PROTÓTIPO KINKO E LUIZ EVANDRO ÁGUIA


Num curto espaço de tempo tenho tido o privilégio de conhecer pessoas admiráveis e com histórias de vida sensacionais. Homens que trabalharam em prol de seus sonhos e que com suas mãos tornaram realidade cada um deles.
Começou com o nobre Sidney Cardoso, depois o combatente Ricardo Achcar, o empolgante Massimo Pedrazzi, o historiador Mestre Joaquim, o homem das estatísticas Ricardo Cunha. Os blogueiros jornalistas, Flávio Gomes, Luís Pandini, Renato Bellote, Saloma, com quem tenho aprendido muito sobre automobilismo e a própria blogosfera.
E já que estou falando de tanta gente devo citar também oa artistas do pedaço. O refinado Ararê, o eclético Bruno Mantovani, o moderno Marcel Marchesi.
Através do blog também tive a honra de conhecer o mecenas do automobilismo brasileiro Paulo Trevisan, com quem tenho travado um contato bem produtivo.
Pois bem, depois de toda essa introdução quero dizer que há espaço para mais pessoas que tenham histórias para contar e imagens para publicar.
Semana passada, ao abrir meu e-mail me deparei com uma mensagem do Luiz Evandro Águia,
que correu com o Protótipo kinko. Ele me enviou fotos, que estarei postando ao longo da semana.
É isso, espero não ter esquecido de nomear ninguém, minha cabeça já não guarda tudo o que gostaria que guardasse.
No próximo post vai o depoimento do Águia sobre quem são os japinhas que estão com ele na foto acima. (De cara já digo que não são mecânicos que foram trabalhar na equipe Honda de F1,
depois que a equipe Kinko se desfez, como diria o Flávio Gomes).

Comentários

joaquim disse…
Sem querer ser um estraga-prazeres mas os japas da foto são os irmãos Shiro e Lucas, na época donos da oficina Kinko de preparação de motores VW. Alguns carros copreram com esta denominação. O primeiro,em 1969,era um Amato fechado tipo berlineta e asas de gaivota (que hoje está no Museu da Ulbra)para Luis Aguiar e Stanley Ostrower.O segundo, creio que foi o spyder da foto. Creio que correu com Luis Evandro Águia e Luis Filinto. O terceiro, já em 71, foi um protótipo spyder para Amadeu campos e Márcio Bueno Netto (não sei se só passou do anúncio pois não lembro deste carro ter corrido). Shiro mora perto da minha casa, hoje presta serviços na área de restauração de veículos e Lucas mudou-se para Florianópolis há muitos anos.
Qualquer dia passo por lá para atualizar o papo.
Agora, vamos ouvir o Águia...
Anônimo disse…
KINKO, Av. Rouxinol , Moema..........
Anônimo disse…
Joaquim,

Existe no site Motos Clássicas 70 a foto de 2 protótipos (ou seria o mesmo com a frente modificada) que participaram da temporada de 71/72 com o piloto Pedro Melo (na época Tenente e com patrocínio da PM).
Seria esse o terceiro carro citado por vôce?http://www.motosclassicas70.com.br/

Um abraço ao Joaquim e ao Maurício.
Parabéns pelo excelente trabalho e por abrir mais esse espaço onde podemos aumentar o conhecimento sobre automobilismo que ficava sempre limitado as revistas da epóca.

Ricardo Giorno
Mauricio Morais disse…
Mestre Joa, mandou bem novamente.
Ricardo fui lá no link recomendado por você mas não achei o link do Amato. Se possível me envie as ditas fotos pelo meu e-mail, ok?mau917@gmail.com. Abraços.
joaquim disse…
Ricardo Giorno,
Não,aquele protótipo, o do Pedro Rezende, creio ser esse mesmo da foto mas com a frente redesenhada. Tomo como base o posicionamento da ventoinha traseira, o mesmo nos dois carros, é só observar bem.
Tenho uma desconfiança que esse terceiro carro correu uma vez em Interlagos com o #68 e a denominação Kinko-Sabre. Mas o Maximo Pedrazzi já me confirmou não ser este o protótipo Sabre.
Continuo na dúvida.
Uma abraço,
Luiz Evandro Campos "'águia". disse…
Caro Maurcio
O macanico e dono da oficina Kinko que se situava na Av Rouxinol travessa da Av Santo Amaro Takeo Tamaki , esteve trabalhando no depto de competições da Nissan no Japão -eu fui convidado por ele naquela epoca , para pilotar um carro Nissan lá no japão,,mas por falta de verba para viajar,acabei nao podendo ir mais muitos anos depois em 1987 consegui um patrocinio da Monroe e acabei participando de varias provas no nos EE.UU e Canadá ( 50 provas )
Luiz Evandro águia disse…
Caro Joaquim
Vou tentar esclarecer sua duvida sobre o protótipo Kinko O 1o projeto do prot.Kinko - tem materia publicada na revista auto esporte da época o "azas de gaivota " de No 72 nunca participou de corridas..nós testamos diversas vezes em Interlagos mas o chassis ficou muito curto 2.10 de distanca entre eixos.nao fazia curvas - só rodava..ai eu , Takeo e Stanley Ostrower meu parceiro nas corridas -desistimos dele e construimos juntamente com Salvatore Amato outro sem capota com distancia entre eixos de 2.30 é o que esta postado ai no blog de numero 72 . Luiz Aguiar. sou em mesmo !! Luiz Evandro águia Campos ; adotei esse pseudonimo de Luiz Aguiar para esconder de meu pai que nao me autorizava a correr..ele havia descobero que eu era o águia entao alterei para Luiz Aguiar . O Takeo Tamaki reside atualmente em São Joaquim-SC ele tem uma fazenda de Maça Tel do Takeo 0 xx 49 233 0215
Anônimo disse…
" Eu fui convidado por ele naquela epoca , para pilotar um carro Nissan lá no japão,,mas por falta de verba para viajar,acabei nao podendo ir "
Se isso fosse verdade , você iria até a pé para o japão , quem não te conhece que te compra .
Mas vai sonhando aí , quem sabe mais umas cinco encarnações você consiga .
Quanto mais velho , mais mentiroso você fica . É proporcional , né ?
Anônimo disse…
" Desistimos dele e construimos juntamente com Salvatore Amato outro "

Até construtor de carro de corrida você virou .kkkkkkk Na internet vale tudo , né ?

Tenha vergonha .

Estava esquecendo .

QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRA .
Anônimo disse…
Oi Anonimo !!,,, O Àguia nao é mentiroso nao..Vc tem que se identificar.. vc é um covarde,,O Takeo Tamaki comvidou sim ele para ir ao Japao, na ocasiao em que ele fez um estagio la no Depto de competiçoes da Nissan Ligue para ele na cidade de Sao Joaquim para tirar sua duvida.) o telefone esta ai emcima ).Gente baixa como vc , nao merece comentar aqui no Blog.. Vc nao tem credibilidade´porque nao esta se identificando.. se vc se identicasse.. ( eu acho que sei quem é voce.tenho dó de vc..que se esconde atras das trevas...mesmo assim boa sorte ai com seus recalques..
Anônimo disse…
Olá pessoal! vou me meter nesta conversa pois posso esclarecer algumas dúvidas.
1o. O protótipo Kinko foi vendido pelo Evandro "Aguia" para o tenente PEDRO MELLO DE OLIVEIRA e para mim, MARTINHO SILBERSCHMIDT.
Fizemos algumas modificaçòes na carenagem e colocamos um motor mais forte. fomos 1o. colocado na dIVISÃO 4, na prova sHOPPING CENTER IGUATEMY em setembro/71 e 4o. na geral.
A Kinko montou um novo protótipo que foi construido pelos pilotos Amadeo M. Campos e pelo Marcio....
Este novo protótipo correu apenas uma vez, sofreu um acidente na subida da junção e acho que foi encostado depois.
Eu vou ligar para o meu grande amigo Takeo no telefone que está anotado acima, e se alguem tiver o telefone do Shiro, por favor envie no email marto_silber@yahoo.com.br