31.12.10

GRANDE E AGRADÁVEL SURPRESA! FELIZ 2011.


Já faz três dias que só faço passear com os amigos. Depois postarei algumas fotos prosaicas.
Ontem à noite depois de um churras memorável dei uma olhada rapidinho na blogosfera
pra ver como estavam as coisas e eis que me deparo com esta bela ilustra feita pelo meu
grande amigo Ararê,
Confesso que fiquei emocionado e até mostrei a todos os que estavam por perto.
Só não consegui postar imediatamente por causa da conexão que ontem resolveu
descansar um pouco e só liberou uns poucos Kbps.
Hoje está tudo normal e com a conexão em velocidade regularizada, quero dizer
que não esperava tal homenagem e concordo com a afirmativa do Ararê  quando diz,
profeticamente, que o próximo ano será "10". Pelo menos no que diz respeito
a minha pessoa, farei de tudo para que seja assim.

Assim, encerro as postagens de 2010, já sentindo o sopro do ano novo.
Bons ventos o tragam, ventos de prosperidade e alegria, ventos de amizades verdadeiras
e comprometidas, ventos de calma em meio a um mundo de caos.
Sabendo que o segredo que cria estes ventos está no evangelho de Mateus 6:33:
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que
Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.


Feliz 2011.

27.12.10

VETORIZAÇÃO

Talvez esse seja o último job do ano.
Esta semana vou hospedar alguns amigos que estão chegando de Goiânia
e a patroa já avisou que o corre-corre em casa vai ser daqueles.
Vou tentar postar alguma coisa no meio da correria.

Mas acho que nas praias do litoral Sul não pega internet, que chato, vou ficar ali,
naquelas praias quase desertas tomando água de coco, comendo camarão
e lagosta, que aqui na Paraíba é tão barato quanto banana.
Vou ter que fazer esse sacrifício pelos amigos que chegarão.
Enquanto isto, vocês aí do outro lado não morram de inveja, he, he, he.
Que na outra semana eu volto para o batente, todo bronzeado, mas volto.

Bem, voltando ao job, trata-se da vetorização  de uma garota usando um capuz
que encobre seu rosto. Gostei demais da foto.
Vejam a foto original, o contorno, outline e a imagem pronta.


Então, bom final de ano a todos os queridos amigos aqui do pedaço.

EMOÇÃO À FLOR DA PELE NA DIVISÃO 3.

Meu amigo Rui Amaral Jr. tem buscado no fundo do baú
de suas memórias lembranças de seu tempo de piloto de
Pinico Atômico, os famosos Fuscas da Div 3.
Ele acaba de publicar fotos de uma corrida sua memorável
pelo anel externo de Interlagos, onde chegou em 3º lugar.
Leia o texto completo dessa prova no blog
do Rui, que está de visual novo, clicando aqui!
Confesso que arrepiei.

SATISFAÇÃO GERAL.

Segundona com cara de ressaca,
olho para o computador desligado, num canto, solitário.
Que preguiça de ligá-lo, me lembro dos cachorrinhos que tive
na infância e meu pai mandava passear com eles, de manhã, que preguiça.

Mas a curiosidade é maior e a vontade de interagir com a blogosfera
vence todas as barreiras.
Abro meu Gmail e encontro um e-mail do amigo João Carlos Bevilacqua.

Toda a preguiça foi-se embora, pois as fotos enviadas pelo João mostrando
a ilustra do Renozinho feioso mais simpático do mundo e seu proprietário o
Osmar Mateus, iluminam meu dia.
A ilustra já está enquadrada e a cara de felicidade de ambos faz valer a
pena ter ligado o computador.
Obrigado por mandar as fotos João. Escolhi esta aqui embaixo.

À esquerda, João Carlos S. Bevilacqua , o Renozinho 16 TS  ao centro e à direita Osmar Mateus.

21.12.10

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

Estamos chegando nos instantes finais de mais um ano...
Natal está aí, e o dia 31 vai chegar sem a gente sentir.
Estou muito feliz por constatar que meus filhos estão à margem
desse frenezi que toma conta de todos nessa época do ano.
Digo, frenezi consumista e nada mais.

O termômetro é meu filho menor, que já está com 9 anos,
e como cresce rápido.
Ele me pediu apenas uma caixa de LEGO, acho que Lego Creation.
Mas ele falou com toda pureza de um garoto de 9 anos que se não
tivesse desse modelo poderia ser outro. Tudo bem.
Eu confesso que esperava algo mais dele, coisas como viagens e mais viagens
demoradas aos shoppings, listas quilométricas, exigências e mais exigências.

Que nada, o menino e seus irmãos são centrados e muito equilibrados.
Graças a Deus, temos aprendido que ser é mais importante que ter!

Quando comecei este blog, em 2006, pensava tão somente em ter muitos clientes,
pois o blog seria um canal de divulgação e venda de meus pôsteres.
Que nada, depois de receber tantos e-mails de gratidão dos "clientes",
minha percepção deste universo antigomobilista foi mudando.

Eu estava, sem perceber,  entrando na vida das pessoas que encomendavam minhas ilustrações.
Estava dando uma cor nova a sentimentos adormecidos. Restaurando sensações a muito adormecidas.
Estava mexendo com a memória afetiva de muita gente.
E como isso é precioso, delicado, sagrado.

Gostaria de agradecer a todos que aparecem na foto da testeira especial de fim de ano,
e também àqueles que não tiveram a oportunidade de me enviar uma foto para o mural,
mas que fazem parte do universo desse blog.
Hoje posso dizer que não TENHO clientes, mas que SOU amigo de uma  grande porção deles.

Boas festas a todos e um próspero 2011.

20.12.10

DKW #48 - ANGI MUNHOZ



DKW #48 do começo da carreira de Angi Munhoz. A Pequena Maravilha de 2 tempos foi uma bela escola para uma geração inteira.

18.12.10

HOT VW OU SPEED FUSCA?


Nunca sei a denominação correta desses piniquinhos que correram nos anos 80/90.
Hot VW, Hot Fusca, Speed Fusca, Speed VW?
E esse pertenceu a quem, vocês sabem?

ATUALIZANDO: DEPOIMENTO DO DONO DO CARRINHO ACIMA, JOÃO CARLOS BEVILACQUA.


A categoria era chamada de Fusca Speed. 
Era incrível o grid de largada.. descendo o saudoso retão, preparando-se para
o relevè da curva 3, parecia um baita congestionamento da marginal do Tietê...
cheguei a contornar esta curva em segunda marcha, tamanho era o número 
de carros acidentados... um grande barato.
Era uma festa. Carros baratos = grid cheio.

Emoção não faltava nunca.
No meu album tem algumas fotos de época. 
Da Div. 3 infelizmente, só tenho uma pequena fotinha onde aparece
meu Karman-Ghia.
O restante foi perdido em uma enchente, junto com minha coleção
de 4 Rodas desde o nº 1, Auto sporte do tempo que o nome ainda
era separado, Motor 3, Gran Prix e outras importadas.
Uma perda que até hoje me dói.
Obrigado,  
João Carlos.




14.12.10

VW 1966 CUSTOM


Olha que gracinha esse fusquinha. Tem gente que acha desperdício de tempo, energia e dinheiro fazer uma coisinha dessas. Eu já penso que é um ótimo exercício de imaginação e técnica, e que se for feito com capricho, respeitando certos limites, não fica feio nem exagerado.
Como essa coisinha aí. Nota 10.

13.12.10

NOVA TESTEIRA DO JOVINO BLOG - MOCAMBO


Gosto de criar testeiras de blogs e sites. É um grande desafio tentar sintetizar
a alma desse meio de comunicação, com tudo o que lhe é inerente. 


A testeira tem que dar o tom, criar o clima, deixar o visitante à vontade e bem
confortável com o ambiente que está entrando. 
Deve despertar nele uma identificação.
Bem, depois de toda essa verborragia teórica, vamos falar
dessa testeira em particular.


O Jovino, dono do Mocambo Blog, queria uma representação do que foi o Mocambo Bar,
um bar localizado na W3 norte, onde os jovens dos anos 60 orbitavam.
Mas faltaram fotos de referência e por isso partimos para um plano "B".
Estampar na testeira, seu antigo Dojão que disputava a categoria Hot Dodge Brasiliense
no início dos anos 80.


Nas cores busquei inspiração no próprio cerrado de Brasília.
Só quem viu uma nuvem de poeira vermelha, misturado ao sol dourado
da região vai entender o que falo.
É um espetáculo lindo ver o horizonte imenso tomado pela nuvem marrom.


Acho que é isso. Artista fala demais, viaja demais.

11.12.10

RENAULT 16 TS - DETALHES COR


Para não ficar sem postar nada, apresento o Renozinho quase pronto. 
Esse carro tem tanto vinco, dobra e reflexo, que está dando mais trabalho
que um Ford 1928 que fiz outro dia.
Mas é assim mesmo, começa difícil e depois...continua mais difícil ainda, he, he.

Mas nunca desistimos!
Bom domingo a todos..

10.12.10

RENAULT 16 TS DETALHES DO INTERIOR


Ainda sobre o Renozinho 16 TS quero mostrar os detalhes que compõem o interior confortável do carro.
Fazer um desenho tão detalhado é uma relação de amor e ódio, explico.. 
Por um lado quero fazer tudo o que a foto mostra, de outro, já estou pensando no próximo desenho, 
no próximo carro, e olha que a fila não é pequena.
Mas o desafio de reproduzir tudo é que é o grande prazer, as dores no braço, nas costas, no "foreves"
como diria o Mussum, ficam pra trás.

RESPOSTA AO QUIZZ - RENAULT 16 TS

Parabéns ao companheiro Alysson Balo que pesquisou, pesquisou até encontrar a resposta certa.
Isso é que é falta do que fazer, mas deixa pra lá...
Segue relato do Sr. Osmar Martins, proprietário do francesinho feio, mas simpático.
Ah, a ilustra é um presente do grande coração, João Carlso Bevilacqua ao Sr. Osmar.




Eu encontrei um R16 ts 1972 abandonado e em péssimo estado de conservação em 2004 e , após pesquisa , verifiquei que ele foi produzido somente na França entre 1965 e 1979 sendo produzidas 2 milhões de unidades. Logo de entrada ganhou o titulo de carro do ano de 1965 pelas novidades tecnologicas , de conforto e design apresentados. Foi considerado o primeiro automovel hatch com 5 portas e bancos rebativeis. Seu design lembra muito o dos primeiros corcel e belina produzidos no Brasil em 1968. Na  América Latina apenas a Venezuela recebeu este modelo nos anos 70. Foi vendido na Europa , Canadá , EUA , Australia e Oriente Médio
Possui inumeras características que o diferenciam dos demais carros de sua época tais como :
* volante espumado com chave de seta e luzes do lado esquerdo e alavanca de cambio na coluna do lado direito
* Espelho retrovisor dia e noite e espelho de maquiagem do lado direito.
* Luz de teto central e lanterna de leitura de mapas no teto do lado do passageiro.
* painel completo com velocimetro, tacometro, amperimetro, hodometro total e parcial, luzes espias , pisca alerta, cinzeiro ,etc
* regulagem de altura do farol conforme a carga transportada
* ar quente e frio e motor de ventilação forçada de 2 velocidades . Detalhe : quando se liga o ar uma tomada de ar defronte do parabrisas se ergue e capta o ar para dentro da cabine. Possui 2 difusores de ar cilindricos nas laterais do painel e um difusor tripartido que direciona o ar em direção ao parabrisa.  
* vidros dianteiros elétricos e traseiros com manivela
* bancos dianteiros reclinaveis e traseiros rebativeis para acomodar vários tipos de carga. Console entre os bancos dianteiros com cinzeiro e mais 2 cinzeiros nas laterais de porta traseiras. Assoalhos acarpetado na cor areia  e são planos . Os bancos são da cor areia . O console do rádio bosch blaumpunkt é na posição vertical pois o painel corta fogo é bem próximo do motorista. 
* trava de segurança nas portas trseiras para o transporte de crianças e refletivos nas partes baixas das portas
* cinto de segurança dianteiros de 3 pontos e traseiros subabdominais. O fecho do cinto dianteiro é um " L " aparafusado ao chão
* suspensão dianteira com barras de torção
* suspensão traseira por barras de torção paralelas o que faz com que o entre eixos de um lado seja maior que o do outro
* cambio de 4 marchas mais ré montado à frente do motor e atrás do radiador. Tração dianteira por junta homocinética.
* motor 1565 cc em aluminio com carburação weber dupla o que gera 85 cv . Este motor era tão bom que era utilizado nas lotus dos anos 60
*carroceria monobloco com uma caracteristica importante : o teto é mais alto nas laterais para que a chuva escorra só para a frente e não para os lados
 
Esta restauração foi criteriosa seguindo o padrão original o que me obrigou a comprar peças pela internet de inúmeros paises o que demandou muito trabalho de pesquisa e muito tempo.
Seu design foge do convencional mas com certeza chama muita atenção..
Para se ter uma idéia quando ele ainda estava na oficina de pintura aguardando a chegada dos parachoques , ele foi fotografado em julho de 2009 e suas fotos foram enviadas para o Blog do Flávio Gomes :
 
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/07/01/legiao-urbana-36/
 
Entrei em contato com o Flávio e ele me pediu que quando estivesse pronto eu o avisasse.
Neste mes de agosto 2010 ele fez uma reportagem acerca do carro :
 
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/08/27/francesinho-na-telinha/
 
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/09/01/16-na-telinha/
 
Ele é tão raro que já foi matéria da revista Quatro Rodas edição numero 609 de outubro de 2010 na seção Grandes Carros na página 114 e 115:
 
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/grandescarros/renault-r16-609277.shtml#galeria

Também a equipe do Jornal da Tarde veio realizar uma reportagem que foi publicada no Jornal do Carro numero 341 de sábado , 02/10/2010. Veja os links abaixo :
 
http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-carro/carro-do-leitor-conheca-o-esquisito-renault-16/
 
http://www.flickr.com/photos/jt-sp/sets/72157624950246913/show/
 
Acredito que seja interessante mostrar que a Renault não produzia apenas modelos pequenos e populares e sim carros médios , confortáveis e com personalidade.
À consideração de V Sas
 
Osmar Mateus Martins

9.12.10

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ? III, BARBADA!


Atualizando a bagaça, acho que agora vocês acertam na mosca.

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ?


Este quizz é para fazer sofrer os sabichões de plantão. Só posso dizer que existem poucos no Brasil.
E que é feio pra dodói, como dizia minha mãe. É tão feio que se torna bonitinho.

7.12.10

MUSIQUINHA PRA VER SE ALIVIA O CALOR


Esse filme, Blade Runner, fez a cabeça de minha geração.
Por causa dele comecei a curtir Vangelis e seus sintetizadores,
Harisson Ford e seus filmes de ação e todo tipo de filme de ficção científica.
Quanto mais trash melhor.

BAÚ DO ANGI IV




Mais fotos do baú do Angi, e tem mais! Façam as legendas senhoras e senhores.

6.12.10

DOJÃO VALENTÃO - JOVINO BENEVENUTO


Dojão com pinta de valente, Nascar brasileiro, o carro tem pinta mesmo.
Devia ser muito bom ver um punhado de Dodges brigando na pista.

DOJÃO NA PISTA DE BRASÍLIA


A mais nova ilustra do pedaço é o Dojãodo meu amigo
Jovino Benevenuto, com pinta de Nascar.
Muito bonito com uma pintura bem trabalhada.
é o novo mascote do Mocambo Blog.
O que você vê agora é o que chamamos de traço, ou line art,
só os contornos. Mais tarde posto o carro completo.

4.12.10

BAÚ DO ANGI III - Equipe Bino Motorárdio




Dando continuidade ao conteúdo do Baú da Angi, vamos viajar nestas fotos da equipe Bino Motorádio.
Sei que muita gente aqui vai voltar no tempo.

3.12.10

ENTREVISTA AO JORNAL DA TARDE

Amigos, é o seguinte.
Fui entrevistado pelo jornalista/
Repórter Leandro Alvares
do Jornal do Carro (JT) / Autos (Estadão). 
O tema da matéria do Leandro é arte automotiva,
e o amigo Bruno Mantovani,
de sampa me indicou pra dar a entrevista.
Acho que falei muita besteira, pedi ao
Leandro esquecer a metade do que disse.

Mas talvez dê pra aproveitar alguma coisa...
ainda se usa jornal pra embrulhar peixe??
Enfim, quem quiser compre a edição desse
sábado e veja se o editor teve coragem 
de publicar o que eu disse.
Depois me falem o que acharam, ok?

1.12.10

Porsche 935 III - Brazucas em Le Mans, o pôster.

Agora só faltam alguns detalhes como limpador do parabrisa, chaves de segurança e as propagandas.

FAMÍLIA PORSCHE 935 / MOBY DICK

Enquanto  pesquiso detalhes técnicos para o Porsche brazuca, caiu na rede este lindo pôster mostrando a evolução dos 935, também conhecidos como Moby Dick, devido à imensa traseira e asa pronunciada.

Porsche 935 - Brazucas em Le Mans, o pôster.

As contribuições para montarmos a história desse carro começam a chegar rapidamente.
Meu querido Rui Amaral Jr, enviou este link com os resultados da prova.
Valeu Rui.

Porsche 935 - Brazucas em Le Mans, o pôster.

Em minha modesta opinião os Porsche turbo nascidos no início da década de 70 e
chegando ao ápice com os 935 K, dos irmãos Kremer, são os gts mais carismáticos
jamais construídos. E dificilmente perderão este status.

Além de belos e potentes, eram extremamente competentes, conquistando vitórias
importantes em todo o mundo.
Este 935 em particular, motivo de mais uma ilustração, foi pilotado por um time de
brasileiros que, em 1978 disputaram a prova de Le Mans.

Deixo os detalhes de como foram na corrida, quem eram, etc e tal, com vocês.
meus competentes historiadores. Enquanto isso, acompanhem a evolução do trabalho.