FUSCA ESPECIAL DO PEDRO GARRAFA

Recebi hoje em meu e-mail algumas fotos do ex-piloto paranaense Pedro Garrafa.
É um Fusca inocente por fora, mas uma fera, conta aí Pedro.

Amigo Mauricio


Esse carro tem muitas historias para eu te contar, foi trabalho de alguns anos de experiência, aliados a vontade de ter um carro bastante tradicional, porem com uma esportividade que me desse quase o mesmo prazer, que eu tinha nos carros de pista.
Portanto queria um carro de corrida para andar na rua, totalmente legalizado.
E assim eu o fiz, foram alguns anos de trabalho, bastante dinheiro investido, mas também depois de pronto muita satisfação, mas teve tambem muitos aborrecimentos é claro, pois mão de obra especializada, já estava se tornando raríssima neste Pais, mas mesmo com tantas dificuldades jamais desanimei em momento algum.
Isso é um lema em minha vida, por isso, uso sempre o mesmo slogam: DESISTIR JAMAIS.
Bom, vamos ao carro:

Motor 1600 cc, preparado como motor de Speed, sistema de ventilação forçada ventoinha do Gol BX, escape dimensionado 4 em 1, para melhor rendimento, suspenção com catraca com amortecedores especiais, tambem de competição, rodas de liga leve aro 15 com pneus de perfil baixo, portas e vidros automáticos, sem maçanetas sobressalentes, 

interior tapeçaria e console personalizados, banco traseiro eliminado, e instalado caixas de som, painel com instrumentos auxiliares, contagiros e hallmeeter, volante importado com setas estlio 

borboletas, e cubo removível (volante saia igual aos de carro de corrida), chave geral tipo Hella (também usada nos carros de corrida) para ignição e segurança, bancos anatômicos (no começo eram conchas), cintos de competição 4 pontos, câmbio também modificado internamente e com engates rápidos (tipo de corrida) com alavanca com cabos para acionamento da ré, capo traseiro também modificado para melhorar refrigeração, lanternas traseiras embutidas, vidros rayban, faróis especiais, coluna de direção aumentada para melhor dirigibilidade, carburador especial de exportação, escondido atrás da ventoinha, e muito mais coisas que no momento não me lembro.

Tai o carro e as fotos, pode usar as fotos no seu blog se achar útil e interessante.

Quando precisar te mando mais coisas diferentes, que eu fiz e possuí.

Um grande abraço e obrigado pela atenção.

Pedro Garrafa.

E que agradeço grande Pedro, e sempre que quiser pode enviar coisas interessantes ara este blog. Forte abraço.

Detalhe da alavanca de acionamento da ré, e das borboletas que acionam as setas.

Comentários

Rui Amaral Jr disse…
Belo Fusca Pedro!

Abs

Rui
danilo kravchychyn disse…
Maurício, Pedro,

Quem disse que um Fusca não pode ser "tunado" sem perder a originalidade? O Fusca do Pedro é um foguete que dá pau em muito carrão metido a besta.
Parabéns, Pedro.

Danilo kravchychyn
Ponta Grossa - PR
Cesar Costa disse…
Algumas dúvidas:
Essa ventoinha de BX dá conta do recado, ou precisou colocar um radiador de óleo? Se colocou, onde ficou? Não entendi a explicação sobre o câmbio: "alavanca com cabos para acionamento da ré, cabo traseiro também modificado para melhorar refrigeração"????
pedro garrafa disse…
Caro Cesar Costa
Realmente a ventoinha do BX deixa a desejar pois nesse caso no meu carro ela não recebia ar frontal, por estar posicionada diferente do Gol aonde ela é virada ao contrario da minha,por isso eu tinha varios artificios debaixo do carro para forçar a ventilação, assim sendo não precisa usar radiador de oleo, o que poderia demonstrar muito facil a preparação do carro, sendo que o intuito não era esse, e sim esconder ao maximo a potencia do mesmo.O ar era induzido por tubos de ventilação para debaixo do motor, e para as camisas.Quanto ao cambio era utilizado um sistema importado de trambulador chamado Camber Jet, que encurtava o acionamento das marchas, permitindo cambiadas mais rapidas,quero dizer curso mais rapido e curto, porem um pouco duro, era questão apenas de se acostumar, e quanto a ré era acionada por um sistema de cabo que liberava a ré como nos carros modernos de hoje. Sistema um pouco complicado mas que funcionava.Talvez voce não tenha entendido pois a foto que foi postada escondeu a alavanca do acionamento da ré, junto com a alavanca de cambio,o Mauricio tem outra foto que mostra melhor esse sistema.Ali onde se lê cabo trazeiro, foi um erro de grafia, é capô trazeiro.
Esse Fusqueta tá uma jóia, lindão!
Quem sabe um dia terei o prazer de dar uma volta nele, tendo como "chofer" o grande Pedro Garrafa!
Abraços empoeirados
pedro garrafa disse…
Francis será realmente uma honra te dar uma carona, ou servir de motorista pra voce, mas cá entre nós eu gostaria mesmo é de leva-lo a dar uma volta no Divisão 3, e depois voce me retribui me levando tambem a dar uma volta na sua baratinha ai na pista de terra, o que eu acho sensacional......
Leonardo Junior disse…
Pedro.Voce sem querer diminuiu ainda mais o rendimento do seu alternador e também da ventoinha do gol colocando polia correia dentada do virabrequim. Voce tem que procurar polia de comando de válvulas de menor tamanho possível, tipo que se encontra em carro de 16v. Isso porque quanto menor a polia mais voltas a ventoinha vai dar. É o mesmo princípio da coroa e pinhão de uma bicicleta quando voce quer aplicar velocidade a ela.
Anônimo disse…
Gostei do azul, qual a especificação da cor?
pedro, o que vc fez para ventilar bem com esta ventoinha?
Momntei um buggy 1600 com esta ventoniha, o motor ferveu, fritei as bronzinas, eu acho ela bonita, mas de péssmia eficacia.
Anônimo disse…
Olá! Parabéns pelo carro. Gostaria se possível, de maiores detalhes da adaptação que fez com a venturina do Gol BX. Eu comprei o kit, mas estou quase desistindo, pois são muitos comentários contrário.
Edson disse…
Só para complementar alguns comentários que eu vi aqui sobre a ventilação do seu motor.
Embora o amigo Pedro Garrafa tenha usado uma correia dentada e uma polia um pouco maior no alternador, isso não dominuiu em nada a eficiencia do sistema de ventilação do seu motor existe um problema bem conhecido chamado squeeling nesse sistema de polias, esse problema acontece nos modelos que tem o sistema de polias ainda original, na verdade ele é um problema quando se tem um motor preparado, onde se irá trabalhar em uma rotação mais alta, esse conjunto ainda com polias originais em rotações acima de 4.000~4.400RPM o próprio fluxo de ar gerado pela turbina de ventilação gera uma restrição na sua rotação e a correia começa a patinar ligeiramente esse efeito é então conhecido como squeeling ou seja a ventoinha e alternador não sobem mais de velocidade, isso é um problema quando se tem um motor preparado como é o caso do nosso amigo Pedro Garrafa, porém é também um item de segurança, porque se caso seja ultrapassado e muito essa velocidade a turbina de ventilação poderia explodir ! Por conta da sua alta velocidade.
Existem dois tipos de situação onde se trava a correia e se transfere todo o movimento do virabrequim para a polia do ventilador, ou seja na faixa de rotação entre 4.000~4.400 RPM quando ela começaria a patinar não existe mais a margem de segurança e ela "teoricamente" empurraria mais ar para ventilar o motor, mas isso não acontece na prática.
O fluxo de ar, tem uma escala de eficiência e quando se ultrapassa essa faixa de RPM onde a correia começaria a patinar esse eficiência já começa a ficar prejudicada, portanto visando rotações mais altas pode ser travada a correia usando uma correia dentada porém o diâmetro da correia do ventilador precisa ser alterado porque ela precisa rodar em uma velocidade segura e também com um fluxo de ar continuo dentro de sua margem de eficiência, sem dúvida nenhuma esse carro preparado pelo Pedro Garrafa merece muitos elogios porque a maior dos preparadores ainda parte do principio de "Quanto maior Melhor" que infelizmente está incorreto.

Parabéns Pedro Garrafa !! Ótimo Carro
............ D disse…
Amigo como vc faz para refrigerar o motor . Estou com dificuldades o meu esquenta muito. . responde ai no whats obgd 061992885533
............ D disse…
Amigo como vc faz para refrigerar o motor . Estou com dificuldades o meu esquenta muito. . responde ai no whats obgd 061992885533