PROTÓTIPO KINKO NA PISTA (ÁGUIA CONTA MAIS UM POUCO)

Este protótipo foi construído pelo Salvadore Amato, ele era piloto de motociclismo, a mecânica foi feita pelos irmãos Takeo Tamaki e Chiro Tamaki, (eles são japoneses e seus pais nasceram em Yokohama, que era chamada de "Kinko " que significa Porto do Ouro).
Ele nos trouxe muita alegria...o grande adversário era o Protótipo Snobs do Eduardo Celidonio, que tinha um motor em V de 4 cilindros - muito mais potente, mas que quebrava. Nosso carro foi o 1º colocado da categoria Mecânica Nacional nos 1500 kms de Interlagos de 1970 e 4º na geral, somente atrás de duas Alfa GTA e uma BMW.
PS. do Maurício: Que pista era essa, e esse sacarolha que lembra Laguna Seca? Que coisa mais linda.

Comentários

Paulo disse…
Maurício,
O motor do Snobs não era um Corvair??
O motor Corvair não era 4 cil. boxer??
joaquim disse…
Há um pequeno equívoco aqui. O motor do Snob's era um Corvair 6 cilindros flat,contrapostos refrigerados a ar, 2,6 litros, 145 Hp a 4.800 rpm, alimentado por um carburador Weber 45 de corpo quadrijet.
Era originário do Karmann Ghia Corvair de Eduardo Celidônio que fez algumas provas em 67 e 68 com este carro. A partir de 69, a mecãnica passou a fazer parte do Snob's.
joaquim disse…
Esqueci de comentar: o circuito é Interlagos, sem dúvida, creio que na saída do Bico de Pato, descendo rumo ao Mergulho.
Mauricio Morais disse…
Pronto, viu Paulo? Pintou dúvida o mestre Joa mata. He, he.
Valeu o tiro certeiro mestre Joa.
paulo.coimbra@oi.com.br disse…
Acrescentando Joaquim:
O chassis do Snob's foi projetado por Ricardo Divilla....
abraços
Anônimo disse…
Mauricio :

Apurei os seguintes resultados do Protótipo Kinko:

1970 -

08/03 - 1500 Km de Interlagos - quarto colocado - Luís Evandro Aguiar/Stanley Ostrower

15/03 - Festival de Velocidade - Interlagos - nono colocado - Luis Evandro Aguiar

14/06 - 12 Horas de Interlagos - oitavo colocado - Luis Evandro Aguiar/Stanley Ostrower

19/07 - 2 Horas de Velocidade - Interlagos - nono colocado - Stanley Ostrower

22/11 - Mil Milhas Brasileiras - Interlagos - décimo-quinto colocado - Stanley Ostrower/ "Delta"

1971 -

23/05 - Prova dos Campeões - Interlagos - Não terminou - Pedro Resende Mello

15/08 - 250 Milhas de Interlagos - quarto colocado - Pedro Resende Mello

07/09 - 500 Km de Interlagos - Não terminou - Pedro Resende Mello/Martinho Silberschmidt

12/12 - Prova Brasil - Interlagos - Não terminou - Pedro Resende Mello

19/12 - Prova Argentina - Interlagos - sétimo colocado - Pedro Resende Mello

1972 -

30/04 - Festival de Roncos - Interlagos - Divisão 4 - quarto colocado - Martinho Silberschmidt

14/05 - Prova dos Campeões - Interlagos - Não terminou - Pedro Resende Mello

Esses resultados foram apurados nas revistas Auto Esporte e Quatro Rodas dos anos de 1970 a 1972.

Ricardo Cunha
Mauricio Morais disse…
Mais uma vez obrigado Ricardo. Seus dados sempre vem enriquecer os posts desse humilde espaço. Abs.
joaquim disse…
Paulo Coimbra,
Na realidade o Divila e o Ary Leber só deram alguns palpites e ajudaram na construção do Snob´s, mesmo porque na época (1969)eles não tinham todo esse conhceimento não. Toda a concepção inicial do Snob´s foi do Anésio Hernandez e a construção do Chico Picciuto, os meninos só ajudaram a dar um trato melhor. Mas depois ficou a fama por causa do Divila, mas a verdade é essa daí.
Abs.
Luiz Evandro águia disse…
O Motor do protótipo Snobs - que era o nome de um cinema ao ar livre, de propriedade do Eduardo Celidono era oriundo do automovel Chevrolet Corvair . V6 ( motor trazeiro baixo,, )
Luiz Evandro águia disse…
Caro Maurico
Parabens ao "anonimo" ( quem seria ele ? ) - que conseguiu os resultados oficiais do prot. Kinko original ,.e seus sucessores..Luiz Aguiar - sou eu mesmo..foi um pseudonimo..que utilizei na época para esconder do meu pai que nao me autorizava a correr..
"Delta" parceiro do Stanley Ostrower nas Mil Milhas de 1970 é o pseudonimo meu amigo Dante Di Camllo ( deltadelta@uol.com.br ) que tb usava esse pseudonimo .eu aluguei o Kinko pra ele correr aquela Ml Milhas..junto com o Stanley Ostrower
Luiz Evandro águia disse…
essa curva ai do Protótipo Kinko em Interlagos é a descida do mergulho logo após a curva do bico de pato
Anônimo disse…
Luiz Evandro:

O "Anônimo" sou eu, Ricardo Cunha. Os resultados do Protótipo Kinko que eu listei estão completos?

Um abraço.

Ricardo Cunha
Luiz Evandro águia disse…
Caro Ricardo Cunha, o anonimo !
muto grato pela brilhante pesquiza ..acho que os resultados estão corretos sim. vc poderia me informar quais os numeros das revistas 4 rodas e Auto Esporte pesquizadas ?
Anônimo disse…
Luiz Evandro:

1970:

1500 Km de Interlagos: AE ABR/70 e 4R ABR/70
Festival de Velocidade: AE MAI/70 e 4R ABR/70
12 H Interlagos : AE JUL/70 e 4R JUL/70
2 H de Velocidade : 4R AGO/70
Mil Milhas Brasileiras : AE JAN/71 e 4R JAN/71

1971:

Prova dos Campeões : AE JUL/71
250 Milhas de Interlagos : 4R SET/71
500 Km Interlagos : AE OUT/71 e 4R OUT/71
Prova Brasil : AE JAN/72 e 4R JAN/72
Prova Argentina : AE JAN/72 e 4R JAN/72

1972:

Festival de Roncos : 4R JUN/72
Prova dos Campeões : 4R JUN/72

Um abraço.

Ricardo Cunha
Luiz Evandro águia disse…
Oi Ricardo o "anonimo".. Muito grato pelas nformações, meu amigo Roberto Dal Pont tem uma coleção completa das duas revistas,, Passarei na casa dele pra tirar algumas copias,,,desses resultados/
Anônimo disse…
"Na realidade o Divila e o Ary Leber só deram alguns palpites e ajudaram na construção do Snob´s, mesmo porque na época (1969)eles não tinham todo esse conhceimento não."
Mmmm...grato pela informacao..(rsrs), quer dizer que os desenhos do chassi e carroceria que ainda tenho sao alucinacoes?
Abracos Ricardo Divila
Anônimo disse…
Divila , na internet tem cada uma que parecem duas , não precisa nem dar corda pra êles .

Mais éssa "...o grande adversário era o Protótipo Snobs do Eduardo Celidonio " . Cara de pau , não tem vergonha . É muita pretenção dêsse INFELIZ .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ricardo M Mansur disse…
Oi turma, aqui é Ricardo Mallio Mansur Campeão Paulista de 1972 no Festival do Ronco que reuniu 180 pilotos, um recorde até hoje. A juventude fôra desafiada para mostrar na pista sua capacidade. Meu carro era um Karmann-Ghia vermelho de nº 33.Nem sei como esse título foi para o interior pois havia uma "blindagem" em resultados a favor da Capital. Em todas as categorias que competí os resultados foram alterados na "cara-dura". Participei dos 500 Km de Interlagos 73 Classe A e de 2º nos puseram em 3º e assim ficou. Nas 25 Horas de Interlagos de 1974 na Classe A, em 1º fomos desclassificados sem vistoria técnica com um carro totalmente original, e assim ficou. Na Div.3
as Poles eram exclusividade da Capital. Me "garfaram" uma na maior cara-de-pau e assim ficou. Na Super-Vê em 74 após meu 2º em Goiânia (uma grande conquista para um motor com 8:1 de taxa)as encrencas começaram e foram até o final do campeonato. Em Interlagos num treino oficial na Super-Vê sob forte chuva marquei 3,28 e o 2º tempo Lameirão ou Celidônio não me lembro bem 3,35. Quando terminou o treino recebi de Stéfano Campiglia os parabéns pelo tempo e dos outros pilotos uma oferta de compra de meus pneus de chuva para me tirar as chances de vitória.É mole? O domingo foi Sol mas mesmo assim cheguei em 3º.
Tenho várias fotos que me fazem viajar no tempo, que como bom piloto, é cada vez menor...
Abraços
Ricardo Mallio Mansur.