30.9.10

DICA DE BLOG - show room imagens do passado

Quero dizer da alegria que é encontrar apaixonados por carros antigos por esta blogosfera afora.
Todos saudavelmente malucos, gente cuja paixão não combina com este país, será?

Gente que gosta de carro velho, gosta mesmo, pesquisa, pesquisa, ajunta peças sem serventia.
Coisas que deixam qualquer mulher, ou mãe e porque não, maridos, doidos de raiva. 
Mas paixão não tem explicação, se houver deixa de ser paixão.

E no meio de toda esta maluquice aparece o Maurício Silveira, me pedindo fotos de carro velho,
etc e tal. E o cara é tão doido que montou um blog. Sinal, mais que evidente da sandice do moço.
Enquanto o cara só admira, vai ao encontro de antigos uma vez ao mês, tudo bem, mas,
quando monta um blog, pode internar.

E o blog dele é muito gostoso de visitar, é um verdadeiro show room de imagens do passado,
especialmente os salões de outrora. Cliquem aqui pra ir lá.
Encham o blog dele de comentários, perguntas e coisas que só nós os doidos entendemos e curtimos.

ARTE AUTOMOTIVA NA CAPA

Fiquei chocado ao ver a belíssima capa da Octane magazine. Pura arte automotiva.
Porque nossas editoras não copiam esta revista e investem nos artistas automotivos 
da terrinha??
Temos tantos artistas competentes, tantas publicações dos mais variados gêneros
de automobilismo. E o melhor, com altíssima qualidade editorial e de impressão.

Que acontece com os editores?
Alguns dizem que não tem "verba pra frila", o famoso freelancer, aquele
que trabalha independente, já para outros o problema parece ser cultural mesmo.
Parecem não entender o valor artístico que uma ilustração agrega para o impresso.

Editores de arte deste Brasil varonil, uma ilustração vai além da foto,
ela consegue fazer o leitor viajar acordado, faz o leitor transcender o real,
cria climas oníricos e lúdicos. Brinca, relaxa, diverte, denuncia e atrai o olhar e
a atenção do faminto leitor, ávido por brincar, relaxar, divertir-se, etc,etc, etc.

Mas eu sou otimista, um dia, espero que não demore, teremos espaço no mercado
editorial de automóveis e seremos bem mais felizes, leitores, editores e artistas.

MAVERICK DRAG

Taí um Maverick pronto para queimar pneu numa pista molhada.
Mais um pôster na coleção.

NOS BASTIDORES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - JAN BALDER

Adoro livros, se estiverem autografados pelo autor então, é o máximo.
Livros sobre história de automóveis, marcas, corridas, pilotos.
Como diria a propaganda: Amo muito tudo isto.

E ontem chegou o livro do Jan Balder. Creio que muitos aqui já
o possuem e devem ter lido com prazer. É o tipo do livro que conta
a memória da testemunha ocular fidedigna. O cara estava lá na hora
em que os fatos ocorreram.

E são muitos os fatos e muitas fotos, tudo bem impresso, as fotos
bem nítidas e tratadas para garantir qualidade visual.
Tudo muito bom.

Ontem, antes de dormir, lí um capítulo.
Lí não, saboreei. Uma leitura digna de um Chef francês,
ou holandês, como preferir.
Deixo meu testemunho para despertar, se possível,
o desejo naqueles que ainda não conhecem o cardápio
de histórias do Chef Jan, de fazer um pedido e apreciar
esta obra indispensável.

29.9.10

MURAL DE AMIGOS - Francisco Pellegrino e o Camarão

É muito bom receber a participação dos amigos.
O Chicão Pellegrino enviou sua foto junto com o pôster
de seu Camarão laranja e preto. É uma caricatura que fiz a uns três anos.
Show de bola Chicão. Gostei da estante também e dos Porsche 1:18.

28.9.10

DODGE DART 1972 - PÔSTER

Terminado mais um pôster.
DODGE DART 1972. Para ter o seu é só fazer o
pedido pelo e-mail: mau917@gmail.
O pôster vem no formato A3, impresso no papel couchet 150 gr.
Se você quiser personalizar este modelo com outra cor, rodas
ou qualquer outro detalhe também faço.

27.9.10

PEDRO "BALEIRO" E SEUS PÔSTERES


O pessoal está enviando suas fotos com os pôsteres para que
eu possa montar o mural dos amigos deste blog.
Desta vez, foi o Pedro "Baleiro", que já pilotou Fusca, Opala
e agora está no comando do ótimo blog "Baixando a Bota".

DODGE DART, 1972

Ainda não consigo postar do notebook, mas do PC sim. Qual o mistério por trás desse enigma?
Bem, voltando ao Dodge, a cor da carroceria está praticamente pronta, faltam rodas, pneus e cromados. E claro, reflexos, muitos reflexos.
Quero agradecer aos amigos pela ajuda na busca pela data correta.

25.9.10

DODGE DART, QUAL ANO MESMO?


Finalmente consegui fazer esta postagem.
No entanto, a caixa de texto está conflitante,
não obedecendo aos comandos do teclado.
Me faz lembrar quando mudamos o padrão ABNT.

O que fiz pra postar a foto?
Nada, só mudei de computador,
Antes estava tentando postar do meu notebook,
desta vez, porém, usei o PC de minha casa.
Quem pode entender?

Mas falando de Dodge, me ajudem a datar o modelo
acima. As cores virão logo mais.

HELP!!!!! Nova ferramenta do blogger não funciona direito!

O Blogger fez um upgrade na ferramenta de postagem,
até aí nada de mais, só que depois que aceitei este up
não consigo mais carregar imagens para meus posts.

A caixa de texto também está bem atrapalhada,
pois quando faço uma quebra de linha, para ajeitar a diagramação,
ela não aceita e fica criando linhas aleatórias.
Como é que eles liberam uma porcaria dessas sem testar direito antes?

Estou com alguns posts na fila por causa deste problema,
não sei para quem encaminhar minha queixa,
então publico aqui mesmo.
Tem alguém aqui passando por situação parecida?

23.9.10

DICA DE SITE - www.collectioncar.com


Será mais uma rede social?
Na verdade esta dica de hoje é um site de classificados de carros
raros, clássicos, de corrida e muito mais.
Clique aqui pra ir lá!

A imagem da Alfa Romeo, que ilustra este post, peguei aleatoriamente
do link que vende arte automotiva. este aqui. Basta clicar aqui do lado.
É o tipo de coisa que deveríamos ter aqui no Brasil, mas que quase todo
mundo acha que é coisa de somenos. Investir em arte automotiva??
O que vem a ser isso mesmo?! He, he.

Como dizem os Titãs, a gente não quer só comida...mas, cultura, diversão e ARTE.

21.9.10

A PROMOÇÃO AGORA É SEMANAL!

Devido ao grande sucesso da promoção de pôsteres
e aos inúmeros pedidos de modelos diferentes,
resolvi girar mais rápido o estoque, variando os modelos
mais rapidamente.
Agora, toda 4ª-feira um modelo diferente estará em oferta.
O próximo será o Simca Chambord que ilustra este post,
que terá seu valor reduzido para R$ 50,00.
Quase preço de custo, aproveitem pois na outra semana
será outro pôster.

Pedidos pelo e-mail: mau917@gmail.com

20.9.10

PORSCHE 907 - JAN BALDER E NORMAN CASARI final


Acho que é o fim, mas ainda vamos passar esta ilustra
comemorativa pelo crivo da testemunha ocular da História,
Sr. Jan Balder, que junto do saudoso Normam Casari
pilotou este tremendo Porsche 907 pelas ruas de Nova Lisboa,
atual Huanba, Angola.

Sempre fica algo fora do lugar, um detalhe esquecido por mim,
porém, vamos aguardar.
Achei o cartaz da corrida, um barato à parte.
Bem, mais um pôster para a galeria.
Enjoy.

PORSCHE 907 - JAN E NORMAM - TRAÇOS


Este post é para mostrar como é a estrutura do desenho.
Basicamente estou usando cores chapadas, degradês e
um pouquinho de blend para conseguir uma mudança de
tonalidade suave.
O blend é maravilhoso, permite criar muitos efeitos de cor
e luz, mas com o tempo, os arquivos com efeitos do Corel
começam a travar e já cheguei a perder arquivos inteiros
por causa dos efeitos ativados.

Com o tempo aprendi a transformar todos os efeitos em
simples objetos, sejam blends ou malha de cor, etc.

Depois de mais de 10 anos como usuário do Corel
aprendi a simplificar a estrutura do desenho obtendo
resultados mais eficazes e arquivos mais seguros.

19.9.10

PORSCHE 907 - JAN E NORMAN Detalhe

Agora estou afinando a cor, o reflexo e as sombras.
Talvez seja esta a parte que separa os profissionais dos amadores.
Porque é muito chato, cansativo exige correções e muitas horas
de observação.
Mas no final, quase sempre o resultado compensa o esforço.

17.9.10

PORSCHE 907 - JAN BALDER E NORMAN CASARI COR 2


Quinta e sexta-feira sem tempo para postar e ilustrar,
mas vai uma pequena atualização.
Ajustei os faróis, fiz a pequena chave do extintor de incêndio,
e para-brisas.
O Jan Balder comentou no post anterior que não havia esta faixa amarela.
Vocês não sabem o sabor que dá poder fazer uma arte com o
personagem do lado para ajustar o curso certo dos detalhes.
Valeu Jan, e acho que ainda vais dar muitos pitacos aqui, espero!

PORSCHE 907 - JAN BALDER E NORMAN CASARI COR


Agora começa a fase de colocar cor e diluí-las com os blends e degradês.
Logo em seguida virão os patrocinadores e os números.

16.9.10

PORSCHE 907 - JAN BALDER E NORMAN CASARI


Vejam como essa blogosfera é mesmo "inusitada".
Atrás de informações sobre detalhes da participação do
Jan Balder e do Normam Casari ao volante do belo Porsche 907,
eis que o Marco Cressi, me envia o link do ótimo blog sobre
o esporte motor Angolano, África.

O link traz justamente a narração do Jan sobre o que se passou
naquela corride de 1972.
Para ler clique aqui.
Para saber mais sobre a corrida em Angola, clique neste outro link
que mostra a corrida em todos os detalhes, até o desenho da pista
improvisada nas ruas da capital Angolana.
Obrigado Marco pela colaboração.

NOVIDADES NO BLOG

Depois de três dias de pesquisa, tentativas, erros e acertos,
estou inaugurando novas seções aqui no blog.
Por enquanto são apenas mais duas, além da página inicial com
o conteúdo tradicional.
Uma seção para alojar os pôsteres que vendo, vou desabilitar o outro blog
que contém os pôsteres. Não sei como, mas vou fazê-lo.

E mais uma seção onde mostro meus trabalhos extra carros,
ilustrações diversas, criação de identidade visual, mascotes e o que aparecer.

Aos poucos vou pegando o traquejo. Parece muito fácil, mas é preciso ter os olhos
treinados e entender a lógica do blogger pra não fazer besteiras.

Espero ter tudo organizado para os amigos ficarem à vontade.

15.9.10

PORSCHE 907 - JAN BALDER


Agora começando o estudo de cores.
Preciso acrescentar alguns detalhes do Porsche 907 , ainda,
como o contorno das portas, a grade do bico, etc.
O carro era todo branco com faixas verde e amarelo.

Se alguém tiver fotos desse carro em cores e puder me enviar, agradeceria.

14.9.10

PORSCHE 907 - JAN BALDER 2

Evoluindo...para o alto e avante, diria o Buzz!!

PORSCHE 907 - JAN BALDER


Vamos fazer uma homenagem ao grande Jan Balder.
Desde priscas eras pilotava carros maravilhosos.
Foram tantos que até se erra a conta. Malzonis, Pumas, Avallones,
Porsches, só para falar dos tops.

Quem souber mais da vida do Omelete e suas conquistas
conte para todos nós, por favor.

Enquanto isso vou rabiscando esse belo e feroz Porsche 907
pilotado pelo Jan em dupla com quem mesmo? Onde e Quando?

12.9.10

SIDNEY CARDOSO, O CARA QUE NÃO EXISTE!




Existem algumas pessoas que marcam profundamente a vida da gente.
Porém, depois que cheguei a uma certa idade, por volta dos 40 anos,
pensei que muita pouca coisa ou pessoa pudesse me impressionar positivamente.
Graças a Deus eu estava errado!

Em meados de 2006, logo quando abri este blog, fiz uma ilustra do Lorena-Porsche
da equipe Colégio Arte e Instrução.
Eu não sabia da história por trás daquele carrinho.
A única coisa que fiz foi ilustrar um belo carro que me chamava a atenção.

Aí entra o Sidney Cardoso na história. Uma pessoa tão agradável e
simpática que chega a constranger os desavisados.
Eu digo que o Sidney não existe, é um anjo que desceu do céu com a
missão de abençoar as pessoas à sua volta.
Sua fala é sempre positiva e encorajadora, nunca o ví reclamar de nada.

Sidney foi o responsável por realizar alguns sonhos meus.
Em 2007, ele me ligou e me convidou para ir a Interlagos ver o retorno de
Emerson e Wilson Fittipaldi às pistas. Com seu forte sotaque carioca
fez o convite que eu, constrangido, recusei por falta de grana.

Aí ele de pronto me disse: Pô Maurício, você é meu convidado cara,
eu quero que você conheça o Emerson e o Wilsinho.
Ele patrocinou minhas passagens, a hospedagem e me deu uma aula
de história, contando detalhes dos tempos em que corria,
especialmente de GT 40.
E claro, me apresentou para os irmãos Fittipaldi.
Confesso que eu não estava preparado para tanta coisa boa,
tanta alegria, proporcionada pelo cara que não existe.

Quero dizer ao meu querido amigo Ney que você se tornou
uma referência para este velho guerreiro aqui.
Que sempre escuto suas palavras com cuidado e carinho
e que suas apostilas de PNL me ajudam bastante no trato
com as pessoas e a vida.

Eu teria muito mais a falar do Sidney, mas o texto ficaria longo demais,
por isso, quero terminar desejando que Deus lhe dê muita saúde e
disposição para continuar sendo esta bênção que você é.

11.9.10

LORENA GT-L, O PÔSTER


Trabalho finalizado...ou quase.
É que virão outras artes mostrando o carro de frente
e com pintura de corrida.

Se alguém quiser adquirir este pôster peça pelo meu e-mail:
mau917@gmail.com.

10.9.10

ABRAÇO AO MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA

Reproduzo aqui uma convocação geral feita no blog do Jovino Benevenuto, presidente do Puma Clube de Brasília:

Domingo (dia 12) a partir das 8h, em apoio ao Museu do Automóvel de Brasilia, convidamos todos os antigomobilistas de Brasilia e outras cidades a participarem do evento que devolverá ao Memorial JK o Galaxie que foi do Presidente JK, restaurado pelo Ministério do Exército. A concentração da carreata será às 8 horas da manhã no QG do Exército, passeio pela cidade, chegada no Memorial, onde será realizada uma solenidade religiosa, seguida de café da manhã mineiro.
Após o evento e, do outro lado da "rua" (Eixo Monumental), abraçaremos literalmente o Museu.

Levem o seu antigo para darmos todo o apoio ao Roberto Nasser e ao Museu do Automóvel de Brasília.

LORENA GT-L - LINE ART


Pois é, a rapazeada aqui é forte. Dou uma pistinha e os caras já matam na hora.
Nas próximas não darei canja.

Estou criando um material de divulgação para o Lorena GT-L do Luiz Fernando Lapagesse,
e essa arte faz parte. Assim que estiver pronto mostro aos amigos.

TOP GEAR: Como destruir um Porsche 911


Este é um vídeo clássico do programa inglês Top Gear. Aliás, uma unanimidade entre os apreciadores de carros e afins.
Mas mesmo com toda a simpatia a favor desses caras, acho que o Jeremias passou dos limites ao destruir um 911. O carrinho não merecia isto.

9.9.10

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ?

ATUALIZANDO:
O pessoal está pedindo uma dica pra descobrir qual o carro dos rabiscos.
Então, estou mostrando o carro de frente...ou quase!
Agora ficou fácil né, macacada?


Será que alguém consegue descobrir que carro sairá desse monte de linhas?

PINGOU NO MEU E-MAIL Gran Turismo 5


Esta imagem dispensa comentários. Preciso comprar um PS3 para os meninos...
Nós jogamos o GT4, que é o bicho, imagino esse novo!

8.9.10

DICA DE SITE - SPORTS CAR SILHOUETTES



Buscando uma imagem no Google, me deparei com este link legalzinho,
que mostra vários carros, de corrida, ou não, de lado.
Alguns estão apenas traçados, como o Porsche 935 acima, outros finalizados,
como o bonitão abaixo.
Quem gosta de arte e carros há de apreciar.
Clique aqui pra ir lá!

6.9.10

PRA LAVAR A ALMA


Mas, ainda bem que existe gente feliz com a normalidade das coisas.
Como o proprietário desse 356 lindíssimo, brilhando feito cristal na cristaleira
de minha vozinha.

Chicão, olha mais esta idéia. Anota aí.

INVENTAM CADA UMA




Eu não sei nem o que falar da criatividade alheia.
Não sei se é crime, mal gosto...sei lá.
Fazer um furgão de um 356, acho insólito, pra não dizer outras coisas.
Mas transformar um 356 em limosine, já é uma maluquice tremanda.
Acho que o Chicão Pellegrino vai chorar agora.

4.9.10

Artists view of the Porsche 917

Pra começar o final de semana bem, nada como uma overdose de Porsche 917.
Primeiro um videozinho com obras de váriosartistas, inspiradas no "fazedor de viúvas",
depois uns rabiscos meus, que viraram pôsteres, sob o mesmo tema. Enjoy.






3.9.10

DICA DE SITE - ERWIN KOMENDA


Alguém aqui já ouviu falar de Erwin Komenda?
Talvez se eu disser que ele trabalhou na fáfrica da Porsche
desde os tempos de Gmünd possa ajudar? Não?
Então você precisa conhecer este site que conta a história de
Herr Komenda, um estilista automobilístico, como se dizia outrora,
que simplesmente participou da criação do Fusca, criou o 356, o 911
e otras cositas mas desde os tempos do velho Dr. Porsche e depois seu filho Ferri.

E eu, que durante muito tempo pensava, em minha santa ignorância,
que o "Butzi" Porsche, filho de Ferri, era o responsável pelo desenho do 911.

O site é meio esquisito, pobre mesmo, mas cheio de informações e fotos legais.
Merece a visita.
Clique aqui pra ir lá!

PROPOSTA PARA FORMULA VEE BRAZIL

Palavras do Mestre Joca: Reproduzo o post do mestre Joca sobre os rabiscos que enviei a ele e ao Zullino, pais da Formula Vee Brazil.

Um dos grande méritos do projeto do Formula Vee Brazil é ter agregado em torno da idéia grandes colaboradores, que estão tornando possível sua realização. Agora é chegada hora do Mauricio Morais, grande amigo, autor do logotipo do Mestre Joca, além de ser um designer de automóveis que dispensa apresentações. Experiente e com profundo conhecimento da nossa história automobilística, MM nos mandou um longo e-mail, que por si é auto-explicativo:

"Olá Joca... Sei que vocês estão na fase do acerto do chassi da macchina, mas não me contive e fiz um estudo para o que pode ser a carroceria do Formula Vee Brazil. Não se sintam constrangidos em aceitar estas idéias.
Mas como me apaixonei pela idéia do nascimento da categoria tomei a liberdade d
e rabiscar esta proposta. Pesquisei muito por meio da internet os carros que correm nos EUA e Austrália. Selecionei muitas fotos e a minha conclusão é que as carrocerias desses carros são muito pobres no design. Quase todos se parecem com pequenoas pamonhas, apertadinhas e sem graça.Por isso, busquei fazer algo que diferenciasse e elevasse a categoria brasileira a um patamar que não existe ainda, a de carros bons e bonitos. Minha referência principal foi o Fitti-Vê. Bico e cockpit longo e reto, com um pequeno parabrisa. Embaixo do bico um corte inclinado para a frente, finalizado por um pequeno aerofólio integrado. Na lateral, uma entrada de ar tipo NACA, abaixo de uma linha de caráter que não é reta, mas levemente ondulada, acentuando a impressão de movimento, mesmo com o carro parado. Finalmente a traseira é composta por uma proteção do motor que contém uma rabeta que envolve ventilador e radiador de óleo. Três orifícios circulares expulsam o ar quente do pequeno radiador. Esse é o descritivo do "projeto".

Não tenho a pretensão de fazer algo científico. É tudo empírico, e tendo por base apenas observações despretensiosas, sendo passível de críticas. E estou aberto a elas. Sei que há mais para se fazer e me coloco à disposição dos amigo para maiores esclarecimentos.


Forte abraço, Maurício Morais".

É bom que se diga que se trata apenas de um estudo inicial e totalmente baseado no primeiro protótipo, que deverá receber algumas modificações. Mas pessoalmente gostei deste primeiro ensaio. E vocês, o que acham ?

2.9.10

TODOS A FAVOR DO MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA


Outro dia o Flávio Gomes publicou em seu blog um e-mail que falava
da desativação do Museu do nosso amigo Roberto Nasser.
A causa é nobre e por isso chupei o texto na íntegra para que
quem não viu, veja e se mobilize de alguma maneira.

Creio que nós blogueiros poderíamos fazer o mesmo.
Todos publicarmos este apelo. Quem sabe sensibilizamos
alguma artoridade lá do ministério dos transportes?

Leiam, por favor:

VAMOS SALVAR O MUSEU!

Alarmante o e-mail que recebi. O Museu do Automóvel de Brasília, mantido com tanto esforço e carinho pelo Roberto Nasser, corre o risco de ser desalojado. Vejam abaixo:

Você sabia que Brasília tem um Museu do Automóvel? Pois tem sim, e graças à iniciativa e a paixão do Dr. Roberto Nasser, curador do museu e uma das maiores autoridades em antigomobilismo do nosso país. Mas o MAB corre sério risco de desaparecer. Ele está instalado em um imóvel que pertence ao Ministério dos Transportes, que o requisitou para servir de arquivo-geral de documentos, com prazo para desocupação até o final de setembro.

Em reunião realizada em 28 de agosto, o Dr. Roberto Nasser anunciou o fato, e tememos pelo fim do MAB, pois não há para onde levar tantos exemplares raros – Fenemês, DKWs, VWs, Gurgel, motores, chassis e carrocerias raríssimos. Isto dito, os representantes dos clubes de antigomobilismo do Distrito Federal estão reunindo forças para salvar o MAB, fazendo um apelo público ao Ministério dos Transportes.

Comemorando a Semana da Pátria, no próximo dia 12 de setembro, às 10h, o Ministério do Exército devolverá ao Memoria JK, completamente restaurado, o Galaxie do Presidente Juscelino Kubitschek, último carro usado por ele em vida. No evento, estarão presentes diversas autoridades e presidentes de todos os clubes de carros antigos do DF. Logo após a solenidade, todos nós faremos um apelo pela preservação do MAB, dando um “grande abraço” no museu e convidamos a toda a sociedade do DF para nos ajudar a cobrir toda a circunferência do prédio do MAB.

Então está marcado: 12 de setembro, domingo, às 10h, contamos com sua presença para prestigiar o retorno do Galaxie de JK ao Memorial e, em seguida, vamos atravessar o Eixo Monumental a pé e dar um grande abraço, um grande beijo, no Museu do Automóvel de Brasília! A gente se encontra lá!

Se é que este blog serve para alguma coisa, pedimos de joelhos ao Ministério dos Transportes que reveja a decisão de desalojar o museu. O local é importantíssimo, tem a maior biblioteca automobilística do Brasil, precisa ser preservado a todo custo. Um pouco de sensibilidade nessas horas é tudo que se pede. Flávio Gomes.

Atualizando:

Está correndo entre os antigomobilistas uma petição ao governo federal para que acabem com essa palahaçada, clique no link e deixe sua assinatura. É uma boa maneira de se mobilizar e ajudar.