QUEM, ONDE E QUANDO?


Para começar a semana em ritmo acelerado, vamos esmiuçar esta bela foto.
Digam tudo o que sabem, abram seus corações e memórias, e, como diria Freud,
vamos fazer uma catarse coletiva, em prol da história reprimida do automobilismo brasileiro.

Comentários

Jovino disse…
Mauricio, esta está fácil. É do filme Roberto Carlos a 300 km por hora, onde estavam o Emerson com a Lola T 210, vencedor da Copa Brasil, Lola T 70, Avalones e outros protótipos não menos interessantes.
Jovino
Porsche 908 do Jorge de Bragation. Quando e onde tá difícil. Talvez 72/73 pelo capacete do Emérson.
Olá Maurício...o Jovino matou...rs...é a copa sim, e durante um tempo (antes que houvesse internet) eu discuti com meu irmão sobre 'a aparição' dessa lola e do Emerson, no filme. Sempre fui atento aos capacetes...assinatura de pilotos, principalmente já no final da decada de 70 que começaram a ganhar grafismos (antes, um ou outro, ficando apenas a cor...mas...-rodrigues tinha prata...mas igualmente outros-).
Roberto-Fittipaldi (rs...)aparece com um capacete 'que é o do Emerson'(porque é o mesmo...rs), mas no filme quase não se percebe a faixa larga, apenas a faixa vertical. Devo ter a revista...mas...acho que se buscar na web o grid, vamos achar...aí, é só ver quem esta atras do emerson. O carro vermelho lembra aquele esportivo que depois o Bianco 'plageou' com chassi volkswagen (parece até haver o simbolo BMW por sobre e atras do paralama do carro branco. Estou meio 'enferrujado' em lembrar esses protótipos dessa época. Alias, se não fosse o capacete ser amarelo (o dele era branco) diria ser Soler-Roig...sei não...pode ser...). Emerson e sua saboneteira laranja venceram fácil, essa prova.
(...)
Mauricio...já mandei umas fotos do maveco para o blog...confira quando der.
abraço
Julio
Copa Brasil 1970!!!!
Ou etapa extra da Copa Brasil, Tarumã 1971.
Rui Amaral Jr disse…
Todo mundo acertou Mauricio, pessoal afinado!

Abs

Rui
O carro atrás do emerson: Jorge de Bagration. O vermelho, o tal do 'esportivo', é o Fúrio-FNM, jaime silva. Creio que, na diagonal, na fila de trás, está a carreteira do Camilo.
...ah, a calça do fulano a esquerda deve ser Tergal...e a do da direita Terbrim...kkk)
boa semana.
Julio
Jovino disse…
Julio, veja o filme do Roberto Carlos a 300 km por hora que dá para perceber os carros que você tem dúvidas.
Tem dois Biancos aí, um deles está hoje todo restaurado aqui em Brasilia com o Tom Villas Boas com mecânica Alfa, mas ele já teve motor do Dodge na época do Olavo Pires, mas, se não me engano, não chegou a correr.
Jovino
Unknown disse…
Jorge de Bragation (espanhol), Interlagos, 1970, novembro ou dezembro, Copa Brasil. Porsche 908/02, depois vendido ao pessoal que montou a equipe Holywood.
O Emerson está a bordo de uma Lola t210.

André Acker.
Ricardo Cunha disse…
Mauricio:

Pela posição dos carros eu diria que este foi o grid de largada da quarta etapa da Copa Brasil, disputada em Interlagos, no dia 27/12/1970.

Emerson largou na pole-position, o Principe Jorge de Bagration na quarta posição, na segunda fila, e Jaime Silva na sétima posição, na terceira fila.

Jaime Silva participou a partir da segunda etapa, mas nessa prova o Principe Jorge de Bagration largou na terceira posição, na primeira fila.

Na terceira etapa o Principe largou na quarta posição, na segunda fila, mas Jaime Silva largou na oitava posição, na terceira fila, portanto estaria mais para o lado esquerdo da foto.

Por eliminação, essa foto seria então da quarta etapa.

O Porsche 908/2 do Príncipe era o chassi # 013. O que foi comprado pela Equipe Z ( posteriormente Equipe Hollywood ) era o chassi # 021.

O Principe Jorge de Bagration foi o pole position na primeira etapa, nas outras três o pole foi o Emerson.

Um abraço.

Ricardo Cunha
Jovino matou fácil essa. Filme pra ter guardado no cofre!
Abraços
twocatsmodelos disse…
Pois é, o Ricardo Cunha colocou os pingos nos iiiii.
O carro da Hollywood também fez parte da equipe espanhola mas não era o mesmo carro do Bragation. Essa histórias de Porsches é bem interessante e mesmo tendo as numerações de chassis ainda pode se duvidar de sua veracidade. Mas de fato o carro sda Hollywood (908/2 908021) correu pela Escuderie Montjuich em várias provas, patrocinado pela Tergal, nas cores verde/amarelo e chegou a correr pintado de branco e vermelho também.
Esse carro aí do Bragation, o 013, estou fazendo uma miniatura que em breve estará por aqui.
Abraços.
Paulo Fiote