20.10.11

USINA DO PORSCHE 917 16 CILINDROS.

Que tal uma usina de 16 cilindros para disputar a Can-Am?
Fico pensando o que poderia vir depois disso: Motor de avião caça?

9 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Lembro desse motor...

Mauricio Morais disse...

Deve ter sido a sensação quando foi lançado.

Leone disse...

Há dois distribuidores, isso quer dizer que são dois blocos (motores) de 8 cilindros interligados?? Como é isso?

Francisco J.Pellegrino disse...

O canhão....

Rui Amaral Jr disse...

Leone o 917 era a junção de dois motores de 6 cilindros. Quanto a dois distribuidores muitos carros de pista usam essa configuração ou usavam, já que hoje é tudo diferente.
Esse motor foi feito acho que para CanAm e acho que não foi usado, era dois 3 litros do 908 . Roger Penske e Mark Donahoe usavam o motor 12 cilindros no 917/30 com dois turbos e caso não me traia a memória chegaram a correr com 1.500hp isso mesmo!

Mauricio Morais disse...

Rui é isso mesmo. Todos os dados corretos.

Rui Amaral Jr disse...

Tô velho mas não falhando!
E tudo de memória......rsrsrs

Um abraço Mauricio e a todos....

Carlos Scheidecker disse...

Maurício,

O mais interessante é que o 16 cilindros nunca disputou a Can AM. A Porsche viu que o 12 turbocomprimido, sem mexer, rendia o mesmo e tinha mais potencial. Assim o motor que acabou disputando a Can AM no 917 foi mesmo o 12 turboalimentado.

Esse motor 16 ai rendia 750 hp e quando começaram a disputar com o 12 turbo ele já rendia 850hp ou seja 100 hp a mais.

jovino disse...

Na realidade este motor foi construído para equipar o porsche 917 e participar do campeonato, mas com as regras de capacidade volumétricas mudadas, eles tentaram leva-lo para participar da CanAm, mas ficou apenas nos testes. Ele nunca foi usado em provas.
Jovino