PORSCHE 907 - JAN BALDER


Vamos fazer uma homenagem ao grande Jan Balder.
Desde priscas eras pilotava carros maravilhosos.
Foram tantos que até se erra a conta. Malzonis, Pumas, Avallones,
Porsches, só para falar dos tops.

Quem souber mais da vida do Omelete e suas conquistas
conte para todos nós, por favor.

Enquanto isso vou rabiscando esse belo e feroz Porsche 907
pilotado pelo Jan em dupla com quem mesmo? Onde e Quando?

Comentários

Ricardo Cunha disse…
Mauricio:

Em 1974 Jan Balder disputou duas corridas de Fórmula 3 na Inglaterra.

No dia 22/09/1974 ele participou da décima segunda etapa do campeonato Lombard North Central, no autódromo de Thruxton, sem terminar a prova.

Em 06/10/1974 correu na décima segunda etapa do campeonato Forward Trust, também realizada em Thruxton, chegando na oitava posição.

Nas duas corridas ele pilotou um terceiro carro da equipe de fábrica da March Engineering, um March 743. O brasileiro José Pedro Chateaubriand foi o segundo piloto da March naquele ano.

Um abraço.

Ricardo Cunha
Mauricio Morais disse…
Rápido no gatilho, como sempre Ricardo, muito obrigado.
E com esse Porsche, você sabe quais competições ele participou?
Anônimo disse…
J. Balder correu em Portugal com Porsche em dupla com Casari.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Cunha disse…
Prezado Augusto Campos:

Não sei se você percebeu, mas no segundo parágrafo o Mauricio pediu que, quem soubesse de mais alguma coisa sobre o Jan Balder, contasse aqui no Blog.

Essas corridas na Fórmula 3 em 1974 foram pouco divulgadas, por isso achei que seria interessante colocar essa informação aqui.

Não era minha intenção ofender ou chatear você, que deve ser uma pessoa que entende muito da história do automobilismo para ficar tão irritado assim comigo. Peço humildes desculpas a Vossa Excelência.

Ricardo Cunha
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Cunha disse…
Mauricio:

O Jan Balder correu nesse Porsche 907, em dupla com o Norman Casari, nas 6 Horas de Nova Lisboa, corrida disputada em 06/08/1972.

Eles largaram na quinta posição e se mantiveram entre os oito primeiros, apesar de várias paradas no boxe com problemas mecânicos, até que após a quarta hora da corrida um furo de pneu fez com que o carro batesse na guia e quebrasse a suspensão, fazendo com que abandonassem a prova.

Ricardo Cunha
Mauricio Morais disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Cunha disse…
Mauricio:

Esqueci de colocar no final da minha mensagem anterior as fontes de pesquisa:

Auto Esporte # 95 - SET/1972
Quatro Rodas # 146 - SET/1972

Ricardo Cunha
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mauricio Morais disse…
Pensei que nunca iria excluir algum comentário. Em 4 anos de blog foi a primeira vez que fiz isso.
Não precisamos abaixar o nível dos debates, certo? Deixemos isso para a Dilma e o Serra.

Ricardo, obrigado pelos esclarecimentos, como sempre corretos.
Ricardo Cunha disse…
Mauricio:

Peço desculpas a você por ter respondido a primeira mensagem do Anônimo/Augusto Campos, mas fiz isso por não entender o motivo de tanta agressividade.

Minha intenção ao participar do seu Blog e dos outros que existem é aprender e adquirir conhecimentos e repassar o meu conhecimento para os outros interessados. Sem polêmicas e sem brigas.

Obrigado.

Ricardo Cunha
Mauricio Morais disse…
Sem problemas Ricardo. Você sempre foi solícito quando pedi sua colaboração.Esse espaço é nosso, faça bom uso dele, como aliás, você sempre fez, abs.
Já passei por isso no meu blog, MM, e é bastante desagradável.
O Jan é um cara espetacular. Tive o prazer de passar 2 dias e meio com ele em Passo Fundo e Guaporé no início deste ano, no "Blog Speed Day", promovido pelo Paulo Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro.
As histórias que o Jan conta são espetaculares!