30.8.07

BELA BRIGA (pra fechar o assunto, será?)

Digam os experts, quem está perseguindo o Kaimann do intrépido Eduardo Celidônio?
Sem dicas porque esta é muiiiiiiittttoooo fácil.
KAIMANN FRENTE LARGA

Reproduzo parte da reportagem da revista Grand Prix que apresentava o Kaimann versão tupiniquim. Dados técnicos e curiosidades podem ser lidas na foto ampliada. Cortesia de Sir Mario Chevrolet...ou melhor, Estivalet.

29.8.07

MAIS KAIMANN (Depois voltamos aos Kart Minis)


Nosso companheiro Mario Estivalet (não erro mais...) se deu ao trabalho de pesquisar e escanear tudo o que ele tinha sobre os Kaimann em suas antigas Revistas Grand Prix. (Aliás, porque eles pararam de publicar essa revista tão rica e profunda, que tinha uma diagramação que não deve nada a nenhuma publicação até nos dias de hoje? Esse assunto merece um post à parte).
É muito material e hoje estou sem tempo pra mostrar tudo, amanhã volto com mais Kaimann.
PS.: Desafio fácil:
Quem pilota a fera e onde?

27.8.07

Clássico das pistas (Copiei do blog do Bellote)

Em 1969, Sidney Cardoso trouxe para o Brasil um Ford GT 40. O carro teve um desempenho espetacular nas pistas. Depois ele foi vendido para Wilson Fittipaldi, que manteve a máquina mais alguns anos por aqui. Atualmente - nas mãos de outro colecionador - o bólido participa de eventos e exposições nos EUA. Confira as fotos do carro hoje. Isso é que é história.
MUDANDO DE ASSUNTO... (Depois volto aos karts Mini)

Estou pesquisando fotos do belo Super Vê Kaimann, que correu nos anos 70 e deu vitórias pra muita gente boa. E claro que enviei um s.o.s. para o seu criador, ninguém menos que o nonno Massimo Pedrazzi, que atualmente vive na Itália.
Primeiro nosso Max disse que só tem fotos aqui no Brasil e que quando viesse pra cá me repassaria, sem problemas. Aí abri meus e-mails hoje e me deparei com esta mensagem do nonno:
"Oi Mauricio, achei estas fotos dos Kaimann. Estes são de uma corrida européia e o interessante é que os dois da frente são com o "bico" estreito, que usamos mais comumente no Brasil, mas tinhamos também o "bico" largo como o da foto que todo mundo gostava mas nao funcionava muito bem pois na Europa corriam com o motor "tipo 4" e nós com o Tipo 1 naturalmente era menos potente e não tinha "cavalaria" para empurrar um bico deste tamanho. Se achar mais alguma foto enviarei. abraço e novamente obrigado. Massimo"
Taí, achei legal colocar para os matuzas. Eu não conhecia essa configuração do Kaimann, cheia de aerofólios e scoop acima da cabeça do piloto. A imagem que tenho na memória é do Kaimann usado pelo Alfredo Guaraná, todo prateado e com patrocínio da MF.
Se alguém quiser enriquecer o post pode fazê-lo.

21.8.07

KART MINI EM AÇÃO

Alguém sabe onde, quando e quem pilotava a bagacinha?
Notem a diferença de postura na condução dos três karts.
MAIS VOLANTES "FORMULA 1"
A foto colorida foi enviada pelo Mestre Joaquim, se trata do interior do Puma DKW que já saía de fábrica com o volante marca Formula 1, dos Fittipaldi.
Já o anúncio em P&B é cortesia do grande Mario Estivalet (acertei a grafia?).
Nele aparece a linha 1972 dos volantes da marca.
Mandaram bem demais.
MESTRE É MESTRE POR ISSO...

Mestre Joaquim, frequentador do Blog e profundo conhecedor das coisas do nosso esporte automobilístico, lembrou que, na gênesis dos Fittipaldi havia um capítulo que não estava representado na ilustração que fiz. Era o Mini-Kart, criação de Wilson Fittipaldi Jr. e Maneco Cambucau (escrevi certo?).

Pois ontem mesmo peguei minhas velhas 4-Rodas e passei a pesquisar imagens da maquininha.

Achei essa pérola da publicidade da época (1967). Mas o projeto do carrinho é de 1965.
Valeu mestre Joa pela dica. Agora é "ir pra prancheta e começar a rabiscar".
Quem souber um pouco da história da Equipe Mini pode ocupar a tribuna de descer o verbo.

20.8.07

VOLANTE FITTIPALDI?

O grande blogueiro Adalberto Althoff Jr. me envia esta foto e pergunta se seria esse o primeiro volante criado pelos audazes Fittipaldi. Quem souber decifrar o enígma responda por favor, por que eu não sei.

14.8.07

O jornalista L.A. Pandini (www.pandinigp.blogspot.com) fez um simpático comentário sobre a trajetória dos Fittipaldi, que reproduzo integralmente. Deixo aqui meus agradecimentos ao Pandini e ao grande Sidney Cardoso que tem enriquecido e dado um sabor todo especial ao nosso trabalho.

"O artista Maurício Morais apresenta sua mais nova obra: "Fitti-creations", uma coletânea dos carros criados pelos irmãos Fittipaldi .Vai do Fitti-Vê, de 1967, até o Copersucar-Fittipaldi FD 01, de 1974, passando pelo Fitti-Volks (1968), pelo Fitti-Porsche (um protótipo muito rápido, mas que infelizmente não venceu nenhuma corrida, também de 1968) e pelo Fitti-Fusca com dois motores (1969).
Nessa época, Wilsinho e Emerson eram donos da "Fórmula 1", uma pequena fábrica de acessórios esportivos para automóveis. A "Fórmula 1" logo tornou-se grife entre a rapaziada que gostava de, como se dizia na época, "incrementar" seus carros. Tudo isso, é bom lembrar, muito antes de os dois irmãos irem correr na Europa e o sobrenome Fittipaldi tornar-se sinônimo de velocidade aqui no Brasil.
São carros que não fariam feio em nenhum país de primeiro mundo. Mostram que os irmãos Fittipaldi não estavam brincando quando decidiram construir seu próprio Fórmula 1. Belo tributo, sem dúvida."

9.8.07

FITTI-CREATIONS
Era isso que eu queria, reunir numa só ilustração as mais representativas criações dos Fittipaldi.
Alguém pode falar que estão faltando carros que fizeram parte do Team Fittipaldi. Claro, não está aqui, por exemplo, o Karman-Ghia Porsche laranja
Penso que esses carros foram as coisas mais marcantes criadas por eles.
Mas está aí um assunto bom pra se debater. Tá faltando alguma criação nesta ilustração? Digam vocês.
Ah, você pode adquirir esta imagem, é só pedir pelo e-mail: mau917@gmail.com.

8.8.07

AGORA SIM! Gosto de ver um trabalho terminado.
Na ficha técnica ao lado estão caracterpisticas mecânicas e os feras que fizeram a bagaça.
Dados tirados do excelente site www.obvio.ind.br. Já está pronto mais um pôster. Peça o seu.