Vote no esportivo mais bonito do Brasil.


É um carrinho simpático demais, poderia muito bem sustentar um escudo da casa Pininfarina ou Bertone. É um desenho clássico.
Por falar em belas formas, vamos eleger o esportivo mais bonito feito no Brasil?

Vale Puma, Miura, SM Santa Matilde, Puma DKW/Malzoni, Bianco, Lorena, Squalo, SP 2, Interlagos, etc.
Só vamos deixar de fora as réplicas exatas, (como os carros da Chamonix, Americar), porém, estão valendo releituras como o MP Lafer.
De fora também os protótipos que não entraram em produção.

Comentários

Anônimo disse…
Não é porque você colocou pra mim é o Puma.
Bruno Mattos
Anônimo disse…
Vou com o Matos, Puma
Unknown disse…
Para mim são dois: o MP Lafer e o Puma. O MP já tenho. O Puma, quem sabe daqui a uns 3 anos (é esse meu objetivo).
Parabéns pelos trabalhos....
Sem duvida alguma é o Malzoni!
Nao tem carro mais bonito que o malzoni ainda mais com o barulhinho do 2tempos hehee
Abs,
Paulo Renato Arantes
www.dkw.com.br
Anônimo disse…
mauricio eu curto o Formigão da Renha lembra dele? tá valendo?
Unknown disse…
Olá Mauricío, de todos os carros citados gosto de todos,vou votar no Interlagos(Berlineta)pois é o carro na minha opinião já nasceu esportivo e logo estarei prcurando um para comprar.

Belo trabalho com a Puma,é uma das versões mais bonitas.

Abraços
Anônimo disse…
Gosto do Puma, porém meu voto vai para o Karman-Ghia o mais clássicos dos esportivos.
Manoel Pereira
Anônimo disse…
Maurício vc se esqueceu do Karman Ghia. É pra ele meu voto.
Anônimo disse…
Tive um Farus com motor VW 2000 e gostei muito.
As linhas dele lembrava a Lotus
Voto no Farus.
Anônimo disse…
Adolfo Costa
Eu voto no SP2.
Era um pouco pesado pra esportivo mais gosto da linha dele.
Anônimo disse…
Maurício
O anônimo que votou no Farus sou eu.
Pensei que o nome aparecesse automaticamente.
Edgar Gouvêa
Renato Bellote disse…
É difícil escolher um só, mas fico com o Puma, em especial a versão "tubarão".

abs
Marcio Figueiras disse…
Também gosto do Puma, mas gosto mais do Bianco.
Meu voto é para o Bianco
Gustavo disse…
Puma.
Anônimo disse…
Maurício
Mais uma coisa que esqueci de dizer dos esportivos nacionais só o Farus tinha motor entre eixos.
Edgar Gouvêa
Paulo Krauzer disse…
Estou com a maioria meu voto é no Puma.
Acho o GT mais bonito que o conversível.
Márcia Scolari disse…
Vi o Lobini em Interlagos e achei lindo.
Maurício estava passeando em seu blog e vi fotos suas e do Sidney sentados dentro dele. Será que você esqueceu de colocar ele em votação ou só valem os antigos.
Acho que todos devem concorrer.
Anônimo disse…
Breno
Como é esse Formigão da Renha?
Nunca vi nem ouvi falar.
Vai dar Puma GT na cabeça!
Parece com o Lamborghini Miura o mais lindo carro já fabricado.
Meu voto é para ele.
Iberê Arantes, de Manaus
Anônimo disse…
Meu voto é no Uirapuru que foi o primeiro carro esporte fabricado no Brasil.
Eduardo Paptista
Anônimo disse…
Puma GT
José Eduardo Oliveira
Adriana Greco disse…
Acho o Interlagos, lindo. Agora o meu preferido é o Bino Mark II...carro lindoooo!!! O Mark I tbem acho maravilhoso. Não sei se os dois ultimos valem, mas se valerem a ordem é essa: Bino Mark II, Mark I e interlagos. Senão, tá valendo o interlagos.
Boa semana
Mestre Joca disse…
Meu voto vai para o Puma Gt 1600, versão Tubarão, ano 69.
SALOMA disse…
Vou ficar com um carrinho simpático que fez época, história e pilotos...o Interlagos Berlineta, um ícone automobilístico!
abs a todos
LS
Anônimo disse…
Meu voto vai para o Miúra.
Franklin Borges de Sá - MG -Juiz de Fora
Apesar de o Interlagos Berlineta ser uma cópia do Alpine A-110 francês, com algumas modificações, eu fico com esse simpático carrinho, depois no vácuo vem o Puma GTE e o Bianco S2, carro muito bem acabado e que fez muito sucesso na época de seu lançamento.
Um abraço a todos!
Ararê
Willys Interlagos Belineta ..eu tenho uma,,azul ano 1966 placa preta,,faz muito sucesso quando saio com ela na rua,,todos olham e perguntam que carro é esse..é muito lindo !!!!!! abraços a todos //águia
Anônimo disse…
É dificil escolher só um ,mas se é a regra ,voto no Puma DKW/Malzoni.

Jonny'O
bruno mantovani disse…
Mauricio, apesar de gostar muito do SP2, fico com o Puma.
abs e boa semana!
Anônimo disse…
UIRAPURU - BRASINCA
Anônimo disse…
Puma GT
Sidney Cardoso disse…
Amigos
Cheguei tarde, fui de curiosidade visitar o blog do Joel Cesetti e tive a grata surpresa de ver que ele havia pego no site do Óbvio uma foto do GT 40 que foi nosso e solicitado meu comentário sobre como era tocá-lo.

Joel
Obrigado pela gentileza, acabei de fazer uma descrição bem detalhada do que você me solicitou, coloquei as características dele, etc.

Espero ter correspondido à sua expectativa. Inclusive peguei seu e-mail e enviei umas fotos inéditas de alguns dos detalhes que narrei.


Ainda não está publicado creio que aguardando sua aprovação.

Só te peço que da próxima vez, por favor, me dê uma avisadinha por e-mail, pois se não fosse lá não saberia que você estaria aguardando uma resposta minha.


Bem, a escolha é difícil, gosto de muitos dos carros aqui citados, mas pensei, pensei e vou de Puma GT.

Tive um 68, gostei muito e esse negócio de que chovia à beça dentro é exagero da turma do contra.
Anônimo disse…
Apesar de nunca ter dirigido um, meu voto vai para o Puma GT.

Ricardo Cunha
L-A. Pandini disse…
Se vamos deixar de lado as réplicas, o Interlagos também fica de fora. É idêntico ao Alpine francês.

Mauricio, que perguntinha mais sacana essa, hein? ;-) Difícil escolher... Malzoni, Puma DKW (eu nunca entendi bem a diferença entre os dois), Karmann-Ghia, Puma VW, Bianco, o próprio Interlagos...

Quando eu era moleque, o Puma era sinônimo de esportivo brasileiro para mim. Era o carro que eu queria ter. Hoje, eu prefiro o estilo de carros como o Karmann-Ghia e o próprio Interlagos. Mas voto no Puma por razões sentimentais. É o moleque de oito anos quem está votando, OK?
L-A. Pandini disse…
Respondendo à pergunta do Iberê: o Formigão era uma picape pequena, com estilo bem agressivo. Não sei se era bom, mas o estilo era muito bacana. Bela lembrança!
Anônimo disse…
Puma, Puma, Puma!!!
Anônimo disse…
Sem dúvida alguma o Puma Tubarão
Anônimo disse…
Puxa vida, só eu vou votar no Lorena??? Tá certo, sou suspeito....
O Brasil foi pródigo em modelos esportivos (para a época) lindos: Bianco, Malzoni, Puma-tubarão, Interlagos, Uirapuru, Dardo, Hofstetter, MP-Lafer, Avallone. Em modelos especiais também: Capeta, Bino, Mark I, FEI-X3 (Lavinia), Griffon. (Devo ter esquecido algum pois foram muitos).
Mas meu voto vai para o Lorena, sem dúvida.
Mario Estivalet
(http://site.pop.com.br/lorenagt)
Anônimo disse…
O Sr. Pandini
Eu também nunca entendi bem a diferença do Puma DKW e o Malzoni.
Esta oportuninade nos veio a calhar para alguém entendido no assunto nos tirar a dúvida.
Manoel Pereira
Anônimo disse…
O Sr. maurício
Estava a ler todos os comentários e me permita fazerte uma sugestão.
tem pessoas como eu que não sabem colocar o nome em azul nós escrevemos e colocamo o nome em baixo.
Tem um comentário a dizer que vai votar no puma mas a pessoa não se identifica.
Sem nome não deve ser computado concordas.
Manoel Pereira
Caíque Pereira. disse…
Na minha opinião Puma DKW e Malzoni (DKW).

Caíque.
Leandro Sanco disse…
Dia desses vi um Puma (dos primeiros) aqui em Porto Alegre. O carro é muito bonito, mas na minha opinião tem de ser amarelo, ou então dourado.
Sds,
Leandro Sanco
www.blogdosanco.blogspot.com
Anônimo disse…
INTERLAGOS!!!!

Rui
Anônimo disse…
O Sr. Caíque
Por favor, aproveite e explique a diferença do Puma DKW para o Malzoni.
Manoel Pereira
Anônimo disse…
Rui Bessa
Voto no Miura.
Anônimo disse…
Puma, com menção honrosa para o Karmann Ghia.
Quanto a não andar na chuva, vale o ditado...SE NÃO ENTRAR ÁGUA NÃO É PUMA....
Caíque Pereira disse…
Para o Manoel Pereira:

O Puma e o Malzoni se diferenciavam:

• No Interior, pois o Painel do Malzoni era o do FISSORE e o do Puma em Madeira e era exclusivo dele.
• As lanternas traseiras.
• Os Piscas/lanternas dianteiras.
• Os Para- Choques, no Malzoni eram inteiriços.
• A Grade do radiador.
• O Parabrisa, enorme no PUMA.
• Os Limpadores do Parabrisa, que no Puma eram idênticos aos utilizados desde sempre na MERCEDES e atualmente no CIVIC (Limpadores que se cruzam).
• Acabamento Interno, muito melhor no Puma.

Um Abraço.
Anônimo disse…
Olá Mauricio

Meu voto é para o Brasinca 4200 GT Uirapuru

Grande abraço
Rui
Anônimo disse…
Sr. Caíque
Muito agradecido pelas respostas esclarecedoras.
O Sr. sabe que nunca as tinha reparado.
Manoel Pereira as suas ordens.
Smurfando na Net disse…
Ok....eu sou um suspeito pra dizer desde vi o SP2 pela primeira vez na infancia se é q se posso dizer isso, né...eu tinha 13 anos...soh sosseguei um dia qdo consegui ter um...pena q naum pude continuar com ele a reforma ia além do meu orçamento na época...ah se fosse hj...tae fico com o SP2...um abraço e parabéns pelas ilustrações...eu tb sou do ramo, ok!!!
Anônimo disse…
Vou ficar com duas opções, não consigo me decidir..

BIANCO
PUMA

Abs
Francisco/Sto.André
Anônimo disse…
Maurício,
Vc colocou os protótipos de fora da sua enquete não é, senão, lógico, iria dar o meu na cabeça he, he, he . . . . Brincadeiras à parte, meu voto ficaria com com o Bianco pela originalidade de design, pois os outros são meras cópias, o Puma por exemplo tem o mesmo perfil da Lamborghini Miura, a não ser o Puma-DKW.
Abraços,
Garcez
São José dos Campos
Anônimo disse…
Maurício,
meu voto vai para o Miura, quando eu era bem pirralho achava ele o máximo.
Anônimo disse…
Gosto depende de muita coisa: Imagens do passado de cada um, gostos em si , avaliação de experts em estilo e por aí vai.......
Naturalmente que "miniaturização, plastificação e motorização herética" de grandes nomes anteriormente existentes ou contemporaneos, já eliminam, de cara, boa parte dos nomes citados em seu Blog, principalmente aqueles com plataforma VW .
Embora eu particularmente tenha grande simpatia por alguns aí acima inclusos, salvo o K.Ghia , considerado mundialmente exemplo de harmonia de linhas e desenho perfeito .
Também salvo deste tacho o Puma Dkw, mas daí já estou também "exercendo a simpatia" e não fazendo uma avaliação isenta.
Sobram os Alpine, de outra nacionalidade, o SP-2, único esporte VW do mundo e somente brasileiro e, finalmente os UIRAPURU/BRASINCA, que tem o meu voto.
Aqui no Sul tinhamos outra "vedete", o Miura, mais o Paulista Sta. Matilde, interessantes porque, basicamente não eram cópia de "ninguém" .
Mas meu voto está dado!
Daí podes entender meu respeito pelo Tempestade, uma criação única e infelizmente desaparecida, carro com design interessantíssimo, dobrado provavelmente às pressas sobre um Maseratti 250S. Aí tem dedo de artista! Digo, tinha.

Grande abraço...TATO
Anônimo disse…
Tato,

O santa Matilde era Fluminense da Cidade de Três Rios.

Caíque.
Germano disse…
Dardo
Anônimo disse…
Voto na Santa Matilde, ano 1986 (para mim a versao mais bonita)..
Em segundo votaria no FIAT DARDO CORONA (a proposito tenho um para restaurar)
Abraco a todos,
Sydney M. Savi
Blumenau/SC
Cesar Costa disse…
Meu voto é da Berlineta, com as ressalvas da Adriana Greco. Concordo com ela e apenas inverteria a ordem para Mark I, Bino e Berlineta, mas os dois primeiros nunca foram carros de série (eu tenho pra mim que se não tivesse sido comprada pela Ford, a Willys fatalmente faria do Mark I uma espécie de Interlagos 2). Só gostaria de fazer algumas ressalvas:
Que me lembre, todos os fora-de-série nacionais são cópias assumidas ou não, inclusive a Berlineta. A diferença é que ela era produzida aqui com licença da Renault, assim como a Karman do Brasil produziu o Karman-Ghia para o Volks, com licença da Karman alemã, enquanto os outros copiaram sem licença. De cabeça, as únicas exceções foram o primeiro Miura, o SP1/2, o Puma Chevrolet e o Bianco (em quem votaria, não fosse minha paixão pelas Berlinetas). Outra coisa: Formigão era uma pick-up, nunca um esportivo. Sobre o Malzoni e o Puma DKW, a principal diferença estética era no desenho da traseira, além do para-brisa maior e mais todos os detalhes citados pelo Caíque (já está em forma pra próxima Quarta-etílica?). Na realidade os Malzonis foram feitos pra pista (embora alguns poucos acabassem nas ruas) e a evolução deles virou Puma DKW. Com excessão do chassi e motor DKW, tinham medidas diferentes na carroceria, embora com linhas semelhantes.

PS: Ô Pandini! Chamar o Interlagos de réplica???
Mauricio Morais disse…
Cesar, acredito que os esportivos brasileiros são um reflexo da própria indústria automobilística brasileira.
Sempre fomos um país de montadoras estrangeiras, por isso, definir o que é genuninamente brasileiro é muito complicado e tornaria qualquer avaliação reduzida ou nula em termos de participantes. Não dá pra ser purista nas definições, quando o assunto é carro brasileiro.
Nem o SP 2 pode ser considerado genuinamente brasileiro. O design sim, mas a tecnologia é toda alemã. Uirapuru Brasinca é totalmente brasileiro? Tecnologia GM, design do mestre espanhol Rigoberto Soler.
A realidade nua e crua é que não temos um produto totalmente verde e amarelo. O que foi que fizeram com o Gurgel mesmo?! O mestre Roberto Nasser escreveu um livro sobre a tentativa de se criar umafábrica totalmente brasileira...Deu no que? Caçaram o Democrata.
Por isso, vamos seguindo com nossos "kit cars" e sendo felizes assim mesmo, até que este país se levante dessa posição de mero consumidor e provedor de matérias primas para os países que realmente produzem e criam, às custas de nossa riqueza.
Anônimo disse…
MP Lafer.
Anônimo disse…
Puma, de longe - ainda mais Amarelo Puma como a minha mui rara Puma GTI 80, modelo 81 !!
Anônimo disse…
É o Puma!
Concordo com o de cima o amarelo fica bem nele.
Delvio Borges, Juiz de fora
Cesar Costa disse…
Maurício:
Concordo plenamente com você. Apenas acho há uma diferença entre fazer um carro sob licença da montadora de origem, "imitar" um design, criar um design, e fazer uma réplica. Pra mim, todos tem o seu valor.
Sob licença temos o Interlagos e o KG. "Imitando" temos todos os Pumas VW e DKW, Dardo, Lorena, Miura AP, Farus etc. Com desenhos criados aqui temos o Bianco, KG TC, SP1/2, Miura VW etc. As réplicas são o MP, Porsche etc. Quanto as tentativas de criar fábricas nacionais a que você se referiu, também tenho outra visão. Acho que a Gurgel foi "atropelada" pela liberação das importações e pela onda dos carro Mil. Já o Democrata foi um trambique mesmo. Não acredito na "teoria da conspiração", que anda sendo difundida, assim como também não acredito na "santidade" das montadoras.
Anônimo disse…
parabens ao mario que lembrou do GRIFFON. mas maricio dizer que o BIANCO foi criado aqui é esquecer da FERRARI DINO 246. na verdade todos os auto tem uma inspiracao ou tendencia...mas bons tempos aqueles da nossa industria automobilistica(fora de serie)
Anônimo disse…
Puma GT 69 tubarão o mais perfeito e lindo de todos os tempos até hoje é de parar o transito
Abraço de fibra a todos
Marcos GTB SII e GT 1969
EGO's disse…
Oa Puma realmente são carros muito bonitos, carros que povoaram os sonhos dos jovens e adolecentes dos anos 70 e 80. Mas voto no Porsche Envemo Super 90 Coupe, tá certo é uma réplica...mas o estilo baixo extremamente esportivo faz qualquer um virar o pescoço quando passa um...
Anônimo disse…
Não sei... cada um foi belo a seu tempo... ficaria com o Bino Mark ll, pelas suias proporções, quase perfeitas, mas o Puma l500 também foi muito bonito, o Bianco S, o Puma DKW, e até o Simca Tempestade, que tevew seu projeto abortado (ih, êste negócio de aborto tá dando o que falar atualmente..., também o Elgar teria resultado num carro muito bonito. Mas fico com o Bino mark ll mesmo.
Anônimo disse…
O "anônimo" que escolheu o Bino Mark II sou eu, marco lima, sabe como é, marinheiro de lª viagem, não coloquei meu nome... aproveitando, devo citar, é claro, o WILLYS Capeta, que teria sido um esportivo maravilhoso, se tembém não tivesse sido abortado (ih!!! de novo!). A propósito, o "Capeta" está todo empoeirado (como o resto do acervo) em Caçapava. Será que algém vai conseguir resgatá-lo?
Anônimo disse…
Com serteza um puma,a frente o parachoque e muitos outros detalhes são do PUMA;