31.3.12

PROJETO DO PUMA GTE 1977

O Felipe Nicoliello publicou em seu blog Puma Classic esta prancha do Puma GTE 1977.
Lá ele dá todos os detalhes desse achado arqueológico.
A imagem original estava meio sujinha, então resolvi passar uma mão de "Photoshopol"
que limpa imagens que é uma beleza.
Taí em alta resolução pra quem quiser usar.

30.3.12

TESTEIRA DE ABRIL / 2012

Muda-se o mês, muda-se a arte da testeira do blog.
Esta arte é inspirada naquelas placas norte americanas que ficam na entrada das cidades
anunciando serviços de postos de conveniência e motéis de beira de estrada.
Espero que apreciem.

27.3.12

PÔSTER - VÁRIOS JAGUAR

Estou lançando este pôster com alguns Jaguares(?) que marcaram época.
Formato 30 x 40, por apenas R$ 45,00, envio incluído.

26.3.12

WALLPAPER FREE ALTA RESOLUÇÃO

Resolvi dar um presente aos amigos que sempre me prestigiam.
Um wallpaper com o Fusca, paixão de muitos e admiração de todos.
É de grátis, como diz o outro. Enjoy.

24.3.12

RESPOSTA AO QUIZZ: MG MIDGET

O nosso amigo de Brasília Jovino Benevenuto acertou na mosca a marca do carro.
Agora mostro o lindo MG Midget ainda sem cores. Logo mais posto a arte finalizada.
Obrigado pela participação de todos na brincadeira.

23.3.12

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ? 2

Todo mundo errou e como o Ararê está atolado de serviço,
certamente nosso campeão nem deve ter visto essa postagem...
Pra facilitar adianto mis uma imagem para ajudar aos incautos antigomobilistas.
Agora dá pra acertar, ok?

QUIZZ - QUE CARRO SERÁ?

Faz tempo que não brincamos aqui.
Tente descobrir que clássico é esse que está no forno?

22.3.12

ENXAME DE BESOUROS!


Não teve jeito de escapar, quando vi já havia sido picado.Eu estava dentro do supermercado fazendo umas comprinhas quando repentinamente senti a fisgada.
Foi bem no coração, não cheguei a ter vertigens, mas minha cabeça ficou girando na velocidade dos pensamentos que vieram após a picada.
Ainda não me recuperei, mas como não havia pensado naquilo antes?
Aquele besouro tão pequeno havia mexido comigo.
Na verdade seu tamanho é equivalente a uma escala 1:64 vezes o tamanho do besouro normal. Como nunca havia pensado em fazer uma coleção de Fusca 1:64?
Mas aquele Fusquinha com um desproporcional V8 na traseira me fisgou na hora.

Procurei na gôndola de Hot Wheels outros iguais ou parecidos, mas não encontrei nenhum.
Tenho um bocadinho de carros na escala 1:18 e 1:43, e pouquíssimos 1:64, quase todos dessa escala eram surrupiados sem dó e iam para a prateleira de meus filhos.

Mas agora é diferente, comecei uma coleção temática na escala 1:64, só Fuscas e derivados tipo Kombi, Karmann-Ghia, etc.
Já ganhei alguns do amigo Alysson Prado Balo, de Aracajú, o SP2 e a Brasília.
E agora quero ganhar mais...Quem quiser fazer sua doação escreva para meu e-mail: mau917@gmail.com.
Quem sabe termino o ano com um enxame de pelo menos 100 besouros?
Na verdade seu tamanho é equivalente a uma escala 1:64 vezes o tamanho do besouro normal. Como nunca havia pensado em fazer uma coleção de Fusca 1:64?Mas aquele Fusquinha com um desproporcional V8 na traseira me fisgou na hora.
Procurei na gôndola de Hot Wheels outros iguais ou parecidos, mas não encontrei nenhum. Tenho um bocadinho de carros na escala 1:18 e 1:43, e pouquíssimos 1:64, quase todos dessa escala eram surrupiados sem dó e iam para a prateleira de meus filhos.
Mas agora é diferente, comecei uma coleção temática na escala 1:64, só Fuscas e derivados tipo Kombi, Karmann-Ghia, etc.Já ganhei alguns do amigo Alysson Prado Balo, de Aracajú, o SP2 e a Brasília.E agora quero ganhar mais...Quem quiser fazer sua doação escreva para meu e-mail: mau917@gmail.com.Quem sabe termino o ano com um enxame de pelo menos 100 besouros?

PINGOU EM MEU E-MAIL: F100 CUSTOMIZADA

Wladimir Dias da 12Volt Boost enviou fotos e links e um release
dessa linda F 100 customizada para uso no dia a dia. 
Ficou lindona. Mais fotos neste link aqui:
http://www.flickr.com/photos/12voltboost
Leiam o release
PickUp Antiga Ford F-100 Look 1967 USA para o Dia-A-Dia. 



Em uma conversa com amigos e clientes surgiu um tema polêmico, onde alguns diziam que carro antigo era para ser usado aos fins de semana para dar uma voltinha no quarteirão e outros diziam que era possível seu uso diário; foi aí que o Engº Wladimir, responsável pela 12VoltBoost, teve a idéia de customizar um veículo antigo para uso diário e confrontar os que teimavam que carro antigo era simplesmente “decoração de garagem”.
Da paixão por sua primeira pick-up, uma Ford F-150 V8 1994 Preta, veio a inspiração, o antigo precisava ser uma pick-up da Ford com carroceria preta; à partir daí foram definidas 03 metas para o projeto:
(1) veículo para uso no dia-a-dia, que suporte o trânsito da cidade de São Paulo.
(2) ter ergonomia e conforto de um carro de passeio e não de um utilitário da década de 60/70.
(3) apresentar um visual diferente, para chamar a atenção.
(1) Para ser um carro do dia-a-dia precisaria ter um motor confiável e econômico, optou-se pelo motor 4cilindros 2,3L ao invés do 8 cilindros em “V”. Então foi adquirida uma F-100 1979 original de fábrica com o motor 2.3 OHC; mas seu câmbio e relação de diferencial originais visavam a “força” para carregar peso na caçamba; foi providenciada a troca por um conjunto do Maverick 4cc GT que era voltado mais para velocidade ao invés da força.
Para funcionar como novo, todo o conjunto mecânico foi retificado e teve suas peças substituídas por novas, adicionado o sistema de ignição eletrônica ao invés do platinado, carburador de corpo-duplo, já o radiador foi reconstruído com colméia de maior eficiência e com o dobro de espessura, embreagem nova, substuição dos rolamentos de rodas, freios, etc.
Mas só isso não bastava, pois outra parte do veículo que pode causar uma pane, deixando-o no meio da rua e frustando o proprietário, é o sistema elétrico; mas esta era a parte mais fácil, já que é a especialidade de empresa de Wladimir, a 12VoltBoost; todo o sistema elétrico foi substituído por um novo, com caixa de fusíveis em alumínio e chicote de fios novos, que estão escondidos no cofre do motor.
 (2) Quem já dirigiu um utilitário da década de 60/70 sabe que ergonomia e conforto, comparados com as dos carros atuais está muito longe do ideal, por isso o banco inteiriço de molas foi substituído por bancos individuais reclináveis com espuma moderna, que além do trilho convencional possuem uma regulagem de altura e inclinação. Como o câmbio foi trocado pelo do Maverick devido ao seu menor curso de alavanca, teve sua haste inclinada, assim o motorista não precisa mais tirar as costas do encosto do banco para engatar as marchas à frente.
Outra característica negativa desses utilitários era a caixa de direção mecânica, que precisava de quase 9 pesadas voltas no volante de batente-a-batente, que foi substituída por uma moderna com assistência hidráulica e melhor relação, com pouco mais que 3 voltas de batente-a-batente. Mais ítens de conforto também foram adicionados: vidros-elétricos, travas elétricas, sistema de som mp3 e alarme por controle remoto.
Para melhorar a rolagem da carroceria foi necessário baixar o centro de gravidade(CG) do veículo, e para isso a geometria da suspensão foi retrabalhada, baixando em mais de 10cm o veículo; mas utilizando as molas e os amortecedores originais que foram trocados por novos, pois a F-100 já era macia, e o conforto era uma das premissas do projeto. Tudo isso aliado com a troca dos pneus que originalmente eram de uso misto (terra/asfalto) por pneus largos de performance, transformaram totalmente o comportamento dinâmico da pick-up, principalmente nas curvas.
 (3) Para o visual, a idéia foi chamar a atenção no estilo “clean” e não apelar por vários itens cromados, como de costume nos carros antigos; para isso foi empregada a grade dianteira da F-100 1967 Americana, pintada com um tom grafite, recebeu faróis com lente fumê e setas com iluminação com tecnologia LED, outra especialidade da 12VoltBoost.
Na parte traseira, a caçamba teve sua tampa traseira modificada, o pára-choque original foi trocado pelo modelo roll-pan e instalada uma capota marítima totalmente lisa.
O revestimento dos bancos e laterais de portas foram feitos sob medida, em couro caramelo com desenho inspirado nos bancos do Mustang  da década de 60, que aliados ao volante em alumínio e puxadores dos interruptores do painel da GasolineShop completam a receita de um acabamento simples e bonito.
Mas todo carro antigo precisa chamar a atenção também pelo ronco do motor, e apesar do motor ser um 4 cilindros, o som metálico vindo do abafador não deixa nada a desejar.
 Toda a reforma levou exatamente 01 ano, o que para muitos é um tempo record. Mas após a conclusão dos serviços executados na F-100, ela foi encaminhada a um centro de inspeção veicular do Detran, homologado pelo Inmetro, onde foi submetida e aprovada em diversos testes, dentre eles: dinamômetro de suspensão, dinamômetro de freio e emissão de poluentes (resolução Conama).
Após alguns meses de uso, o Engº Wladimir vendeu a GM Blazer V6 que utilizava diariamente e só utiliza a F-100 como seu carro, tanto para viagens como para o dia-a-dia; inclusive já rodou mais de 6.000 Km após o término da restauração.
Curiosidade: Motor Ford 2.3 OHC (Lima, Lima In-Line, LL23, também conhecido como Georgia) foi projetado inicialmente na Europa para equipar os Ford Taunus, Cortina, Capri, Sierra, Granada, Scorpio e outros.  Em 1974 foi lançada a versão 2.3L (2302cc) do motor que inicialmente foi fabricado na planta de motores Ford Lima (Lima, Ohio, EUA) e posteriormente na planta de motores Ford Taubaté (Taubaté, SP, Brasil).
Além dos veículos da Ford do Brasil, este motor também equipou nos EUA os Ford Mustang e Thunderbird com a adição de um turbocompressor, como por exemplo, a edição limitada Mustang 1979 Indy Pace Car, uma das estratégias da Ford em decorrência da crise do petróleo.
Este motor equipou veículos até o ano 1989 na versão 2.3L, mas modificado para 2.5L e com um novo cabeçote equipou as Ford Ranger até o fim da década de 90, quando foi substituído pela nova geração de motores “Duratec” com bloco de alumínio. 

21.3.12

LEMBRANDO O AYRTON.

Hoje Ayrton Senna faria 52 anos de idade.
Hoje é dia de rememorar um pouco de sua carreira
e seus carros. Parabéns campeão.

15.3.12

DODGE SUMATRA - O PÔSTER

Gostaria de mostrar grande e sem marca d'água, mas não dá. No país da pirataria qualquer brecha é prejuízo... 

10.3.12

O QUE É ARTE AUTOMOTIVA?

Olha a cara de felicidade do grande Bird Clemente ao ver um de seus carros
eternizado pelo trabalho de outro fenômeno da Arte Automotiva, o Ricardo Bifulco.

Esse efeito lisérgico que só a arte consegue fazer é o que motiva os artistas a
continuarem fazendo o que fazem.
A arte nos transporta para um mundo mágico de emoções e sentimentos muitas vezes
guardadas no fundo da alma. Não importando sua forma de expressão.
Parabéns Ricardo! Essa imagem valeu o dia, o mês...a eternidade!

Dream Lines Part III - Wingsuit proximity by Jokke Sommer



Alguém me explique como é que esses caras fazem isso?
Onde arrumam tanta coragem, ou seria loucura?
E o cenário...Coisa de outro mundo.

7.3.12

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Para comemorar o Dia Internacional Das Mulheres, nada como uma arte específica. Parabéns a todas vocês que alegram e perfumam esse mundão de meu Deus.

2.3.12

ADESIVO COMEMORATIVO

Adesivo comemorativo de melhor clube de carro antigo de 2012. Arte nossa.
Agradeço ao pessoal do Clube do Fusca Poços de Caldas pela confiança. 

Foi bom trabalhar com vocês. Mais uma vez parabéns pela premiação.

1.3.12

FUSCA 4 PORTAS TÁXI

Vivendo e aprendendo. Não sabia que existia um Fusca de 4 portas que era usado como táxi.
No excelente site http://www.coachbuild.com existem várias fotos e a história do belo fusquinha.
Como essa que coloco aqui.

O site THE COACHBUILDERS ENCYCLOPEDIA é como o próprio nome revela uma 
enciclopédia de encarroçadores, aquelas empresas que criam o design e produzem carrocerias
especiais normalmente usando plataformas e trem de força já existentes. 
De A a Z, praticamente todas as casas de estilo antigas e atuais estão lá.
Vale a pena colocar no seu favoritos.