das primeiras artes publicadas aqui no blog,
no ano de 2006, no mês de março. Sim este mês o blog faz aniversário.
Dia 03 de março de 2006 veio ao mundo este espaço que ainda vai cumprir seu ideal
em todo seu potencial.
O horizonte é amplo, as oportunidades são limitadas apenas pela minha capacidade
de enxergar e discernir o que vejo.

Esse bloguezinho tem me dado muitas alegrias e tem se tornado o pivõ de grandes
amizades e até parcerias. Mas sei que sou muito desleixado com ele, coitado.
Não tenho ânimo para pesquisar mais ferramentas para torná-lo mais "up to date",
Me falta competência para torná-lo mais visível nos motores de pesquisa do Google.

Enfim, eu e esse blog formamos um casal perfeito, cheio de falhas mas repleto de paixão
e amor que cobre uma multidão de defeitos.

E como me esquecer dos amigos que aqui batem o ponto quase todos os dias?
Tudo bem que não é aquela multidão enfurecida que lota estádios e ônibus urbanos
na hora de ir pra casa.
Mas nosso pessoal aqui é aquele grupo seleto que discretamente dá umas 400
olhadas no blog só pra ver se tem alguma novidade interessante, etc e tal.
E como são fiéis! Obrigado por essa fidelidade.
Então vamos tocando o barco, criando coisas novas, nos lembrando das coisas antigas,
alegrando o mundo e a nossa vida, que essa é a nossa missão aqui na terra.

Ah, e esse desenho que ilustra o post?
Bem, este desenho também foi publicado nos primórdios do bloguinho.

A CASA DO HERBIE

Se você pensa que o Herbie, o Fusca de numeral #53 dos filmes da Disney mora nos EUA, está enganado. Ele reside na cidade de Goiânia-Goiás, em pleno planalto central do Brasil.










Duvida? 
Veja as fotos que fiz do carrinho mais amado do cinema mundial.
Até a placa de identificação é norte americana...




















Tudo brincadeira, claro. Mas a paixão de Edson Pesconi, (o cara ao volante), pelo famoso carro, o fez criar uma réplica perfeita em todos os detalhes. 







Porém, esse VW Fusca dos anos 60 tem umas particularidades que o deixam mais charmoso. 
Dê uma olhada na foto do motor e confira o turbo que aumenta o fôlego do carrinho.













Outra coisa que chama a atenção é o esmero do interior.
Estofamento, painel, forro das portas, tudo tinindo de novo. Nada de tecidos mal acabados e encaixados de qualquer forma. Nota-se que o Edson ficou no pé de quem executou o serviço.
Parece acabamento de Rolls Royce.

Se por dentro é um primor, o acabamento externo não fica aquém.


Lataria lisinha, portas abrindo e fechando sem o menor esforço.
Os encaixes perfeitos, frisos laterais de aço inox importados, pneus banda branca e bem mais largos que o original., teto solar no padrão do Herbie original.

Que coisa linda esse carro. 









O legal é que o Edson criou um ambiente para abrigar seu Herbie. Uma sala/garagem que todos gostaríamos de ter em casa.


Vários pôsteres dos filmes estrelados pelo Fusquinha estão decorando as paredes, e em breve uma arte minha estará pendurada nessas paredes. Quanta honra para mim.










Para terminar, vejam o capricho do acabamento do porta-malas. Quem não conhece essa obra-prima precisa conhecê-lo.
Basta comparecer aos encontros do Clube do Veículo Antigo de Goiás, que se realiza em Goiânia, ou ligar para os números do Edson que estão no anúncio abaixo.








Aliás, o grande barato nessa história, é que o nobre carrinho está à disposição de quem quiser alugá-lo para eventos. Veja o banner criado para divulgar o Herbie.



Quero agradecer ao Edson por ter recebido a mim e a meu filho Vitor em sua casa.
Certamente voltaremos outras vezes.

Ah, mais tarde postarei o companheiro do Herbie, um Gol GT impecável e turbinado também.

Abraços, Maurício e Vítor.