MERCEDES 190 E - PAULO LOMBA


Existem alguns carros que são imensamente prazerosos na hora de desenhar. Um deles é o Mercedes, especialmente os carros dos anos 70 a 90. Linhas clássicas, limpas e objetivas. Mas não é uma objetividade germânica, é uma objetividade latina, pra ser mais exato italiana.
Me foge o nome do designer automotivo encarregado pelas linhas da Mercedes nestes anos citados anteriormente. Vou pesquisar e trago o nome do capo mais tarde.

Não gosto do caminho tomado pela Mercedes em seus carros recentes. Eles se parecem com qualquer sedãzão oriental. Perderam a classe nas linhas, se confundem com qualquer carro da mesma categoria, a mesma coisa acontece com a BMW. Outro dia fui ultrapassado por um modelo 2009/2010 e só percebi que era um BMW por causa do logo na tampa do portamalas.

Então, o negócio é fazer como o Paulo Lomba, que colocou logo dois modelos em sua garagem, este 190 E de 1985, que virou modelo de meus pincéis digitais e um 230 de 1975.

Carros que devem ser preservados, pois são referência de elegância e beleza dentro do espírito da forma e função.

Comentários

Unknown disse…
O chefe de design da Mercedes entre 1975 e 1999 foi o italiano Bruno Sacco. Foi ele o responsável pelo desenho de todas os carros da marca no período, incluindo o 190E e do protótipo C111.
Mauricio Morais disse…
Isso mesmo João era o Sacco, sem trocadilhos. Eu tenho uma revista italiana ou inglesa que traz a biografia dele, quando ele estava aposentando. Mas quem disse que acho no meio dos meus alfarrábios??
Valeu demais sua participação.
Sidney Cardoso disse…
Maurício
É verdade os carros estão ficando tão parecidos que quando passam rápidos só os identificamos pelo logo.

Essa Mercedes do Paulo Lomba ainda não tive o prazer de vê-la de perto só o Karmann-Ghia dele. Mas a julgar por esse último pode contar que a pintura dela deve estar um primor.
Mauricio Morais disse…
É verdade Sidney, os carros do Lomba são sempre muito bem preservados.
Teté M. Jorge disse…
Sensacional, Mau!

Fiquei uns dias sem vir aqui e o blog tá cheio de novidades...

Eitaaaaaaaaaaa!

Beijos.
Unknown disse…
Gosto muito dessa Mercedes 190 E, adoraria ter uma delas hoje, para ser meu carro de uso diário.
Alguém lembra do Monza 190 E??? uauhahua
Mauricio Morais disse…
Migdonio, me lembro do susto que vi esse monza pela primeira vez.
De frente o carro era uma Mercedes sem tirar nem por, mas por lado ele era o Monza. Me lembro de ficar sorrindo ao lado do carro e admirando o acabamento interno dele, todo em couro preto etc, era muito completo o carro e muito bem feito.
Ola Mauricio

sempre gostei dessa MB ! é linda

abraços

Fernando Gennaro
Felipão disse…
Se me permitem, impossivel nao levar da corrida que fazia parte do lançamento do carro, em nurburgring, vencida pelo senna...
Mauricio Morais disse…
Bem lembrado Felipão, e venceu na chuva diante de todos os veteranos e campeões de Formula 1.