30.9.11

PRAIA DO JACARÉ, CABEDELO-PB (Teste)

Nada como um pôs-do-sol acompanhado da pessoa amada (Ui!!)para repor as energias
de um dia de stress vivido aqui na blogosfera.
Quem não conhece as belezas naturais da Paraíba está perdendo.
Fica minha dica para as próximas férias.

Olha minha cara de stress, depois melhorou!

Um cenário pra Paul Gaugin nenhum botar defeito.
.

29.9.11

Comercial Pirelli Piquet e Moreno



Achei essa propaganda fuçando no Utube. Me lembro direitinho de minha reação
ao ver esse anúncio na tv pela primeira vez em 1991, foi de orgulho mesmo, já que
curtia as vitórias e o jeitão do Nelson e torcia para que o Moreno se desse bem.
Curtam também.

MALZONI GT 1978

Taí um carro que tinha tudo para ser o sucessor do Puma,
mas que a história conspirou para que isso não se tornasse realidade.
Não que seu criador , o Kiko Malzoni, filho do lendário Rino, tivesse essa
intenção quando o criou, não era o caso, mas se analisarmos o DNA da fera,
acharemos o sobrenome Malzoni, e isso é algo muito interessante.

Foram feitos mais de 30 desses carros, e segundo os entendidos e revistas da época,
o carro tinha potencial e detalhes para serem desenvolvidos e amadurecidos.

O design do Malzoni GT seguia a tendência estilística da época e era muito equilibrado visualmente.
O carro é lindo ainda hoje. Se olharmos as janelas laterais traseiras veremos que há um que das novas
Ferraris, uma linha que flui da coluna A e termina com uma curva ascendente na coluna C,
criando um perfil fluído.
A frente em cunha com os faróis de milha e piscas colocados em seus devidos lugares e o
charme dos faróis retráteis são perfeitos, credenciando esse desenho como um sucessor
natural dos carros Puma.
Uma pena ter tido vida tão curta.

28.9.11







Terminei esta arte com os carros criados pelos Malzoni, Quase todos levam a assinatura
do designer Anísio Campos. Essa dupla escreveu, ou melhor, desenhou
um capítulo até agora insuperável na história do automobilismo brasileiro

CARCARÁ PEGA, MATA, E COME...

Para comemorar os 45 anos do recorde do Carcará (que é comemorado em Junho,vejam meu atraso),
fiz este pôster. É algo do qual devemos nos orgulhar.

27.9.11

RESPOSTA AO QUIZZ: CARCARÁ

Parabéns ao Paulo Sípoli que marou  charada de primeira.
Trata-se do Carcará obra do Rino Malzoni e design maravilhoso do Anísio Campos.
Logo mias postarei ele em cores.

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ?

Vamos descobrir que carro é esse ?

QUE CARRO É ?

Motor transversal em monoposto só me lembro do Honda F1 RA272 de 1965.
Mas esse monoposto da foto não me parece ser o tal Honda.
E aí, alguém mata a charada?

24.9.11

PINGOU NO E-MAIL - PORSCHE 956 NEW MAN NA FEI

Acabei de receber essas fotos do Porsche 956 da equipe New Man,
o detalhe é que este carro estave na FEI -Faculdade de Engenharia Industrial.
Quem mandou as fotos e conta a história é o nosso amigo Carlos Scheidecker,
ou o cara dos Corvettes, he, he. Fala Carlão:



Maurício, as fotos eram do começo da década de 90. Foram para a FEI pois diz a lenda,
o sujeito comprou o carro desmontado sem motor e a FEI colocou o carro de volta para ele. 
Não sei onde o carro se encontra.  Estudei na FEI de 1991 a 1994 quando voltei ao 
Brasil e sai logo em seguida de volta ao USA onde continuei estudando.



23.9.11

RON PETRO - THE GUY!

O cartaz que ilustra o post anterior é de um artista que mora em Los Angeles chamado Ron Petro.
Especialista em Arte Automotiva, tem dedicado os últimos anos a ilustrar VWs para revistas,
livros e eventos nos EUA e Europa. Mas ele também pinta outras marcas e ainda faz esculturas e muito mais.
Confiram o site do cara, é demais. Muito inspirador.
Clique aqui pra ir lá.

MODELO DE CARTAZ



Vejam que maravilha de pôster criado para uma empresa que trabalha com VWs a ar.
É o tipo de trabalho que todo cliente gostaria de levar pra casa.
Nossas oficinas, empresas de restauração e venda de antigos precisam olhar esses
exemplos e entender que esses pôsteres agregam muito valor à imagem institucional de suas marcas.

22.9.11

BIC CROQUI - ABARTH LH COUPE 1964

Tenho uma grande simpatia pela Abarth e seus "carrinhos" de corrida.
Este coupezinho é do mesmo ano que o Porsche 904 e carrega consigo
a mesma filosifia de carro GT  leve, fechado e bom de briga.
Mereceu uns rabiscos.

Quero lançar um livro com vários croquis de GTs e protótipos dos anos 50 a 70,
se alguém quiser financiar esse projeto é só falar.

AH ESSES VIZINHOS...























Esse post é dedicado ao Joel Cesetti, que adora esse carro e tem como sonho colocá-lo em sua garagem.

21.9.11

E SE EXISTISSE EXAME ANTI-DOPING PARA CARROS?

Anabolizante??Não, eu só tomei um aditivozinho comum...
Porque? Dá pra notar????

PIQUETSÃO SOLTANDO O ROJÃO!

Esta foto é linda, de um tempo em que os F1 batiam a traseira nas ondulações das pistas.
Porque isso ocorria mesmo?
Nelson Piquet no GP canadense, em 1991.

20.9.11

QUE M@#$%DA É ESSA???

Vou te contar, é cada uma que inventam que tem hora dá vontade de gritar
 para o maquinista: Pára esse negócio que eu quero descer!
Rodas de aro 30...Ah, junto com as rodas vem também uma melancia fluorescente
para o cidadão pendurar no pescoço!
Costumo ser bem democrático quando o assunto é carro e modismos,
mas isso aí ultrapassa o bom senso.

ARQUIVOS "D" DE DIVILA - Ou O JASON PASSOU POR AQUI...

Sim, esse carro(?) parece ter pertencido ao Jason, o defunto lunático que gostava de usar sua moto-serra.
Piadas pra lá, esse é o famoso(?) Neander Renn de 1937. Um veículo tão feio que merecia sim ser serrado ao meio pelo Jason ou pelo maníaco da moto-serra!



 Vocês observaram que o design da baratinha até que é atual com esses vincos saindo de não sei onde para qualquer lugar? Os desenhistas dos grandes fabricantes devem ter se inspirado neste veículo(?) para desenhar(?) os carros que estão nas ruas hoje em dia.

18.9.11

PORSCHE 550 SPYDER

Outro dia postei uma Alfa GTA toda torta e recebi gratuitamente uma aula sobre a torção de chassis, comportamento de suspensões, etc, etc.
Agora chego com uma outra questão que me atiçou a curiosidade ao ver essa foto
da montagem de um 550 Spyder.
A questão é: Como uma estrutura aparentemente tão frágil pode ser tão resistente?
Notem a espessura dos canos que sustentam o trem de força do carro .

PARA O CESAR "BERLINETA" COSTA.

.

15.9.11

ARQUIVOS "D" DE DIVILA

Sim, nem só de raios-x e imagens "explodidas" vive esta coluna. Algumas fotos inebriantes estão esperando a hora de aparecerem por aqui, como essa Alfinha entortando toda. Porque isso acontece? Chassi mole? Potência exagerada?

14.9.11

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ?

Um quizz diferente: Esta maquete em tamanho reduzido seria o embrião
para um protótipo que virou mito. Qual carro era e quem o fabricou?
Fácil não?!

ADESIVOS TRUCK RACING

O amigo Pedro Garrafa me enviou vários adesivos de sua antiga equipe de corridas.
Meu filho mais novo já confiscou alguns para decorar o skate dele, não deu nem pra falar nada,
quando percebi já estavam no shape!!
Os outros eu escondi pra não dar briga...entre eu e os outros filhos, he, he, he.
Pedrão, muito obrigado.

CLOSE & SHINE


Encontrei esta foto navegando pela internet. Não havia nenhum crédito ou referência.
Me lembrei logo do estilo do Paulo Keller fotografar e também dos enquadramentos
do Paulo Fiote, que gosta de closes e texturas metálicas brilhantes.
So, enjoy.

13.9.11

DICA DE LIVRO: Interlagos: um Sonho de Velocidade - Moraes Eggers


Ontem fui assistir o novo filme do Tom Hanks, muito bom por sinal, depois falo dele. 

Mas o bom, além de tirar um tempo para namorar minha esposa, tomar um capuccino
com pão de queijo (coisa de goiano que não perde  hábito) e bater perna no shopping ,
foi entrar na livraria e encontrar um livro que eu não conhecia: 
Interlagos: um Sonho de Velocidade de Moraes Eggers, com texto do Moraes e Lito Cavalcanti.

Livro de capa dura com sobre capa de papel couchet , acabamento de primeira, 
fotos imensas, como eu gosto, e depoimentos de pilotos e gente que fez o que 
Interlagos é hoje, o Templo.
O impressionante é o preço do compêndio: apenas R$ 29,90!
Comprei na hora, levei pra casa e aguardo ansioso ter um tempo para ler.

Só um senão: não há nenhuma ilustração ou pintura, apenas fotos. Tenho que levantar minha
bandeira e jogar luz para a belíssima opção que é o trabalho de arte automotiva feito no Brasil.
É algo que diferencia uma obra literária e agrega valor ao todo.
Não é por falta de artistas que os livros editados por aqui ficarão sem ilustrações,
tem muita gente boa esperando pra ser publicada!
Se algum editor ou autor estiver lendo este post fica aqui meu recado, ok?

LOLA T 70 Mk III

12.9.11

7 DE SETEMBRO.

Pingou em meu e-mail:
Fala Fornari:
"Se quando a Simca empaca , vamos ao desfile de Jeep!
Uma bela participação, e homenagem aos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira.
Veja o estilo do cabo Fornari, motorista..... de época !"

PORSCHE 356 OUTLAW

Pense numa pintura perfeita.
Para meu amigo Chicão Pellegrino: Repare no adesivo do para-lamas.

10.9.11

PINGOU NO E-MAIL - OUTROS TEMPOS

Meu amigo José Silva, achou este lindo postal e me enviou para publicar no blog.
Aí está, outros tempos, me lembra muito minha infância com Brasílias, Fuscas, Joaninhas,
Corcéis, Rurais e todos os plurais da vida.
Obrigado José .

356 EYES

9.9.11

DO QUE SE TRATA?

Na verdade eu sei a resposta, mas gostaria de pedir ajuda aos universitários
para desvendar o mistério dessa escultura de madeira.

7.9.11

BIC CROQUI - ALFA ROMEO TZ 2

Mais um croqui da série BIC. Um dos carros mais apaixonantes de todos os tempos: Alfa Romeo TZ2.
Em termos estéticos um carro que se aproxima muito da unanimidade chamada Ferrari 250 GTO .
Mesmo perfil de estilo que mistura a delicadeza de um desenho fluído com a rudeza de um verdadeiro
carro de corridas, que era sua vocação inicial.

Não sei como foi a biografia dessa jóia nas pistas, mas mesmo que não tenha ganho nenhuma corrida,
só sua presença nas pistas já ganhava o coração de todos.

6.9.11

"O BESOURO"

Lembram-se daquela sombra postada ontem?
Era a silhueta do mascote do novo informativo do Clube do Fusca do Ceará.
O nome do informativo e do mascote é "O Besouro", por isso ele tem antenas
e uma coloração que lembra os besouros que pululam por aí .

Sucesso aos amigos do Clube do Fusca do Ceará em seu novo informativo.

5.9.11

05 DE SETEMBRO - ANTIGOMOBILISMO

Hoje se comemora o Dia do Antigomobilista, aquela turma que diz ter ferrugem no sangue,
que quanto mais velho o carro for, estragado, em estado de petição de miséria melhor!!
Maldade minha.
Na verdade, o que para uma pessoa comum é carro velho, para o antigomobilista é um carro ANTIGO,
o que para uma pessoa comum é um carro esquecido no fundo de uma garagem,
para o antigomobilista trata-se de um verdadeiro achado, criou-se até um termo
para explicar o que seja isso: Barn Find, que numa tradução literal seria: Achado no celeiro.

O antigomobilista é antes de tudo um otimista, pois só um otimista tem paciência e perseverança
para procurar incansavelmente uma calota que não é fabricada a mais de 50 anos.
E o incrível é que ele sempre acaba achando o que procura.

Ele também é um altruísta incorrigível, nunca pensa em si mesmo,
somente em suas belezinhas em fase restauração.
Ele deixa de comprar um relógio novo para si só para poder comprar um relógio "novo"
para o painel de seu carro em reforma. É verdade ou mentira?


Se alguém perguntar qual a bebida preferida dirão sem pensar: Óleo de máquina, claro!
Qual o melhor carro de sua coleção? O próximo a sair da oficina de restauro, ora bolas!


São uns incorrigíveis esses antigomobilistas, graças a Deus.
Por causa deles podemos admirar maravilhas sobre rodas em eventos e museus
que de outra forma só seriam conhecidos via filmes ou fotos antigas, desbotadas pelo tempo.

Parabéns a todos que cultivam essa loucura saudável!!

ELE ESTÁ CHEGANDO...

O FUSCA FATIADO

Quer conhecer o Fusca em todos os seus detalhes?

2.9.11

TODOS OS CARROS DO MARINHO...

Ou quase todos.
Neste pôster estão reunidos os carros da marca VEMAG
que marcaram a carreira do grande Mario Cesar de Camargo Filho,
mais conhecido como Marinho.
Estou fazendo uma série que trará os principais carros de pelo menos 20
pilotos dos anos 60 a 80, homenageando grandes nomes das pistas e seus carros.

O primeiro foi o Tite Catapani, agora o Marinho, ainda virão: Ingo Hoffmann,
Paulo Gomes, Emerson e Wilson Fittipaldi, Sidney e Sérgio Cardoso,
Bird Clemente, Jan Balder, Alencar Jr. e vários outros .
Aguardem, é carro pra mais de metro, se alguma editora quiser encampar o
projeto de um livro, estou aberto a propostas.

1.9.11

MALZONI GT II

Acabou de sair do forno mais um pôster, dessa vez é o Malzoni GT II,
criado por Rino Malzoni em sua fazenda de Matão.

SONHOS!!

Quem nunca sonhou em acelerar na pista de Bonneville Salt Flats?
Todo auto entusiasta com certeza já se imaginou voando baixo
naquele deserto de sal.
Se Deus quiser ainda assisto as 24 Hs de Le Mans, uma corrida de F1 no templo
e dou uma chegada em Utah para ver as máquinas rasgando o deserto de sal
como fez o Graig Breedlove no Cobra Daytona  Cupe.