Ferdinand Alexander Porsche, criador do Porsche 911 e neto do fundador da marca de veículos esportivos que leva o nome da família, morreu nesta quinta-feira em Salzburgo, na Áustria, aos 76 anos. O executivo-chefe da Porsche AG, Matthias Müller, reconheceu os méritos de Ferdinand Alexander Porsche na companhia.
“Lamentamos a morte de Ferdinand Alexander Porsche. Como criador do Porsche 911, ele fundou uma cultura do desenho em nossa empresa, que caracteriza nossos esportivos até hoje”. Müller disse também que a filosofia de bom design imposta por Ferdinand é para a companhia um legado a ser honrado no futuro.
Ferdinand Alexander Porsche nasceu em 11 de dezembro de 1935 em Stuttgart, na Alemanha, como filho mais velho de Dorothea e Ferry Porsche. Na infância foi influenciado pelos automóveis, uma vez que passava muito tempo nos oficinas de desenvolvimento e construção de seu avô Ferdinand Porsche.
Em 1962, Alexander assumiu a direção do estudo de design da Porsche e criou, posteriormente, o 911, modelo que despertou um autêntico furor em todo o mundo e que se tornou um ícone no segmento de esportivos. Ferdinand Alexander também trabalhou no design de modelos de corrida dos anos 1960, como o 804, usado na Fórmula 1, e o Porsche 904 Carrera GTS.
Junto com outros membros da empresa, deixou a atividade operacional na Porsche quando a companhia se transformou em uma sociedade por ações, no início dos anos 1970, e criou o estudo de Design da Porsche em Stuttgart. Ferdinand Alexander Porsche desenvolveu inúmeros acessórios como relógios e óculos conhecidos sob a marca Porsche Design.
(Com agência EFE)
Comentários