22.11.10

QUEM, ONDE E QUANDO?


Para começar a semana em ritmo acelerado, vamos esmiuçar esta bela foto.
Digam tudo o que sabem, abram seus corações e memórias, e, como diria Freud,
vamos fazer uma catarse coletiva, em prol da história reprimida do automobilismo brasileiro.

12 comentários:

Jovino disse...

Mauricio, esta está fácil. É do filme Roberto Carlos a 300 km por hora, onde estavam o Emerson com a Lola T 210, vencedor da Copa Brasil, Lola T 70, Avalones e outros protótipos não menos interessantes.
Jovino

Francisco Canabarro disse...

Porsche 908 do Jorge de Bragation. Quando e onde tá difícil. Talvez 72/73 pelo capacete do Emérson.

Julio Cesar disse...

Olá Maurício...o Jovino matou...rs...é a copa sim, e durante um tempo (antes que houvesse internet) eu discuti com meu irmão sobre 'a aparição' dessa lola e do Emerson, no filme. Sempre fui atento aos capacetes...assinatura de pilotos, principalmente já no final da decada de 70 que começaram a ganhar grafismos (antes, um ou outro, ficando apenas a cor...mas...-rodrigues tinha prata...mas igualmente outros-).
Roberto-Fittipaldi (rs...)aparece com um capacete 'que é o do Emerson'(porque é o mesmo...rs), mas no filme quase não se percebe a faixa larga, apenas a faixa vertical. Devo ter a revista...mas...acho que se buscar na web o grid, vamos achar...aí, é só ver quem esta atras do emerson. O carro vermelho lembra aquele esportivo que depois o Bianco 'plageou' com chassi volkswagen (parece até haver o simbolo BMW por sobre e atras do paralama do carro branco. Estou meio 'enferrujado' em lembrar esses protótipos dessa época. Alias, se não fosse o capacete ser amarelo (o dele era branco) diria ser Soler-Roig...sei não...pode ser...). Emerson e sua saboneteira laranja venceram fácil, essa prova.
(...)
Mauricio...já mandei umas fotos do maveco para o blog...confira quando der.
abraço
Julio

Francisco Canabarro disse...

Copa Brasil 1970!!!!

Francisco Canabarro disse...

Ou etapa extra da Copa Brasil, Tarumã 1971.

Rui Amaral Jr disse...

Todo mundo acertou Mauricio, pessoal afinado!

Abs

Rui

Julio Cesar disse...

O carro atrás do emerson: Jorge de Bagration. O vermelho, o tal do 'esportivo', é o Fúrio-FNM, jaime silva. Creio que, na diagonal, na fila de trás, está a carreteira do Camilo.
...ah, a calça do fulano a esquerda deve ser Tergal...e a do da direita Terbrim...kkk)
boa semana.
Julio

Jovino disse...

Julio, veja o filme do Roberto Carlos a 300 km por hora que dá para perceber os carros que você tem dúvidas.
Tem dois Biancos aí, um deles está hoje todo restaurado aqui em Brasilia com o Tom Villas Boas com mecânica Alfa, mas ele já teve motor do Dodge na época do Olavo Pires, mas, se não me engano, não chegou a correr.
Jovino

Andre disse...

Jorge de Bragation (espanhol), Interlagos, 1970, novembro ou dezembro, Copa Brasil. Porsche 908/02, depois vendido ao pessoal que montou a equipe Holywood.
O Emerson está a bordo de uma Lola t210.

André Acker.

Ricardo Cunha disse...

Mauricio:

Pela posição dos carros eu diria que este foi o grid de largada da quarta etapa da Copa Brasil, disputada em Interlagos, no dia 27/12/1970.

Emerson largou na pole-position, o Principe Jorge de Bagration na quarta posição, na segunda fila, e Jaime Silva na sétima posição, na terceira fila.

Jaime Silva participou a partir da segunda etapa, mas nessa prova o Principe Jorge de Bagration largou na terceira posição, na primeira fila.

Na terceira etapa o Principe largou na quarta posição, na segunda fila, mas Jaime Silva largou na oitava posição, na terceira fila, portanto estaria mais para o lado esquerdo da foto.

Por eliminação, essa foto seria então da quarta etapa.

O Porsche 908/2 do Príncipe era o chassi # 013. O que foi comprado pela Equipe Z ( posteriormente Equipe Hollywood ) era o chassi # 021.

O Principe Jorge de Bagration foi o pole position na primeira etapa, nas outras três o pole foi o Emerson.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Francis Henrique Trennepohl disse...

Jovino matou fácil essa. Filme pra ter guardado no cofre!
Abraços

twocatsmodelos disse...

Pois é, o Ricardo Cunha colocou os pingos nos iiiii.
O carro da Hollywood também fez parte da equipe espanhola mas não era o mesmo carro do Bragation. Essa histórias de Porsches é bem interessante e mesmo tendo as numerações de chassis ainda pode se duvidar de sua veracidade. Mas de fato o carro sda Hollywood (908/2 908021) correu pela Escuderie Montjuich em várias provas, patrocinado pela Tergal, nas cores verde/amarelo e chegou a correr pintado de branco e vermelho também.
Esse carro aí do Bragation, o 013, estou fazendo uma miniatura que em breve estará por aqui.
Abraços.
Paulo Fiote