Clássico das pistas (Copiei do blog do Bellote)
Em 1969, Sidney Cardoso trouxe para o Brasil um Ford GT 40. O carro teve um desempenho espetacular nas pistas. Depois ele foi vendido para Wilson Fittipaldi, que manteve a máquina mais alguns anos por aqui. Atualmente - nas mãos de outro colecionador - o bólido participa de eventos e exposições nos EUA. Confira as fotos do carro hoje. Isso é que é história.
Em 1969, Sidney Cardoso trouxe para o Brasil um Ford GT 40. O carro teve um desempenho espetacular nas pistas. Depois ele foi vendido para Wilson Fittipaldi, que manteve a máquina mais alguns anos por aqui. Atualmente - nas mãos de outro colecionador - o bólido participa de eventos e exposições nos EUA. Confira as fotos do carro hoje. Isso é que é história.
Comentários
Relaciono abaixo todas as corridas do Ford GT-40 ( Chassi # 1083 )no Brasil:
1969 :
15/11 - Campeonato Carioca - IV Etapa - Primeiro lugar - Sidney Cardoso
14/12 - 1000 Km da Guanabara - Não terminou - Sidney Cardoso/Carlos Alberto Scorzelli
1971 -
10/01 - Preliminar do Torneio Brasileiro de Fórmula 3 - Interlagos - Primeira Corrida - Segundo colocado - Sidney Cardoso
10/01 - Preliminar do Torneio Brasileiro de Fórmula 3 - Interlagos - Segunda corrida - Não terminou - Sidney Cardoso
25/01 - Preliminar do Torneio Brasileiro de Fórmula 3 - Interlagos - Terceiro colocado - Sidney Cardoso
07/09 - 500 Km de Interlagos - Não largou - Sidney Cardoso
11/12 - Prova Brasil - Interlagos - Não terminou - Wilson Fittipaldi Jr.
19/12 - Prova Argentina - Interlagos - Não terminou - Wilson Fittipaldi Jr.
1972 -
30/04 - Festival de Roncos - Interlagos - Terceiro colocado - Paulo Gomes
07/05 - Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte - I Etapa - Tarumã - Terceiro colocado - Paulo Gomes
14/05 - Prova dos Campeões - Interlagos - Quarto colocado - Paulo Gomes
03/09 - 500 Km de Interlagos - Não terminou - Paulo Gomes
1973 - Equipado com motor Ford V-8 Nacional para se enquadrar na Divisão 4.
24/06 - Campeonato Brasileiro Divisão 4 - V Etapa - Interlagos - Não terminou - Arthur Bragantini
02/09 - Campeonato Brasileiro Divisão 4 - VI Etapa - Interlagos -Sexto colocado - Arthur Bragantini
Existem algumas incorreções no site onde estão as fotos desse carro, com relação às corridas disputadas aqui no Brasil. Wilsinho só correu nas duas provas de dezembro/1971, José Carlos Pace nunca correu com o Ford GT-40.
Um abraço.
Ricardo Cunha
Isto que é CARRO!!!!
Quase tão bonito como a Lorena! (Ops!!! me entusiasmei demais.......)
Concordo com vc Mario. Abs.
Certas coisas me provocam profunda irritação.É por essas e outras, esse desinteresse e descaso com o registro histórico que somos um país sem memória.Lendo o link sobre as fotos e o histórico do GT-40, que me parece foi fornecido pelos irmãos Fittipaldi, há uma flagrante má vontade ou despreocupação em ocultar alguns dados. Após pertencer a Sidney Cardoso este carro foi vendido ao Wilsinho que só participou com ele do Torneio Brasil-Argentina, no final de 1971.Depois foi vendido à Equipe Greco-Fabrini onde correu pelas mãos de Paulo Gomes em quatro oportunidades. Em 73, foi vendido à equipe Ifesteel e re-equipado com motor Maverick V-8 para participar do campeonato de Div4, logo depois que Arthur Bragantini destruiu seu Avallone-Ford num acidente em Curitiba. Como depois foi parar nas mãos dos Fittipaldi, desconheço. Mas essa é a trajetória do carro nas pistas brasileiras.
Essas mesmas informações incorretas/incompletas constam do site www.wspr-racing.com/chassis/gt40.htm - vejam o texto abaixo, copiado do site:
"GT40 P 1083 First owned by team Colegio Arte E Instrucao ("CAI") in Rio de Janeiro, 1969 - 1971. Results: 11/69 Campeonato do Rio de Janeiro - 1st (Sydney Cardoso); 12/69 mil quilometros da Guanabara - DNF (Cardoso); 01/71 First stage GP de Sao Paulo - 2nd (Cardoso); Second stage GP de Sao Paulo - 5th (Cardoso).
Sold to Wilson Fittipaldi in late 1971. According to Fittipaldi Racing in Florida, raced five or six times in Brazil by Fittipaldi, and once by Carlos Pace, under Bardahl sponsorship. Reportedly won all races entered. Exact dates and venues unknown, since Wilson Fittipaldi's old records and photos have been lost. Also used as a road car by Fittipaldi.
Sold via Emerson Fittipaldi and Adrian Hamilton to George Stauffer (USA) in 1982, then by Stauffer to Jim George (USA) in 1992, then to Arthur Urciuoli (USA) in 2002."
Veja que eles dizem que o carro correu cinco ou seis vezes com Fittipaldi e com o Pace e que teria vencido todas as corridas de que participou... E que os dados sobre as corridas teriam se perdido... Acredito que esse site onde constam as fotos do "#1083" tenha se baseado no site acima para colocar esse histórico, pois já há alguns anos eu acesso o www.wspr... e vejo essa informação incorreta lá.
Um abraço.
Ricardo Cunha
Este é um dos motivos por que me engajei num projeto recente e que está prestes a ganhar as ruas: o resgate de homens e máquinas que fizeram o automobilismo brasileiro em uma determinada época. Tem muito mais gente que ainda nem foi lembrada.
Aguardem...
Parafraseando Marx: "ANTIGOMOBILISTAS APAIXONADOS, UNI-VOS"
Abs.
A faixa pintada em verde, amarelo e azul é uma homenagem aos donos brasileiros ou sua estada no Brasil?