30.3.09

PUMA GT 4 RODAS

Mais uma obra do decano dos designers brasileiros, Anísio Campos. Puma GT 4 Rodas. Todos conhecem a história do evento criado pela editora Abril para promover a revista 4 Rodas. Jorge Lettry, Rino Malzoni. Masteguim e Anísio Campos. Os pais do felino Puma criaram esta jóia raríssima. E que linhas fluídas, simples e marcantes!
Só podia virar pôster...e foi o que aconteceu.

27.3.09

SIMCA CHAMBORD - 4 EVER

Tem coisa mais linda que um carro classudo e que marcou sua época?
Olha o sorriso da grade, repare no porte garboso, nas calotas raiadas e no rabo de peixe. E o melhor é que ele vai ficar maravilhoso em sua parede. Pedidos pelo e-mail: mau917@gmail.com

FÚRIAS E MAIS FÚRIAS

Depois do pôster do Bianco, eis que surge os Fúrias, que balançaram as pistas brasileiras.
Quem consegue listar os carros aqui apresentados?
Alguém pode sentir falta do carro azul que pertenceu ao Delamare. Sei, mas coloquei neste pôster apenas os Fúrias que de alguma forma marcaram sua passagem de maneira diferenciada.
O primeiro da lista é o carro do Lobo do Canindé com sua traseira "experimental". Alguém pode relatar algo sobre esse carro curioso?

Este pôster pode ser encomendado pelo meu e-mail. Preciso do e-mail do mestre Tony Bianco, quero enviar uma cópia para ele.

CARRETERA GORDINI - NELSON CINTRA

Adoro carreteras! Não interessa a marca, o modelo, o ano. Penso que elas são o embrião dos modernos protótipos. São laboratórios ambulantes que brincavam com nossa imaginação e desejo.

Vendo uma notícia de que o Nelson Cintra tinha acabado de restaurar sua carreteira Gordini, procurei por fotos e fui direto a ele, que gentilmente me cedeu as fotos do carro cheirando a tinta fresca. Daí para surgir o pôster foi um passo só, e duas noites sem dormir.
Espero que vocês gostem do resultado.
E o que os nobres que aqui frequentam pensam das carreteras? Amam ou odeiam?

ACHCAR SS


Nada como acompanhar o nascimento de uma lenda.
Mais fotos e link para filminho do progresso do Achcar SS.
Enjoy.

DICA DE SITE


Recebi esta dica de site do blogueiro Marcelo Gios. Mostra o trabalho de um senhor japonês de cabelos bem brancos. São raios-x das máquinas que amamos. Só podia ser trabalho de um japonês.

Clique aqui para ir lá.

23.3.09

RIO CLASSIC ENDURANCE 2009

Recebo um pedido do Dinho Amaral, direto do Rio de Janeiro. E aqui ele não pede, manda!
Fala Dinho.



Oi Mauricio , continuamos na luta !
comecei fazendo esse evento em 2002 com apenas 30 carros , no último contamos com 86 carros antigos...sempre homenageamos um piloto ou alguem ligado ao automóvel...esse ano estamos pensando em fazer uma homenagem ao próprio autódromo que foi mutilado e está sendo sempre cobiçado pelos Prefeitos, COBs , especuladores imobiliarios e etc...

O Veteran Car Club - RJ é o primeiro clube de carros antigos do Brasil , no ano passado fizemos 40 anos de fundação. e estamos aos poucos mudando o perfil dos colecionadores , sempre fazendo eventos dinâmicos (Rallyes , passeios e regularidade no autódromo).
Peço que divulgue o evento e maiores informações http://www.veteran.com/
abraços
Dinho Amaral

PÔSTER DO BIANCO

Dizem que depois da bonança vem a tempestade...o inverso também é verdadeiro.
Durante a tempestade da mudança de casa, que achei não terminaria nunca, agora começam a soprar os bons ventos do mar da tranquilidade, e com eles, um sopro de criatividade e vontade de ilustrar feito maluco, he, he.

Revendo uma matéria sobre o Bianco, que saiu numa 4 Rodas de 1977, resolvi fazer a ilustra do carro. Comecei na sexta-feira às 10 da noite, fui madrugada a dentro até as 3:45 da manhã, recomecei no sábado das 14:00 até 17:00, retomando somente no domingo à noite, por volta das 21:00, terminando enfim à 1:00 da madrugada desta segunda-feira.

A foto que inspirou o trabalho é do veterano Milton Shirata. Um mestre da luz e das texturas. Sua foto parace uma natureza morta banhada pela luz da manhã. Não tinha como não ilustrar esse carro. Alguém sabe onde anda o Shirata?

O Bianco foi uma criação do genial Tony Bianco, inspirado no Fúria, que durante anos fez bonito nas pistas nacionais utilizando várias motorizações, até Lamborghini v12 ele aceitou.
Foi um dos esportivos nacionais mais bonitos exclusivos dos anos 70, tendo participado até de feiras e exposições no exterior. Não sei se chegou a ser exportado efetivamente.
Se você desejar este pôster pode ser adquirido pelo meu e-mail. Enjoy.

20.3.09

BRANDS HATCH, 1969, RICARDO ACHCAR!

Graças a Deus, tenho a felicidade de poder viver e reviver momentos que marcaram a vida de várias pessoas. A lista de notáveis personagens da história do nosso automobilismo que tenho conhecido através de meus desenhos e do blog é maravilhosa, e a possibilidade de registrar seus feitos é uma honra inominável.

Nesta "viagem", comecei conhendo o grande Sidney Cardoso, a quem sou eternamente grato, pois me acolheu com carinho e profundo respeito. Ele me abriu várias portas importantíssimas. Através dele pude conhecer Emerson e Wilson Fittipaldi, Antônio Ferreirinha e Ricardo Achcar.

Falemos então do Ricardo, que é um apaixonado. Um apaixonado que saber gerir sua paixão, que valoriza cada momento de sua caminhada, porém sem perder a graça e a sutileza de um gentleman.

A ilustra que figura neste post retrata um momento marcante da carreira de Ricardo. Todos conhecem a história de sua viagem para a Inglaterra nos idos de 1969 e da aula de pilotagem que ele deu aos gringos, ao dominar um Merlyn da equipe de Sir Stirling Moss.

Levei quase um ano para finalizar este trabalho, tamanha a relevância histórica para seu personagem principal e para todos nós que o acompanhamos.
Mas finalmente ficou pronta. Espero ter podido captar com meus traços a essência do momento
vivido por nosso amigo.

Que mais posso dizer? Curtam!

DR. LUIS E FAMÍLIA NO FUSCA FELIZ

Este início de ano tem sido muito corrido. Tanto, que acabei esquecendo de postar a caricatura que fiz de nosso amigo Luis Augusto e família (além dele, aí estão o Vocho, a Ju, o Phill e o Nicklauss.) Linda família, lindo carro, felicidades a todos.

19.3.09

SNOBS CORVAIR BY DIVILA

Bem meus caros amgos, terminei hoje a ilustra de um dos mais belo protótipos que apareceram nas pistas brasileiras.
Snobs Corvair, criação do genial Ricardo Divila no fim dos anos 60. Design limpo, impecável, característica que segue o trabalho do Ricardo até os dias de hoje.

Este pôster você pode adquirir através de meu e-mail. Enjoy!

10.3.09

O NASCIMENTO DE UM CLÁSSICO

Recebo e-mail da Achcar Design entitulado ACHCAR SS Etapa A FevMar2009.
É um vídeo que mostra o início da construção do ACHCAR SS. Carro esporte exclusivo, projetado pelo grande Ricardo Achcar. Confiram o video neste link.
Não sei quanto a vocês, mas eu fico emocionado ao ver um carro saindo da prancheta, virando modelo em clay (aquela argila marrom que se usa para modelar), depois vira modelo estático 1:1,
protótipo e finalmente ganha as ruas e os corações da galera.
É isso aí Achcar, manda ver.

9.3.09

COM QUE ROUPA...

Bem galera, se lembram que o Max Pedrazzi pediu uma ajudinha para os artistas que frequentam esta bagaça para decorar seu carro para a temporada de 2009?

Passei um SOS para os amigos artistas e recebi duas propostas que coloco aqui pra galera e o próprio Max opinarem.

Não é uma questão de saber quem fez a melhor idéia, detesto estas comparações. Afinal gosto é uma coisa subjetiva e o que manda é o coração, certo?

Então vamos lá.
A primeira que chegou foi a do Bruno Mantovani, é essa aí embaixo.
A próxima, é a sugestão do Marcel Marchesi.


Então é isso, vamos ajudar o Max a escolher a roupa para seu Porsche 911 ST. Lembrem-se que ele irá desfilar pelo campeonato europeu de Clássicos.

ATUALIZANDO:

Recebi do ilustrador Ararê mais uma opção para o carro do nosso Max, que está embarcando para a Alemanha para participar da primeira etapa de Clássicos 2009. Mas ele disse que para a próxima etapa, que acontece nos dias 23 e 24 de Abril, dará para decorar o carro.

Por isso a chegada da opção do nosso Ararê é bem vinda. É pra embolar o meio campo. Então, a partir de agora votem também na idéia do Ararê. O Max está aguardando.



ATUALIZANDO II

Tony Costa é designer e ilustrador lusitano, e dos bons, confiram o blog dele.

Depois de ver os companheiros brasileiros apresentarem suas idéias, resolveu embarcar na empreitada e me enviou mais uma idéia, que é boa e vai esquentar ainda mais a disputa. Vamos senhores, mais lenha na fogueira.


O Max vai ter trabalho...

6.3.09

BIG PORSCHES





Nosso ilustre blogueiro Francisco Pellegrino, atualmente montando um Porsche Speedster nos envia stas fotos para alegrar o dia que começa ensolarado na bela João Pessoa.
A primeira foto me deixou sem palavras. Qual dessas te faz cair o queixo.
Os comentários estão abertos a Ferraristas e afins, também, he, he.