BRANDS HATCH, 1969, RICARDO ACHCAR!

Graças a Deus, tenho a felicidade de poder viver e reviver momentos que marcaram a vida de várias pessoas. A lista de notáveis personagens da história do nosso automobilismo que tenho conhecido através de meus desenhos e do blog é maravilhosa, e a possibilidade de registrar seus feitos é uma honra inominável.

Nesta "viagem", comecei conhendo o grande Sidney Cardoso, a quem sou eternamente grato, pois me acolheu com carinho e profundo respeito. Ele me abriu várias portas importantíssimas. Através dele pude conhecer Emerson e Wilson Fittipaldi, Antônio Ferreirinha e Ricardo Achcar.

Falemos então do Ricardo, que é um apaixonado. Um apaixonado que saber gerir sua paixão, que valoriza cada momento de sua caminhada, porém sem perder a graça e a sutileza de um gentleman.

A ilustra que figura neste post retrata um momento marcante da carreira de Ricardo. Todos conhecem a história de sua viagem para a Inglaterra nos idos de 1969 e da aula de pilotagem que ele deu aos gringos, ao dominar um Merlyn da equipe de Sir Stirling Moss.

Levei quase um ano para finalizar este trabalho, tamanha a relevância histórica para seu personagem principal e para todos nós que o acompanhamos.
Mas finalmente ficou pronta. Espero ter podido captar com meus traços a essência do momento
vivido por nosso amigo.

Que mais posso dizer? Curtam!

Comentários

Anônimo disse…
Belo texto.
Pelamordedeus, ficou linda essa ilustra.
Uma obra de arte sem dúvida, e belo texto também.
Voltou com o pé embaixo no acelerador hein meu brother hahaha...
Legal, bom ter você de volta pra estrada.
Boa viagem!
Unknown disse…
É...sem palavras!

Bela homenagem,e ótima ilustração.
Anônimo disse…
Me lembro desses Merlyn correndo na Formula Ford. Eram os mesmos carros? Alguém sabe me dizer?
Marcio Figueiras disse…
Belo texto e ilustra demais!
Ararê disse tudo, voltaste com o pé embaixo.
Cesar Costa disse…
O cabra Maurício é bom nisso, hein! Ficou muito bonito mesmo...

Paulo: este do Achcar era o original inglês. Aqui no Brasil ele foram reproduzidos pelo Grecco e chamados de Bino. A diferença estava nos motores (aqui de Corcel), mas o desempenho era semelhante.
Felipão disse…
Uma verdadeira obra de arte. Aliás, o Achcar merecia, por toda sua vida e obra no automobilismo. Grande Achcar...

Ahhh.. E Mauricio, obrigado pelas palavras lá no blog. Vc é um cara fantástico, que considero um verdadeiro amigo...

Suas palavras ganham um valor maior por isso...

Obrigado mais uma vez...
Anônimo disse…
Maurício, obrigado por retratar tão bem um momento emocionante do verão mais quente que houve na Inglaterra o de 1969 em que as porteiras horizontais da Tower Bridge...colaram aço no aço... Acho que foi por isso que, DEPOIS, acabamos nos dando bem o Luizinho e eu nas 11 semanas seguintes em que os Técnicos da RAC desclassificaram 5 pilotos ponteiros da FF no campeonato Inglês, em Mallory Park, fora do regulamento...uma corrida que a estrela do Rato (aqui denominado Jim Russell) não deixou ele participar. Já seguia para a F III.
Mas isto é uma outra história!Fica por conta do Ferreirinha que teve que dar um jeito no carro do Rato vendido para o Collin Vanderwell.
A internet é o diabo solto...! Lá se vão...40 anos...
Sidney Cardoso disse…
Maurício

Bela ARTE!!!

Ricardo Achcar de pé embaixo, de lado, na curva Druids em Brands Hatch.

Essa é pra macho, essa curva é a mais curta do circuito e em seguida vem um mergulho doido.

Quanto ao prazer que você sentiu em nos retratar fique certo que a recíproca é verdadeira, a honra é nossa em poder reviver momentos inesquecíveis nas suas mãos que são de MESTRE.

Ainda ontem conversando com Anisio Campos e Ricardo Machado os dois elogiaram muito sua arte, ficaram extasiados com a ilustração que você fez do Karmann-Ghia Dacon do Anisio.

Eles ainda não colocaram ela no site porque há uma pendência jurídica com um fornecedor que furou o contrato e como prova não querem mexer no site. Assim que tudo estiver resolvido juridicamente sua ilustração estará lá na primeira página.
Mauricio Morais disse…
Pessoal, é muito estimuante abrir o blog pela manhã e receber essa enchurrada de observações positivas sobre o que faço.
Felipão faço minhas as suas palavras, meu amigo.
Achcar, é uma honra tê-lo de volta fazendo comentários por aqui, sei que seu tempo é precioso devido aos projetos em andamento.
Sidney, fiquei muito feliz desaber da recptividade do Anísio e do Ricardo ao pôster dos KG/Porshe. Cara, o Anísio é um dos meus ídolos de infância. Tenho guardado um bocado de 4 Rodas em que ele aparece. Imagine minha emoção!!
Forte abraço a todos.
Teté M. Jorge disse…
Pô, Maurício, um espetáculo!

Parabéns.

Beijos.