Parabéns ao companheiro Alysson Balo que pesquisou, pesquisou até encontrar a resposta certa.
Isso é que é falta do que fazer, mas deixa pra lá...
Segue relato do Sr. Osmar Martins, proprietário do francesinho feio, mas simpático.
Ah, a ilustra é um presente do grande coração, João Carlso Bevilacqua ao Sr. Osmar.
Eu encontrei um R16 ts 1972 abandonado e em péssimo estado de conservação em 2004 e , após pesquisa , verifiquei que ele foi produzido somente na França entre 1965 e 1979 sendo produzidas 2 milhões de unidades. Logo de entrada ganhou o titulo de carro do ano de 1965 pelas novidades tecnologicas , de conforto e design apresentados. Foi considerado o primeiro automovel hatch com 5 portas e bancos rebativeis. Seu design lembra muito o dos primeiros corcel e belina produzidos no Brasil em 1968. Na América Latina apenas a Venezuela recebeu este modelo nos anos 70. Foi vendido na Europa , Canadá , EUA , Australia e Oriente Médio
Possui inumeras características que o diferenciam dos demais carros de sua época tais como :
* volante espumado com chave de seta e luzes do lado esquerdo e alavanca de cambio na coluna do lado direito
* Espelho retrovisor dia e noite e espelho de maquiagem do lado direito.
* Luz de teto central e lanterna de leitura de mapas no teto do lado do passageiro.
* painel completo com velocimetro, tacometro, amperimetro, hodometro total e parcial, luzes espias , pisca alerta, cinzeiro ,etc
* regulagem de altura do farol conforme a carga transportada
* ar quente e frio e motor de ventilação forçada de 2 velocidades . Detalhe : quando se liga o ar uma tomada de ar defronte do parabrisas se ergue e capta o ar para dentro da cabine. Possui 2 difusores de ar cilindricos nas laterais do painel e um difusor tripartido que direciona o ar em direção ao parabrisa.
* vidros dianteiros elétricos e traseiros com manivela
* bancos dianteiros reclinaveis e traseiros rebativeis para acomodar vários tipos de carga. Console entre os bancos dianteiros com cinzeiro e mais 2 cinzeiros nas laterais de porta traseiras. Assoalhos acarpetado na cor areia e são planos . Os bancos são da cor areia . O console do rádio bosch blaumpunkt é na posição vertical pois o painel corta fogo é bem próximo do motorista.
* trava de segurança nas portas trseiras para o transporte de crianças e refletivos nas partes baixas das portas
* cinto de segurança dianteiros de 3 pontos e traseiros subabdominais. O fecho do cinto dianteiro é um " L " aparafusado ao chão
* suspensão dianteira com barras de torção
* suspensão traseira por barras de torção paralelas o que faz com que o entre eixos de um lado seja maior que o do outro
* cambio de 4 marchas mais ré montado à frente do motor e atrás do radiador. Tração dianteira por junta homocinética.
* motor 1565 cc em aluminio com carburação weber dupla o que gera 85 cv . Este motor era tão bom que era utilizado nas lotus dos anos 60
*carroceria monobloco com uma caracteristica importante : o teto é mais alto nas laterais para que a chuva escorra só para a frente e não para os lados
Esta restauração foi criteriosa seguindo o padrão original o que me obrigou a comprar peças pela internet de inúmeros paises o que demandou muito trabalho de pesquisa e muito tempo.
Seu design foge do convencional mas com certeza chama muita atenção..
Para se ter uma idéia quando ele ainda estava na oficina de pintura aguardando a chegada dos parachoques , ele foi fotografado em julho de 2009 e suas fotos foram enviadas para o Blog do Flávio Gomes :
http://colunistas.ig.com.br/ flaviogomes/2009/07/01/legiao- urbana-36/
Entrei em contato com o Flávio e ele me pediu que quando estivesse pronto eu o avisasse.
Neste mes de agosto 2010 ele fez uma reportagem acerca do carro :
http://colunistas.ig.com.br/ flaviogomes/2010/08/27/ francesinho-na-telinha/
http://colunistas.ig.com.br/ flaviogomes/2010/09/01/16-na- telinha/
Ele é tão raro que já foi matéria da revista Quatro Rodas edição numero 609 de outubro de 2010 na seção Grandes Carros na página 114 e 115:
http://quatrorodas.abril.com. br/classicos/grandescarros/ renault-r16-609277.shtml# galeria
Também a equipe do Jornal da Tarde veio realizar uma reportagem que foi publicada no Jornal do Carro numero 341 de sábado , 02/10/2010. Veja os links abaixo :
http://blogs.estadao.com.br/ jornal-do-carro/carro-do- leitor-conheca-o-esquisito- renault-16/
http://www.flickr.com/photos/ jt-sp/sets/72157624950246913/ show/
Acredito que seja interessante mostrar que a Renault não produzia apenas modelos pequenos e populares e sim carros médios , confortáveis e com personalidade.
À consideração de V Sas
Osmar Mateus Martins
Isso é que é falta do que fazer, mas deixa pra lá...
Segue relato do Sr. Osmar Martins, proprietário do francesinho feio, mas simpático.
Ah, a ilustra é um presente do grande coração, João Carlso Bevilacqua ao Sr. Osmar.
Eu encontrei um R16 ts 1972 abandonado e em péssimo estado de conservação em 2004 e , após pesquisa , verifiquei que ele foi produzido somente na França entre 1965 e 1979 sendo produzidas 2 milhões de unidades. Logo de entrada ganhou o titulo de carro do ano de 1965 pelas novidades tecnologicas , de conforto e design apresentados. Foi considerado o primeiro automovel hatch com 5 portas e bancos rebativeis. Seu design lembra muito o dos primeiros corcel e belina produzidos no Brasil em 1968. Na América Latina apenas a Venezuela recebeu este modelo nos anos 70. Foi vendido na Europa , Canadá , EUA , Australia e Oriente Médio
Possui inumeras características que o diferenciam dos demais carros de sua época tais como :
* volante espumado com chave de seta e luzes do lado esquerdo e alavanca de cambio na coluna do lado direito
* Espelho retrovisor dia e noite e espelho de maquiagem do lado direito.
* Luz de teto central e lanterna de leitura de mapas no teto do lado do passageiro.
* painel completo com velocimetro, tacometro, amperimetro, hodometro total e parcial, luzes espias , pisca alerta, cinzeiro ,etc
* regulagem de altura do farol conforme a carga transportada
* ar quente e frio e motor de ventilação forçada de 2 velocidades . Detalhe : quando se liga o ar uma tomada de ar defronte do parabrisas se ergue e capta o ar para dentro da cabine. Possui 2 difusores de ar cilindricos nas laterais do painel e um difusor tripartido que direciona o ar em direção ao parabrisa.
* vidros dianteiros elétricos e traseiros com manivela
* bancos dianteiros reclinaveis e traseiros rebativeis para acomodar vários tipos de carga. Console entre os bancos dianteiros com cinzeiro e mais 2 cinzeiros nas laterais de porta traseiras. Assoalhos acarpetado na cor areia e são planos . Os bancos são da cor areia . O console do rádio bosch blaumpunkt é na posição vertical pois o painel corta fogo é bem próximo do motorista.
* trava de segurança nas portas trseiras para o transporte de crianças e refletivos nas partes baixas das portas
* cinto de segurança dianteiros de 3 pontos e traseiros subabdominais. O fecho do cinto dianteiro é um " L " aparafusado ao chão
* suspensão dianteira com barras de torção
* suspensão traseira por barras de torção paralelas o que faz com que o entre eixos de um lado seja maior que o do outro
* cambio de 4 marchas mais ré montado à frente do motor e atrás do radiador. Tração dianteira por junta homocinética.
* motor 1565 cc em aluminio com carburação weber dupla o que gera 85 cv . Este motor era tão bom que era utilizado nas lotus dos anos 60
*carroceria monobloco com uma caracteristica importante : o teto é mais alto nas laterais para que a chuva escorra só para a frente e não para os lados
Esta restauração foi criteriosa seguindo o padrão original o que me obrigou a comprar peças pela internet de inúmeros paises o que demandou muito trabalho de pesquisa e muito tempo.
Seu design foge do convencional mas com certeza chama muita atenção..
Para se ter uma idéia quando ele ainda estava na oficina de pintura aguardando a chegada dos parachoques , ele foi fotografado em julho de 2009 e suas fotos foram enviadas para o Blog do Flávio Gomes :
http://colunistas.ig.com.br/
Entrei em contato com o Flávio e ele me pediu que quando estivesse pronto eu o avisasse.
Neste mes de agosto 2010 ele fez uma reportagem acerca do carro :
http://colunistas.ig.com.br/
http://colunistas.ig.com.br/
Ele é tão raro que já foi matéria da revista Quatro Rodas edição numero 609 de outubro de 2010 na seção Grandes Carros na página 114 e 115:
http://quatrorodas.abril.com.
Também a equipe do Jornal da Tarde veio realizar uma reportagem que foi publicada no Jornal do Carro numero 341 de sábado , 02/10/2010. Veja os links abaixo :
http://blogs.estadao.com.br/
http://www.flickr.com/photos/
Acredito que seja interessante mostrar que a Renault não produzia apenas modelos pequenos e populares e sim carros médios , confortáveis e com personalidade.
À consideração de V Sas
Osmar Mateus Martins
Comentários
Obrigado.
Maurício, dei boas risadas com o "Isso que é falta do que fazer"...boa!
Valeu!
ALYSSON PRADO "BALO"
ADORO este carro, inclusive outro dia mesmo estava buscando referências pra modelagem.
Está ficando show (como sempre)