30.3.07

O BICHO DE FRENTE E DE COSTAS Olha que pinta de puro sangue Italiano.
EXEMPLO DE COMO MELHORAR O QUE JÁ É BOM. (Vai fabricar em série?)
Usando como base um Bianco, o blogueiro E. J. Garcez criou o Lorraine. O carrinho tem até site, www.lorrainesportscar.com.br/. Lá se encontram fotos, informações técnicas e a história da bagaça que ficou linda, um autêntico caro esporte dos anos 60/70.
UM POUQUINHO DE HISTÓRIA

Eis que nosso enviado da Itália, Massimo Pedrazzi, nos envia mais informações sobre o belo Protótipo Sabre VW.
Com a palavra il Signore Pedrazzi.

DIVISÃO 4 CONSTRUÍDO POR MIM E O ALEXANDRE GUIMARÃES.
ÚNICO PROTÓTIPO NACIONAL A VENCER A CORRIDA DE ESTRÉIA.


"3 Horas de Interlagos" (1973)

Alexandre Guimarães, que certamente caiu no esquecimento, foi quem construiu o 1° Formula V e que venceu os 500 km de Interlagos com o piloto José Carlos Pace (Moco). Foi também (junto comigo) que construiu o primeiro Avallone Chrysler. Foi baseado no formula 5000 com que o Avallone correu na Inglaterra (Lola). Foi com a colaboração dele que construímos os Fórmula Brasil e em seguida a Kaimann e outras aventuras mais. Mas como você bem sabe a memória brasileira é muito curta e não gostaria de ser mal interpretado portanto deixo a seu critério a narração destas modestas memórias.

PROTÓTIPO SABRE:
Motor VW 2000- Carburadores WEBER 48 IDA
Preparação Gilberto Guimarães- GIBA

Rodas 6 pol. na frente e 8 pol. na traseira. Na época eram as mesmas dos F 2.

CURIOSIDADE: Foi o primeiro carro de corridas pintado pela Pintal Car de um "tal" Sid Mosca.

27.3.07

ESSE CARRO EU NÃO CONHECIA












Eis que me chegam via e-mail essas fotos maravilhosas de um protótipo que corria na Divisão 4.
Sobre elas diz o piloto da bagaça: As fotos que te mandei são do meu divisão 4, o “Sabre” que corri nos anos ’70 (que saudades).
Se você não reconheceu a voz...tudo bem é o Massimo Pedrazzi, antigo piloto e construtor do mais belo monoposto de todos os tempos, (em minha modesta opinião), o Super Vê Kaimann, que fez história na mão de gente da estirpe de Ingo Hoffmann, Alfredo Guaraná, Zé Pedro Chateaubriand, Di Loreto, Eduardo Celidoneo e outros.
Massimo vive a algum tempo na terra da bota e do espaguete, onde representa a Chamonix, veja seu site. www.mythosmotorclassic.it. E dá trabalho nas pistas para os gringos no Campeonato Europeu de Clássicos , onde pilota um belo Porsche 911 ST.
Alguém tem alguma informação sobre o Sabre? Se tiver, pode falar.
HORA DE PLANEJAR A VIAGEM PARA O V BLUE CLOUD
O amigo Paulo Renato do site www.bluecloud.com e www.dkw.com.br manda um e-mail com os seguintes dizeres:

Foi dada a Largada para o V BLUE CLOUD, que acontecerá no Hotel Serraverde em Pouso Alto - MG nos dias 20, 21, 22 e 23 de Setembro de 2007. O evento contará com uma programação cultural e social.
Entrem no site e vejam a riqueza de conteúdo das palestras.
Ah, a ilustração do cartaz do evento é obra desse que vos fala (fala?)

POR ONDE ANDA A CRIATIVIDADE? JOGO DOS 7 ERROSNão tem nem graça procurar os tais 7 erros. Tirando alguns detalhes bem pequenininhos, como os faróis, o resto é tudo igual.
Quer saber o nomes das bagaças? Lá vai: o amarelão é o Porsche RS Spyder, o amarelinho
atende pelo singelo nome de LOLA AER (Alguém sabe se é o mesmo pessoal que fez as memoráveis lolas do fim dos anos 60?) e finalmente o azulão Rollcentre Racing Pescarolo Judd. Pelo menos nos nomes a criatividade rola solta.
POR ONDE ANDA A CRIATIVIDADE IICompare a frente do Toyota GT One com a foto
do Peugeot...
POR ONDE ANDA A CRIATIVIDADE?
Não gosto de ser gratuitamente nostálgico, mas olhando estes protótipos que disputam a ALMS e similares, me dá uma saudade da época em que os engenheiros não tinham medo de ousar e transpor para a forma do carro a personalidade da marca.
Nos anos 60 e 70 sabíamos quem eram os Porsches, as Ferraris, as Matras, os March as Alfa e por aí vai.Quando vi a foto do protótipo Peugeot me lembrei daquela Toyota vermelha com detalhes brancos que ganhava tudo nos anos 90, esqueci o nome do modelo, e que era uma delícia "pilotar" no game GT3, lá de casa. Simplesmente não tem cara de Peugeot, seja ela qual for.
E aqueles protótipos com nomes impronunciáveis? É tudo igual, as mesmas soluções aerodinâmicas, os mesmos detalhes como entradas de ar, calombos de suspensão, etc.
Desculpem o desabafo. Aliás, esse estado de coisas só me dá mais gás pra ilustrar os ícones de outrora. Sem nostalgia barata.
PS.: Como muitos dos que frequentam este blog, curto mais protótipos e Gts, do que fórmulas.
São motivos puramente subjetivos e de estética.

23.3.07

HOJE É DIA DE FESTA...1 ano...que passou muito rápido e intensamente. Aprendi muito, e essa sempre foi minha proposta, assumidamente egoísta. Aprender tudo o que pudesse sobre esse mundo chamado automobilismo. E que professores tenho encontrado nessa auto escola da vida. Não vou citar nomes para não cair na falha de me esquecer de alguém e ser indelicado.
Obrigado a todos pelas dicas, impressões e comentários. Aliás, comentário é uma coisa que se ouve pouco por aqui. Os frequentadores deste blog, penso eu, são como visitantes de uma galeria de arte ou museu, que conservam um silêncio respeitoso diante do que vê. Será?
Pois fiquem todos à vontade quando entrarem aqui. Este blog é do povo como o céu é do avião,
ou as pistas dos carros de corridas, vocês escolhem.
Sei que muita coisa boa ainda virá, muitas amizades, alianças, histórias e causos interessantes.
Um forte abraço a todos.
ARTE DO ADESIVO PRONTO PARA IMPRIMIR Ontem o matuza mor, Flávio Gomes estampou este adesivo em seu blog.
Não resisti e vetorizei o bicho. Resultado, ele está disponível para ser impresso em
serigrafia, gráfica ou o que quiserem.
O arquivo está em corel draw e quem desejar é só pedir pelo meu e-mail. mau917@gmail.com.
É "digrátis", não vou cobrar nada. É pelo amor ao ideal mesmo.

20.3.07

GAIOLA INVOCADAEsta gaiola pertence à equipe de arrancadas da Giovanni Performance.
www.giovanniperformance.com.br
Motor AP devidamente turbinado e acabamento impecável.
Só faltava o mascote, agora não falta mais.

16.3.07


ARTE AUTOMOTIVA
A partir deste post vou colocar aqui alguns malucos por carro e velocidade que transportam sua paixão para telas de pintura, fotografia, desenho, escultura e o que mais existir que possa ser considerado expressão artística.

Arte automotiva é muito conhecida e valorizada pelo mundo afora. Em nosso país não existe muito espaço para esse tipo de manifestação artística. Aliás, tradicionalmente arte é um assunto que não faz parte da agenda de muita gente que poderia incentivar e alavancar esse negócio.

Negócio sim, pois arte automotiva gera renda para muita gente no exterior.

Casa de leilões, galerias de arte, editoras especializadas em publicar material automobilístico na forma de pôsters e livros, os próprios artistas que podem se sustentar fazendo o que amam, etc.


E o melhor de tudo é que esses artistas maravilhosos conseguem captar a emoção provocada pela magia do esporte automobilístico. Uma pincelada borrada, um traço que se perde no horizonte imaginado, um brilho destacado pela lente curiosa do fotógrafo e por aí vai.


E um pouco de cultura não faz mal a ninguém. Se algum artista automotivo brasileiro passeia por este bloguezinho entre em contato comigo para eu poder divulgar seu trabalho. Não importa a técnica nem o meio pelo qual se expresse, se o assunto é velocidade é com a gente mesmo.


Bem mas minha dica pra começar está neste link www.johnketchell.com/.

Faz 40 anos que esse camarada pinta coisas maravilhosas. O site dele é em inglês, mas as imagens encontradas falam uma linguagem universal.

15.3.07

TOPO GIGIO DE FRENTE. (Tem algum restaurado?)( O fusca da frente é "normal" o de trás é um legítimo "Topo Gigio".
Notem o formato do para-brisa e as grandes tomadas de ar.
SAI DA FRENTE CABRA. (Será que capotou?) Nordestino é cabra arretado, olha o cheiro no cangote que o Fucão tá dando no Lorena?
E reparem no tamanho da borracharia traseira do Lorena!!!
Foto maravilhosa enviada pelo Elias de Recife, lá dos anos 60.
FUSCAS MARAVILHOSOS Dentro da série dos Fuscas Maravilhosos apresento um modelo que confesso não conhecia.
É o Topo Gigio, (Pra quem não está na faixa dos 40, Topo Gigio era um ratinho italiano, personagem de TV que apresentava um programa junto com Agildo Ribeiro. Guardando as devidas proporções, seria como o Louro José e a Ana Maria Braga nos dias de hoje.)
Não se trata de um Herbmüller (acho que se escreve assim) com capota, e sim um fusca com capota de Karman-Ghia, quanta criatividade.
Mas vou repassar a vocês o conteúdo do e-mail que explica um pouco a foto.

Prezado Maurício sou de Recife e fui piloto de 1979 a 1985, e vejo diariamente o seu blog , foi quando me deu vontade de mandar esta foto do fusca da Sael, pilotado por Ramon Cortizo aqui em Recife.

Espero que você possa fazer um desenho deste bólido apelidado de Topo Gigio (nome dado pelas entradas de ar laterais tipo orelhão)...


...o capô dianteiro tinha um rebaixamento chegando ao radiador de óleo, o motor era 1800cc, para a época um absurdo e a capota foi de um karman-Ghia , se você notar o desenho lateral caia feito uma Porsche 911.

Elias Alexandre de Moura.

O Elias mandou outras fotos que vou publicar mais tarde.

Como sou de Goiás e faz pouco tempo que moro no nordeste, não conheço nada da história automobilística da região. Por isso, a partir de agora estou abrindo este espaço para divulgar fotos e causos das pistas nordestinas, que já foi muito rico e criativo, oxente.

14.3.07

EQUIPE BINO Esses carros fizeram história e hoje estão sendo restaurados por todo o país, fazendo nossa alegria. Você pode adquirir esta arte em tamanho A3 - 29,7 cm x 42,0 cm. Faça o pedido pelo e-mail mau917@gmail.com.

9.3.07

ISSO É QUE É FOGUETE Recebi essas fotos do Sidney Cardoso. São da época em que ele pilotava foguetes.


Malzoni e a Pedra da Gávea (a pedidos) Se lembram de minha equipe de criação. Eles são realmente brilhantes. Nosso homem das idéias, sugeriu que o Malzoni ficaria bem com a Pedra da Gávea ao fundo, com o sol atrás. E não é que ficou muito bom. Saiu a chuva entrou o sol...Um cenário bem mais carioca com certeza.


7.3.07

(mais uma semana sem internet. Onde isso vai parar?)Eis que depois de alguns dias sem conexão volto a abrir minha caixa de e-mails e o que encontro?!
esta jóia feita pelo grande Ararê em homenagem ao não menos grandioso Sidney Cardoso e seu Ford GT-40. Lindo demais.

1.3.07

FILHOS DO GRANDE GANDINI. QUEM? Vasculhando um HD que eu achava estar queimado me deparei com dois belos exemplares de Lamborghinis, fruto de Bertone, frutos de um tal de Gandini, Marcelo Gandini, o gênio por trás das criações do estúdio de Nuccio Bertone, especialmente nos anos 60 e 70.
Fico me perguntando porque o Marcelo não criou sua própria casa estilística.
Porque não seguiu os passos de outro grande designer, Giorgietto Giuggiaro que criou
a Italdesign? Ele também foi forjado por Bertone.
Por que Gandini resolveu ficar atrás das pranchetas?
Ainda vou fazer um post com todas as criações deste gênio. Quem quiser colaborar enviando dados e fotos das criações do rapaz é só passar para o meu e-mail. mau917@gmail.com.
Esta arte você encontra como pôster.


Bem, estamos de volta finalmente. Nada de Lans ou afins.
Estou com o escritório cheio de marceneiros. Enquanto digito
eles martelam, furam e discutem. Nunca vi nada igual, o paraibano quando
está nervoso fala um idioma intraduzível. Eles estão discutindo por nada
e eu entendendo menos ainda, mas parece que são amigos. É o jeito deles.


Voltando ao que interessa, o nosso querido colaborador e amigo Sidney Cardoso
me enviou umas fotos do Wilson Ferreira e suas máquinas maravilhosas.

Primeiro vetorizei o Malzoni, que vai ser modificado após longas reuniões de meu staff de criação. Já se sabe que sairá a chuva e entrará um sol bem carioca fazendo par com a Pedra da Gávea. Parece que vai ficar bonito de se ver.

Enquanto isto vou postando a Alfa Zagato com a qual Wilson barbarizava nos circuitos de outrora.