28.6.07

PRONTO. (Se tiver paciência leia o texto abaixo e comente)

Taí minha homenagem a esse que foi um carro maravilhoso e injustiçado.
O Copersucar Fittipaldi FD 01 foi o ponto de partida para uma aventura tão grandiosa quanto incompreendida.
O Brasil não estava preparado para o que veio a acontecer. E me pergunto, será que estamos agora? Penso que não.
O que Wilson Fittipaldi Jr. e Emerson fizeram estava além do seu tempo. Eles resolveram desbravar a densa floresta do automobilismo mundial, com a meta de atingir seu ponto mais alto, os picos da Fórmula 1.
Ousaram sonhar e colocar em prática esse sonho. Reuniram forças e foram em frente.
Ousaram também no projeto. Seu ímpeto jovial e arrojado exigia algo novo.
E Ricardo Divila, o projetista, usou e abusou da liberdade que lhe deram.
E assim encantaram o mundo com um projeto inovador e diferente.

Palmas para a coragem dessa trupe, que conseguiu fazer o Brasil sonhar durante alguns anos,
chegando na frente da Ferrari no campeonato de construtores.
Sinto que faltou pouco para eles conquistarem seu objetivo maior...
Pouco não, faltou "apenas" uma forcinha que nosso país, nosso povo deixou de dar.

27.6.07

COPERSUCAR FITTIPALDI FD 01


Minha próxima ilustração é uma criação de Wilson Fittipaldi jr. e Ricardo Divilla.
Nosso primeiro Fórmula 1, que recentemente foi restaurado.

22.6.07

FUSCAS MARAVILHOSOS NO DIA MUNDIAL DO FUSCA

Pra comemorar o Dia Mundial do Fusca nada melhor que lembrar o espetacular Fusca do Nelsão Piquet, que achei numa finada revista Platina. Revista maravilhosa, diga-se de passagem.
O Fuscão tinha um motor 3.0 e passava dos 200 Km/h.
Espero que dê para vocês lerem a ficha técnica do bicho. É uma aula de preparação.
Na revista Nelson diz que elaborou o carro enquanto se restabelecia da pancada que havia sofrido nos treinos da Indy.Não tinha nada pra fazer no hospital...Chamou um ex-engenheiro da equipe Brabham e botaram o projeto em prática.
Alguém já viu esse carro, ou tem idéia se ele ainda existe?

21.6.07

POIS É, TERMINADO! (Virou pôster, garanta o seu)

Eis a primeira imagem de emoção que guardo no coração quando o assunto é automobilismo.
O Lotus preto correndo pra vitória. Lembro-me de assistir o Luciano do Vale narrando as vitórias do grande e paciente Emerson Fittipaldi durante as manhãs de domingo.
Eu acompanhava tudo da tv preto e branco de minha casa. Nove anos de idade uma miniatura desse carro, feita pela Matchbox, nos tempos que ela era referência em miniaturas automotivas, escala 1 por qualquer coisa...

Emerson foi e continua sendo meu primeiro herói, principalmente de uns tempos pra cá, depois que ele colocou sua vida nas mãos do papai do céu. Esse cara sabe de tudo mesmo, palmas pra ele.
ESQUIFE COM RODAS?! (Ainda não terminou)

Certa vez assisti a um documentário sobre a carreira do Emerson onde ele falava da impressão que teve assim que viu a Lotus preta pela primeira vez. Ele disse que se parecia com um esquife todo preto com aqueles filetes dourados. Mas que a forma em cunha do carro, com bastante apelo aerodinâmico já mostrava que ele seria um vencedor.
Saudades da ousadia do Collin Chapman.

Se não me engano o Modelo 72 teve longas 5 temporadas com poucas alterações.
Tô certo ou errado?

19.6.07

Nesta fase da arte parece que nada vai dar certo ...e se não tomar cuidado pode dar zebra mesmo! É preciso muita paciência pra se concluir uma ilustração como essa.
Mais um pouco da bagaça campeã de 72 e vice de 73.

18.6.07

LOTUS 72 D VETORIZADA

Vou vetorizar a Lotus do Emmo em sua homenagem.
É só acompanhar. Vai virar pôster.
VAMOS COMEMORAR!

35 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL DE EMERSON FITTIPALDI NA F1.
OUTRO SITE JAPONÊS

Tenho pesquisado na internet o que se faz em termos de
arte automotiva pelo mundo afora. E os japoneses dão um banho de ecletismo e qualidade.
Devagarinho vou postando o que tenho achado.
Neste site, por exemplo, voltado para o mundo infantil, existe um link com caricaturas de carros de F1. São desenhos como esta Lotus 72 D.
Tem desenhos de carros dos anos 50 até os atuais. Vale a pena a visita.
Só que é tudo em idioma japonês...

14.6.07

DIRETO DO JAPÃO

Vocês que apreciam arte automotiva vão pirar com o trabalho desse japinha.
http://www.fan.hi-ho.ne.jp/m-garage/frame_e.html
Parece até foto. Meu japonês é inexistente, mas pude entender (não me perguntem como)
que ele trabalha com o Adobe Ilustrator para fazer o carro e Photoshop para o cenário.
O cara é demais, que vocês acham?
PODE ATROPELAR!


Parece um sonho de uma noite de verão. Um batalhão de F40 invadindo a avenida.
Este instantâneo (acho que ninguém usa mais isto) mostra a quebra do recorde de maior número de Ferraris em um circuito, no caso Silverstone.
Haviam 385 Ferraris, sendo quarenta F 40.

6.6.07

VOLTEI PRA MATAR A SAUDADE...e de Santa Matilde 4.1


Espero que me perdoem o desaparecimento. Mas compromissos me roubaram todo tempo disponível para blogar.
Vamos ao carro. Esta imagem vai virar banner e acompanhará seu feliz proprietário pelos encontros da vida. Acabei agora de vetorizar esta Santa Matilde 4.1 no velho e bom Corel Draw 9. Isso mesmo versão 9. Já saiu a 13, mas com os mesmos bugs e instabilidade das versões "atualizadas".

Bem, vocês não tem nada com esses problemas de software, estou só matando a saudade de falar besteira, he he.
Se a galera pedir eu coloco um passo a passo desta ilustração.