26.3.08

SIMCA CG (Esse eu não conhecia)

Nosso dileto e querido amigo, Sidney Cardoso nos manda um comentário sobre Simcas. Na verdade sobre um Simca em especial, o SIMCA CG. Retirei um tracho da conversa dele com o Rui Siqueira, o mestre dos Simcas.
Olha, posso estar enganado, mas na minha modesta opinião, tanto o Simca Tempestade quanto o Simca-Achcar de nosso amigo Ricardo Achcar, foram inspirados no Simca CG, sendo que pra mim o mais bonito deles foi o Simca-Achcar que Maurício Morais tão bem retratou em sua ilustração com as fotos que encaminhei pra ele.O CG vem das iniciais de dois irmãos Chappe e Gessalin.
Estes dois irmãos primeiro trabalharam para o Renault Alpine, depois se juntaram à Simca e criaram o Simca CG, de início em 1966, com apenas 40 HP e 944cc.A partir daí foram aperfeiçoando-o aumentando a cilindrada, etc. chegando a 2160.
Vou enviar umas fotos dele para o Maurício Morais.
Ah, tenho um almoço com Ricardo Achcar na próxima quinta-feira, vou aproveitar e perguntá-lo se ele não se inspirou no Simca CG pra fazer aquela linda Berlineta com motor Simca.
Forte abraço, Sidney Cardoso

8 comentários:

Juliano "Kowalski" Barata disse...

Lindíssimo! Lembra muito, muito o Matra-Bonnet D'Jet; o meu favorito destes petits franceses... []s!

Anônimo disse...

Juliano,

Bom saber que tem mais gente que lembra do Jean Bonnet (o prenome pode estar equivocado), construtor que foi absorvido pela Matra quando o conglomerado francês de armas, tecnologia e aviação) resolveu entrar no mundo das quatro rodas. O Simca CG lembra também o Mini Marcos GT, um carrinho feio de doer montado sobre a mecânica da genial criação de Alex Issigonis.

Anônimo disse...

PS: o anônimo de cima sou eu, Beegola

Juliano "Kowalski" Barata disse...

Olá Beegola, o figura é o René Bonnet. Só lembrar de "Renault", fabricante que engoliu a Matra e depois fez que não viu...

Anônimo disse...

Juliano,

Por isso prefiro os Citroën e os Peugeot.

Caíque.

Mauricio Morais disse...

É preciso lembrar também que existia uma porção de kit cars na europa e que a originalidade do design não era o forte deles, por isso eles se parecem tanto um com o outro.

Anônimo disse...

Caro Maurício
Como havia respondido ao Rui Siqueira e você colocou aqui, almocei hoje com Ricardo Achcar, interessante que ele, da mesma forma que você, nem conhecia o Simca CG, portanto não se inspirou nele.
O papo foi tão bom que o almoço só terminou na hora do jantar. Não posso te adiantar nada porque ele pediu que um assunto ficasse reservado, por hora só posso te dizer que em breve acho que você estará ilustrando mais uma criação dele que estou vendo nascer.
Olha, procurei outras fotos e filmes do Simca CG e percebi que a traseira do Simca-Achcar é diferente, desce suavemente do teto um grande vidro traseiro, como pode ser visto neste link do Youtube em que aparece o Simca-Achcar e sua ilustração dele:
http://www.youtube.com/watch?v=bGH6skxes3Y
Já no Simca CG há um forte declive e o vidro traseiro é pequeno, como neste link:
http://pt.fooooo.com/watch.php?id=37071580fd78e5533af6a9096e76e3e9
Estive observando mais e achei que este Simca lembra também o Puma e a Berlineta. O C.G.Spider 1000 então, pra mim lembra muito a Berlineta.
Maurício, estou te enviando por e-mail um Simca CG do La Fossel de frente e costas, esse está lindo.
Se puder, por favor, coloca a imagem dele também ai pra que a turma possa vê-lo.
Interessante como este carro passa por tantas transformações.
Sei lá, rapaz, tenho a mania de achar semelhanças em quase tudo.
Gostaria que a turma que freqüenta aqui desse sua opinião.
Ele lembra o Puma e a Berlineta ou sou eu que vejo semelhanças demais?
Abraço a todos,
Sidney Cardoso

Anônimo disse...

O Simca-Achcar tambem conhecido como Santa Fúria, foi inspirado na Lola Ford creio que de 1964 de cor azul noturno e que foi muito replicada em miniatura e que justamente me serviu para fazer escala para o Simca-Achcar. De fato,se não me engano, a Lola Ford foi a precursora, ou melhor "chamada" da Lola para que a Ford colocasse o nome NA FRENTE com o Ford GT40. Creio que deste fato surgiu a ligação forte da Lola com a Ford e o sucesso de Le Mans.
Ricardo Achcar