5.2.09

EVOLUÇÃO AERODINÂMICA DOS 911


Visitanto o blog do Gustavo Leme me deparei com a foto do Porsche 935 "Moby Dick". E quando se fala de Porsche vocês sabem...
Bem, o assunto era a aerodinâmica dos carros que disputavam campeonatos de turismo e GT na europa, papo aliás que surgiu no blog do Joel.
E os Porsche? Aí me lembrei ter feito um pôster que mostra a evolução da aerodinâmica desses bólidos (essa é velha).
Me admiro com esta marca justamente pela busca da perfeição e a coragem que ela tem de ampliar suas fronteiras.
Vou procurar as fotos que me ajudaram a fazer este quadro. Aguardem.

10 comentários:

Luís Augusto disse...

OK, Maurício, mas, com todo respeito que esses bólidos merecem, acho as linhas da primeira geração do 911 insuperáveis, seguidas de perto pelas da quarta.

Mauricio Morais disse...

É verdade Luis, mas estamos falando de protótipos e Gts de pistas. Carros expermentais.
Mas os de rua são maravilhosos.

Kakazu Motorsports disse...

Porsche na minha opinião é a verdadeira maravilha da engenharia automobilistica......
mesmo seguindo o mesmo conceito há anos, sempre permaneceu competitivo e o equipamento nunca se ultrapassou....é um carro muito versatil dos carros

De Gennaro Motors disse...

fantastico ! Porsche é Porsche rsrs

Felipão disse...

Maravilha de evolução, Mauricio. E o Gustavo mandou bem por ter colocado o assunto em pauta no Carangos...

Felipão disse...

Maravilha de evolução, Mauricio. E o Gustavo mandou bem por ter colocado o assunto em pauta no Carangos...

Ron Groo disse...

Gosto muito de porches. Os carros da casa de Stutgard são belissimos. Embora eu prefira os mais antigos.

Joel Marcos Cesetti disse...

Ótimo assunto para se debater,e lembrando salvo engano,todas as evoluçoes do Porche foram vitoriosas!

abs

Mauricio Morais disse...

Joel puxando pela memória parace que não bem assim não. A versão "Moby Dick" teve seus problemas, que foram solucionados pelos irmãos Kremmer, da Alemanha. Eles mudaram os apêndices aerodinâmicos, mexeram não sei o que na mecânica e suspensão e aí sim fizeram o 935 K (de Kremmer), que foi um tremendo vencedor, ganhando até de protótipos de categorias mais fortes.

Outro que não teve tanto sucesso foi o 959 para Le Mans.A versão para Dakar atingiu a meta, ou seja, a vitória nos dois primeiros lugares, mas a versão de pista foi um fiasco total.

Leandro disse...

O 959 nunca foi desenvolvido especialmente para Le Mans, pois nessa época a Porsche contava com 956 e os 962 que eram os verdadeiros bichos papões de Le Mans, ganhando sempre fácil. Mesmo assim um 959 ainda foi 7º lugar geral em Le Mans em 1986, mas primeiro lugar na categoria B, ficou atrás só dos carros da Categoria C (que incluia os 956 e 962).