29.6.10

Porsche Wins Pikes Peak Hillclimb


Apertem o cinto e vamos subir a montanha.
Não sei o que pensar de Pikes Peak.
Loucura, irresponsabilidade, automobilismo levado a extremos?
Acho uma sandice maravilhosa o que esses caras fazem.
Pilotar de lado passando a milímetros de precipícios...
O que vocês pensam dessa prova?Maluquice, arrojo?
me ajudem a formar um juízo de valor.
Atualizando.
O nome do piloto do Porsche vencedor é Jeff Zwart, pilotou o Porsche 911 GT3 Cup, estabelecendo um novo recorde na classe 2WD Time Attack.Dá uma sacada na belezura do carro aí embaixo.

SIMCA PRA RESTAURAR - alguém se habilita?



Nosso brother dos pampas, Alexandre Fornari, filho do saudoso Breno Fornari, nos manda estas fotos e fala o segunte:

Mais uma Simca no gélido Extremo Sul !
Semana passada , eu e meu amigo Jorge Prates rasgamos 600 quilômetros para visitar esta Simca 1962, encostada em uma pequena lanternagem no extreno Sul do Rio Grande do Sul.
O estado não é dos melhores, mas há condições de restauro mas com muita ajuda dos amigos "Simqueiros" .
Abraços
Alexandre Fornari


É isso aí, alguém se habilita? Se precisarem do e-mail do Alexandre é só me acionar que passo a a ele.

25.6.10

100 X ALFA

Não é todo dia que se comemora 100 anos e posso dizer que depois dos Porsche meu coração balança pelas Alfa. Parabéns a todos os Alfistti.Republico aqui um dos ícones Alfa dos anos dourados.

DICA DE BLOG - Alfa Brazilian Miniatures

O blog que indico hoje é de um artista de mão cheia. trata-se do blog Alfa Brazilian Miniatures, do Júlio Cesar. Artista de mão cheia que entre outras coisas cria modelos de automóveis em escala.

É o tipo de trabalho que não dá pra ficar apenas falando dele. Deve-se ver e admirar. Então, não perca tempo lendo o que escrevo aqui, clique no link e prepare algumas horas para aprender muito sobre carros de corridas, especialmente Formula 1. Clique aqui pra ir lá!

23.6.10

NOVO PÔSTER: PUMAS GTB, GTB S2 E AMV

Vida longa aos Pumas, especialmente os GTBs e AMVs da vida.
Muita gente pediu, alguns até ficaram indignados por não poderem ver seus possantes Pumas 6 cilindros e muitos cavalos em forma de pôster.
Pronto, problema resolvido. Juntei as 3 gerações do carrão da Puma num único pôster.
Mas se alguém desejar somente um dos modelos podemos dar um jeito, sem problema.
Você pode adquirir esta obra pelo meu e-mail.

21.6.10

BRASÍLIA III - ROBERTO NASSER

Nasser, eu e o Capeta. O carro parece um anjo de tão bonito e me colocam esse nome, he, he.

Pois é, quando você for ao Museu do Automóvel de Brasília vai se deparar com uns rabiscos meus.

Onça, respeito que o felino está repousando.

Ir à Brasília foi um presente de Deus para esse simples mortal. Nos últimos tempos estou realizando aqueles sonhos simples de criança. Em 2007 pude conhecer pessoalmente de uma só vez Emerson e Wilson Fittipaldi, além de Sidney Cardoso e Ferreirinha. Tudo num fim de semana e no templo Interlagos.

Agora tive o privilégio de me encontrar com Roberto Nasser, que dispensa apresentações para os frequentadores da bagaça aqui.
Cheguei ao bunker de Herr Nasser sem avisar. Nos dias anteriores ele estivera no encontro de Araxá e foi impossível me contactar com ele. Por isso cheguei lá de supetão. Baita grosseria de minha parte.

Cheguei ao prédio do museu e logo dei de cara com um Fordinho 1928 ou 29 e um grande painel homenageando a marca e o gênio criador de Henry Ford. Totalmente didático, como deve ser um museu.

Mais alguns passos e uma senhora gentil me recebe e pede que eu espere o Nasser terminar uma ligação. E como fala o meu amigo. Devia ter muito assunto, claro, recém-chegado de um encontro nacional, tinha muito assunto. Fala baixa, calma, mas abundante.

Esperei não sei quanto tempo, mas para mim poderia demorar o quanto fosse pois a visão que eu tinha era uma maravilha. Livros e mais livros sobre automóveis, revistas aos montes, peças de carros antigos e muita memorabília espalhada cuidadosamente por mesas e prateleiras.
Um dia vou montar uma casa assim, mas acho que minha mulher vai embora...

Assim que desligou o telefone ele veio ao meu encontro e pude me apresentar descentemente.
Que vergonha, sou um cara simples mas sei quando quebro algum protocolo.
Mas tudo bem, o Nasser se revela de uma simpatía imensa e me recebe sem nenhuma reserva.
Interrompe tudo o que está fazendo e passa a me mostrar seu Édem.

Carro após carro vai desfilando a história do nosso automobilismo e muito mais. Aspectos históricos, sociais, culturais, tudo o que envolve os carros expostos no museu é permeado de história.
Que aula, meus amigos.
Fiquei tão embevecido pelo passeio que mais uma vez me esqueci das fotos.

Pude ver o Capeta, o Onça, SP2, Berlineta Interlagos, um Ford Ka série especial feita pela ford para a equipe Stewart de Formula 1, Simcas maravilhosos, a limosine Aero Willys, um lindo Cadillac 1949, Fordinhos, uma baratinha francesa dos anos 20 que foi pilotada pelo Landi e muitas outras maravilhas.

Minha viagem ao paraíso tinha prazo para terminar pois logo pegaria o avião de volta para casa, sendo impossível degustar o cafezinho que a gentil senhora havia passado a pouco.
Não pude experimentar o café, mas levei daquele lugar o raro sabor da história, servida com paixão por quem mais entende do assunto.
Meu muito obrigado ao mestre Roberto Nasser.

18.6.10

BRASÍLIA II - VETERAN BSB

Depois de um dia corrido onde foi impossível postar, volto com mais fotos da viagem à capital federal.
Dessa vez mostro o rápido passeio pelo Veteran Car Club de Brasília, que fica dentro da cidade mas num lugar bem arejado, com muitas árvores e um clima bem amistoso para os amantes de carros antigos.
Lá existe uma oficina de restauro que fica nos fundos do galpão onde estão expostos preciosidades nacionais e estrangeiras. é só conferir as fotos. Bem, não tirei fotos da oficina...(animal!!) Fico devendo.Curiosidade iconográfica: Este foi o cartaz de divulgação dos 1.000 Km de Brasília. Foto tirada no bar do Veteran.


Tá bunito, diria a mamãe!

Faltou o Sidney Cardoso pra contar histórias dele com o Lorena. Um carro mais bonito ao vivo que em fotos.
Mil desculpas por aparecer em tantas fotos, ficou parecendo álbum de Orkut. Acho que eu queria uma prova de que estive lá realmente, que toquei nos carros, algo para mostrar aos filhos, netos.

16.6.10

BRASÍLIA

As nuvens prateadas prenunciavam um fim de semana de sonhos.

Finalmente consegui um tempinho para postar.
E quero logo mostrar a vocês como foi a viagem para Brasília.
Meu cicerone foi o inigualável Jovino Benevenuto, presidente do Puma Clube de Brasília.
Com todo desprendimento e simpatia o Jovino me levou pra cima e pra baixo, apresentando pessoas, carros e oficinas.
A cidade estava vazia de antigomobilistas, que em sua maioria aproveitou o feriado e rumaram para Araxá, MG.
Jovino, saiba que fiquei imensamente grato e honrado por ter sua compania nesta breve jornada.

Vamos às fotos, pois.Mauricio Morais, Genaro, Jovino e Vicente.

Cabeção gripado no paraíso. Vejam as preciosidades que o Genaro guarda neste galpão.

Já viu pinto no lixo? Criança em véspera de natal? Mulher no shopping em dia de liquidação?
Pois é, eu dentro da Berlineta...Entrar foi fácil, sair foi outra história!

10.6.10

PINGOU NO E-MAIL: Porsche 356 Carrera 4-cam

Pingou em meu e-mail este vídeo feito pelo Renato Bellote, da Garagem do Bellote.
Escutem o ronco e a saúde do "motorzinho".
Reparem também no cuidado do Renato com o vídeo. Muito legal.
Vieram poucos desses modelos para o Brasil, certo?

DICA DE SITE - www.oldcarsclub.com.br

Retornando devagar depois de uma viagem de fim de semana à Brasília.
A virose de gripe insiste em não me deixar...Viajei com ela e voltei com ela.
Tenho algumas fotos para mostrar aos amigos, mas me esqueci de trazer o cabo da máquina para o escritório. Tô ficando véio mesmo!
Então, enquanto não vou em casa buscar o tal cabo fiquem com esta dica de site que foi enviada pelo amigo Tércio Caldas, presidente do Clube do Carro Antigo da Paraíba.

"Esta coleção é do ilustre amigo de Pernambuco, o Antônio Carvalho, e encontra-se em seu Museu Old Cars Club, em Gravatá/PE, cidade serrana a 80 km de Recife, e pode ser visitada em sua versão digital.

Apreciem! Parabéns Antônio, pelo belíssimo acervo.

Saudações Antigomobilistas,

Tércio Caldas Jr

Presidente do CCAPB"

Clique aqui pra ir lá:

3.6.10

A PANTERA COR DE ROSA, CARROS TUNADOS, HOTS...

No post abaixo falamos de carros tunados, hots e etc e tal.
Pois navegando pelo you tube encontrei este vídeo que tem tudo a ver.
Curtam!
Bom feriado e fim de semana a todos.

2.6.10

PINGOU NO E-MAIL - JUVENTUDE TRANSVIADA

Pingou agora a pouco em meu e-mail uma série de fotos antigas mostrando o american way of life. Várias mostram Hot rods e pincei esta por causa do detalhe do decalque de infrator colocado no para-brisa do bólido por um solícito guardião da lei, da ordem e dos bons costumes.

O pobre carrinho se tornara um inimigo, um violador das leis do tráfego...
Repare na cara do infrator. Ele parece estar recebendo uma comenda, um elogio aberto e público de sua rebeldia. Esta foto é um belo resumo visual do espírito dos anos 50 e 60 que varria o ocidente pós segunda grande guerra.
Quebra dos valores morais antigos e a busca por novos parâmetros.
Choque de gerações. A arma usada? a rebeldia e a transgressão.
Quem mandou a foto foi o Alexandre Martins de Jesus, meu conterrâneo.

1.6.10

DICA DE SITE - CARROS TUNADOS


Minha dica de site hoje pode parecer controversa, já que gosto de carros antigos. Mas na verdade as coisas não são bem assim. Aprecio imensamente tudo o que seja bem feito, respeite o bom gosto e fuja do exagero. Um carro tunado não precisa ser XUNADO como brincam os críticos de plantão.

Um carro pode fazer bonito se for customizado com capricho, como faz o Chip Foose, o Batistinha e outros designers automotivos.
Acho que a experimentação dá origem a idéias que ao longo do tempo farão parte do dia a dia dos carros comuns.

Todos gostam de algo que diferencie sua máquina da multidão. Pode ser uma antena no teto, um espelho retrovisor, ou rodas e pneus especiais, todos querem de alguma forma ser diferentes.

E os exageros, diriam os mais puristas???Ora meu amigo, o que seriam das belas se não fossem as feias?
É o feio que valoriza o belo. Então deixe pra lá.
A estética ruim tem vida curta, não prevalece, os olhos se cansam dela.

O belo é eterno. Dê uma chegada no MOMA de Nova York (via Google ou pessoalmente, se possível) e visite a área automotiva. Você verá carros com mais de 30 anos que poderiam ser fabricados ainda hoje, precisando apenas de pequenos up-grades.

Bem, escrevi tudo isso só pra apresentar um site de carros tunados de bom gosto, clique aqui em CARROS TUNADOS pra ir lá. No site encontramos também espaço para os antigos (originais e hots) e carros de luxo.
Vale a visita.