SIMCA ABARTH


Achei todas essas fotos em vários sites que falam de automobilismo brasileiro. Bandeira quadriculiada, Obvio, Brazilian yellow pages, etc, etc. Todos narram com detalhes os personagens e cenários que influiram na vida desses possantes carros para o Brasil, bem como seus desempenhos nas corridas de que participaram. Por isso, acho que não tenho nada a acrescentar, a não ser, talvez, fazer uma bela ilustração desse carrinho que cativou admiradores por todo mundo...


Achei todas essas fotos em vários sites que falam de automobilismo brasileiro. Bandeira quadriculiada, Obvio, Brazilian yellow pages, etc, etc. Todos narram com detalhes os personagens e cenários que influiram na vida desses possantes carros para o Brasil, bem como seus desempenhos nas corridas de que participaram. Por isso, acho que não tenho nada a acrescentar, a não ser, talvez, fazer uma bela ilustração desse carrinho que cativou admiradores por todo mundo...Enquanto vou ilustrando, os Simqueiros de coração podem ocupar esse espaço e falar, falar e falar à vontade da paixão por esse carrinho. Alguém aqui presenciou os pegas entre os Abarths e Berlinetas e Kgs??
Comentários
As Simca-Abarth - quatro foram importadas, embora somente três tenham corrido, duas com motor 2.0 e uma 1.6 - foram a resposta da Simca do Brasil (leia-se engenheiro Pasteur, Perrot e Ciro Cayres)à hegemonia das berlinetas Willys Interlagos na temporada de 1963 onde virtualmente ganharam tudo. Dizer que houve um combate direto seria até covardia porque, a exemplo do ocorrido com as berlinetas no ano anterior, as Simca-Abarth monopolizaram as corridas do campeonato de 1965, secundadas pelo protótipo Tempestade/Perereca (venceu duas). Digamos assim que a Willys provou um pouco de seu próprio veneno.
Embora criticadas por muitos que preferiam as soluções caseiras, via indústria nacional , minha opinião pessoal é que iniciativas como esta (e das Alpine-Renault, Alfa Romeo Ti e GTA, BMW, etc...)tiveram o mérito de nos manter pelos menos neste sentido ligados com o melhor da tecnologia estrangeira - dentro das nossas parcas possibilidades, é claro!
Grande abraço!
Este link diz tudo:
http://www.luik.com.br/News_View.aspx?Articleid=5,
E viva o José Fernando Martins, "Toco", Ciro Cayres e Jayme Silva
Paulo Pires