1.3.10

ARTE AUTOMOTIVA APLICADA


Pesquei esta imagem no excelente blog "Paixão por Fusca" (clique aqui pra ir lá).
O que chamou minha atenção foi o espaço maravilhoso que a revista deu ao desenho.
Um cartoon bem resolvido e feito à mão. Legal pacas.
Aí me ocorre o seguinte pensamento: Porque aqui no Brasil as revistas de automóvel não usam desse recurso para enriquecer suas edições?
As capas seguem sempre a mesma fórmula de encher o freguês com todo tipo de informação que acaba se perdendo no final da conversa, criando uma cacofonia visual resultando num efeito corntrário ao desejado, ou seja, o olhar do comprador(leitor) acaba buscando a capa de leitura mais agradável.
E existe coisa mais agradável que uma bela ilustração? Independente da técnica executada?

Onde foi parar a criatividade e o bom gosto dos nossos editores de arte e designers responsáveis pelo layout das capas e páginas? Onde foi parar o ousadia dos criadores e editores?
Falta de artistas é que não é. É só dar uma olhadinha pelo anuário TALENTO, que reúne artistas de todas as matizes, pra ver que gente boa para a terefa existe.
Basta procurar na internet que outros aparecerão.

Você pode dizer que estou advogando em causa própria, sim e daí, estou na verdade levantando uma bandeira, pequenina, solitária, mas que se depender de mim sempre estará estendida ao vento, pra quem quiser ver.

6 comentários:

MaiconRacer disse...

Bela idéia!!!!.... segue aqui mais um belo exemplo do uso da arte...

http://2.bp.blogspot.com/_MvoS0Y8Z1WI/S4sLcHdg_WI/AAAAAAAAB28/gK6lpILB1XE/s1600/sebringPoster-2010.jpg

Goodtimes disse...

É realmente uma pena que nossos periódicos não lancem mão desta ferramenta de comunicação tão excepcional que é a ilustração. Dá um tom mais intimista à mensagem que se quer passar.
A propósito: gostei da nova casa.
Parabéns!

FuscaAtivo Magazine disse...

Com a revista FuscaAtivo Magazine tento fazer dela uma alternativa dedicada ao Fusca e derivados com um estilo diferente. A fotografia e o design prevalecem nas minhas edições, mas uma coisa curiosa é que a maioria dos leitores não está muito habituado... Nós ligados as artes temos uma idéia, um projeto e queremos torna-lo realidade! Agora também como editor deparo-me com inúmeras dificuldades que passam também por ter que agradar a conceitos estéticos de uma grande maioria. Não é fácil!!! Por isso criei a revista FuscaAtivo Magazine Online e faço dela um balão de ensaio permanente até conseguir um público interessado e com outros conceitos estéticos próximos dos meus. O que eu acho, sinceramente, é que é preciso ter uma cultura estética que seja compreendida pela maioria e aos poucos introduzir conceitos novos e arrojados, para que se possa "educar" artisticamente o público em geral. Leva tempo e temos que ser pacientes e sapientes! Da minha parte lanço o desafio para os designers gráficos de quiserem participar com as suas ilustrações na revista FuscaAtivo Magazine Online, entrem em contato e visitem o site www.fuscaativo.com.br

Abraço e parabéns pelo trabalho gráfico!
Nuno Canastra

De Gennaro Motors disse...

parabens pela ideia Mauricio

Abraços

Fernando Gennaro

Ararê Ilustração disse...

Mais uma vez essa bandeira é hasteada por você meu amigo "missionário ilustrador", mas ela não é mais pequenininha e também não está mais solitária.
Estou junto com você nessa "caminhada" Maurício.
Apesar dos buracos nessa "estrada", vamos seguindo em frente com nossa paixão pela arte e pelos automóveis, com determinação e fé de que um dia chegaremos lá.
Como o amigo Nuno disse aí em cima: temos que ser pacientes e sapientes por que isso leva tempo.
Às vezes a gente se cansa dessa espera mas a paixão pela arte, em especial pela automotiva, é mais forte, então botamos o pé na estrada novamente.

Vamos aceitar o "desafio" do Nuno Canastra?!

Um abraço à todos os apreciadores da arte automotiva.

Mauricio Morais disse...

Maicon obrigado pelo link, muito legal.
Luciano, compartilho de suas idéias, obrigado.

Nuno, sua esposição foi muito lúcida e acho que é por aí mesmo. Precisamos sacudir o marasmo das fotografias editadas no phosotshop. As páginas das revistas e livros automotivos merecem um pouco de tinta, rabiscos de lápis e nanquim, mesmo que virtuais. Eu topo o desafio, e acredito numa parceria maravilhosa entre os periódicos e os ilustradores.
Além do que, seria um grande diferencial para aqueles que "ousassem" usar ilustrações em suas matérias.

E fico muito feliz que meu irmão de trincheiras e pincéis se uniu a para encarar esses desafios. Bem vindo à luta Ararê, aliás, você já é velho de guerra!