SIMCA CG (Esse eu não conhecia)
Nosso dileto e querido amigo, Sidney Cardoso nos manda um comentário sobre Simcas. Na verdade sobre um Simca em especial, o SIMCA CG. Retirei um tracho da conversa dele com o Rui Siqueira, o mestre dos Simcas.
Nosso dileto e querido amigo, Sidney Cardoso nos manda um comentário sobre Simcas. Na verdade sobre um Simca em especial, o SIMCA CG. Retirei um tracho da conversa dele com o Rui Siqueira, o mestre dos Simcas.
Olha, posso estar enganado, mas na minha modesta opinião, tanto o Simca Tempestade quanto o Simca-Achcar de nosso amigo Ricardo Achcar, foram inspirados no Simca CG, sendo que pra mim o mais bonito deles foi o Simca-Achcar que Maurício Morais tão bem retratou em sua ilustração com as fotos que encaminhei pra ele.O CG vem das iniciais de dois irmãos Chappe e Gessalin.
Estes dois irmãos primeiro trabalharam para o Renault Alpine, depois se juntaram à Simca e criaram o Simca CG, de início em 1966, com apenas 40 HP e 944cc.A partir daí foram aperfeiçoando-o aumentando a cilindrada, etc. chegando a 2160.
Vou enviar umas fotos dele para o Maurício Morais.
Ah, tenho um almoço com Ricardo Achcar na próxima quinta-feira, vou aproveitar e perguntá-lo se ele não se inspirou no Simca CG pra fazer aquela linda Berlineta com motor Simca.
Forte abraço, Sidney Cardoso
Forte abraço, Sidney Cardoso
Comentários
Bom saber que tem mais gente que lembra do Jean Bonnet (o prenome pode estar equivocado), construtor que foi absorvido pela Matra quando o conglomerado francês de armas, tecnologia e aviação) resolveu entrar no mundo das quatro rodas. O Simca CG lembra também o Mini Marcos GT, um carrinho feio de doer montado sobre a mecânica da genial criação de Alex Issigonis.
Por isso prefiro os Citroën e os Peugeot.
Caíque.
Como havia respondido ao Rui Siqueira e você colocou aqui, almocei hoje com Ricardo Achcar, interessante que ele, da mesma forma que você, nem conhecia o Simca CG, portanto não se inspirou nele.
O papo foi tão bom que o almoço só terminou na hora do jantar. Não posso te adiantar nada porque ele pediu que um assunto ficasse reservado, por hora só posso te dizer que em breve acho que você estará ilustrando mais uma criação dele que estou vendo nascer.
Olha, procurei outras fotos e filmes do Simca CG e percebi que a traseira do Simca-Achcar é diferente, desce suavemente do teto um grande vidro traseiro, como pode ser visto neste link do Youtube em que aparece o Simca-Achcar e sua ilustração dele:
http://www.youtube.com/watch?v=bGH6skxes3Y
Já no Simca CG há um forte declive e o vidro traseiro é pequeno, como neste link:
http://pt.fooooo.com/watch.php?id=37071580fd78e5533af6a9096e76e3e9
Estive observando mais e achei que este Simca lembra também o Puma e a Berlineta. O C.G.Spider 1000 então, pra mim lembra muito a Berlineta.
Maurício, estou te enviando por e-mail um Simca CG do La Fossel de frente e costas, esse está lindo.
Se puder, por favor, coloca a imagem dele também ai pra que a turma possa vê-lo.
Interessante como este carro passa por tantas transformações.
Sei lá, rapaz, tenho a mania de achar semelhanças em quase tudo.
Gostaria que a turma que freqüenta aqui desse sua opinião.
Ele lembra o Puma e a Berlineta ou sou eu que vejo semelhanças demais?
Abraço a todos,
Sidney Cardoso
Ricardo Achcar