29.11.11

VIDA E OBRA DE LUIZ ANTONIO GRECO.

Bem, pode não ser toda as obras do Greco, mas boa parte dos carros e das equipes por ele criada
estão aqui neste pôster que é uma sincera homenagem a um empreendedor a frente de seu tempo.
Greco era um trovão, agitava e fazia acontecer, faz falta hoje em nosso automobilismo.

Falando do pôster: o formato é diferente, bem maior que o que costumo fazer, 30 x 75 cm,
só assim pra caber tudo.

RETRATO: LUIZ ANTONIO GRECO

Fiz esse retrato do Greco com arruelas desenhadas no Corel Draw.
Esse retrato faz parte de uma arte maior que reúne vários carros que
correram com as cores da equipe Greco.
Curtam o retrato enquanto termino o pôster principal .

28.11.11

AVALLONE-FORD DIV. 4 - EQUIPE GRECO

















Mais um pôster. Dá um belo presente de Natal ou amigo secreto, ou aniversário de casamento, ou ...

FOGUETE AMARELO

Quem há de nos revelar qual é mais este foguete amarelo que está nascendo de minha pena?
Você que tem mais de 40 anos, puxe da memória que vai se lembrar.

27.11.11

NELSON PIQUET.

NELSON PIQUET.


Ele sabe fazer uma festa, botar fogo no circo, mexer com a galera, fazer algazarra, tirar sarro da cara de todo 
mundo...quer mais motivos para eu ser fã desse cara?

FORMULA FORD - EQUIPE GRECO

Mais um bólido que carrega as cores da equipe Greco, dessa vez um charutinho de Formula Ford.

PINGOU NO E-MAIL - FALA GRANDE SIDNEY CARDOSO

Hoje, assistindo pela TV os treinos classificatórios da F1 em Interlagos, ao ouvir uma informação do Galvão Bueno de que os boxes irão mudar de lugar, ou seja, irão para a reta oposta,  senti-me tomado por uma excelente sensação de que o automobilismo no Brasil poderá voltar aos seus tempos áureos.

Em todos os blogs especializados em automobilismo sempre que vinha a indagação: por que será que os autódromos andam tão vazios nos dias de hoje (fora a F1)? Eu dava a mesma resposta.

Eu havia tido um insight sobre essa situação. Então, procurei espalhar minha visão na esperança de que alguém com poder pudesse abraçar minha teoria e colocar em prática o que acho ser a solução.

E o que eu escrevia? Vou copiar apenas um dos muitos comentários que fiz. Esse foi no blog do Flavio Gomes:
(respondendo ao Paulo Franco):

“Posso estar redondamente enganado, não tenho a mínima pretensão de ser o dono da verdade, por favor, sintam-se totalmente à vontade pra discordar, não me sentirei ofendido de maneira alguma. Alguém já disse que da discussão vem a luz.

Antes das reformas para a Fórmula 1, o público que assistia de cima dos barrancos, onde hoje estão as arquibancadas defronte aos boxes, tinha uma visão de mais ou menos 90% da pista.

Podia, portanto, acompanhar o que estava acontecendo nela, ver e vibrar quando o carro de um de seus favoritos fazia uma ultrapassagem. Da mesma forma se emocionava quando esse carro apresentava algum problema.

Hoje as arquibancadas estão confortáveis, porém o público que vai em busca de emoção sai frustrado, pois só vê os carros passando naquele pequeno pedaço. Hoje você vê melhor uma corrida assistindo pela televisão.


Por que isso? Porque os boxes ficaram mais altos, construíram acomodações para o público VIP em cima desses boxes e ainda puseram mais concreto atrás deles.

Bem, em minha visão de mundo essa foi a razão que levou a esse estado que você tão bem constatou.

Tem solução? 
Acho que sim, mas devo confessar que não acredito que alguém tenha coragem para implementá-la. Primeiro porque teria que se desmanchar parte de uma obra pronta e a maioria não aprova isso, segundo porque não ficaria barato.

Qual seria a solução?
Podem me chamar de maluco, mas creio que a solução seria fazer um pequeno declive, construindo os boxes e garagens dos fundos nesse declive com rampas de acesso. Ficaria somente e tão-somente a torre de cronometragem e direção da prova acima, como sempre foi.

E os convidados VIPs atuais que ficam no padock e camarotes?

Reservaria uma parte da arquibancada pra eles. Poderiam atravessar a pista em determinada hora, nos intervalos, pra visitarem os boxes, mas nada deles em cima dos boxes.

É viável?
Creio que temos engenharia pra isso.

Irão fazer?
Creio que não, pois as transmissões de TV mostram todo o traçado, os dirigentes da F-1 recebem verba para permitirem que transmitam, os outdoors aparecem em destaque nelas, etc.

Acho que eles não estão nem aí para falta de público nas outras corridas, pois eles faturam alto nessa.

Deduzo que os jovens, que seriam público potencial dos autódromos, bem como potencialmente futuros pilotos,  que estão acostumados a assistir corrida pela TV,  com aquela visão ampla, vão ao autódromo e saem decepcionados em busca de outros eventos que lhes tragam mais emoção, como, por exemplo, o futebol.

Já viram alguma construção à frente das arquibancadas e das cadeiras num estádio?
Onde ficam os jogadores antes de entrar em campo? Não ficam num subterrâneo?

Podem me chamar de sonhador, etc. Mas creiam que não ficaria em paz com minha consciência após ter vivenciado duas épocas distintas no automobilismo, e depois de ter me surgido a “Eureca” em 79, e não compartilhar essa visão com vocês, sobretudo, calar-me diante de sua indagação Paulo Franco”. 

Confesso que rebaixar os boxes seria muito mais trabalhoso, poderia dar infiltração de água, etc. Essa solução encontrada de passá-los para a reta oposta achei excelente! O Galvão Bueno disse que vai sair tudo dali.
Creio que temos bastante probabilidades de voltarmos a ver o público de volta a Interlagos em todas as corridas, incluindo aí as de Carros Clássicos, Fórmula Vê, Fórmula 3, etc. em vez de apenas na F1.

Claro que a mudança não será da noite para o dia, visto que muitos que foram e não viram o traçado todo resolveram não mais ir. Mas com o tempo aqueles que forem e virem a pista toda,  podendo acompanhar a corrida pela arquibancada, irão comentar com seus amigos. Esses irão por curiosidade e, enfim, após algum tempo para alegria nossa, amantes do automobilismo, o Templo Sagrado voltará a receber sua multidão de súditos e adeptos novos.

24.11.11

MCLAREN-FORMISANO, EQUIPE GRECO

Descrição feita pelo mestre Joca sobre esse carro da ilustração, até o fim da tarde termino a arte:

McLaren-Formisano, cópia do Mclaren Can Am construido na Argentina para o Campeonato de Sport Protótipo. Andou aqui duas corridas da malfadada Copa Sudam em Interlagos com Juan carlos Salatino e ficou com a equipe Greco. No Brasil, andou com o Sérgio Mattos e só conseguiu um 4o.lugar em Tarumã. Veio com motor Ford de camionete F-100 V8, uma tremenda cadeira elétrica, mas não sei se foi mudado pelo Greco.

22.11.11

FORD GT 40 EQUIPE GRECO - O PÔSTER

Ford GT 40, uma das coisas mais lindas criadas pela mão do homem,
e nesse verde e amarelo ou amarelo e verde, evoca muitas e
boas lembranças para quem, como eu, torcia por esse belo carro.
Mais um pôster que pode ser adquirido pelo meu e-mail: mau917@gmail.com.

FORD GT 40 EQUIPE GRECO - Detalhe

QUE EQUIPE USOU ESSE CARRO NO BRASIL?

Acompanhem essa arte que está me dando muito prazer de fazer.
A pergunta que fiz é facílima, alguém se arrisca ?

19.11.11

CORVETTE XING LING?

Impossível não notar alguma similaridade na forma do novo carro de corridas da Chevrolet,
o Corvette  DP 1012, com o belíssimo Jaguar XR15 de 1990. Basta olhar as fotos e brincar
de jogo dos sete erros, ou das sete coincidências...

Talvez o responsável pelo design final do carro tenha se inspirado  inconscientemente no protótipo
da Jaguar, sei lá, não cabe amim julgar. Só estou pegando no pé porque penso que a GM
tem condições de fazer algo inovador, original e eficiente em termos dinâmicos.
Simplificando, a GM tem obrigação de fazer algo inovador, belo e vencedor.
 Para fazer cópia mal feita basta os chineses.


16.11.11

12 HORAS DE TARUMÃ O FILME!

Lí no blog do Flávio Gomes e replico aqui pois quanto mais gente ler e for assistir
esse filme no cinema melhor pra todos.
Trata-se de um filme que retrata a tradicional corrida das 12 Horas de Tarumã.
Faço minha torcida para que seja bom. E só saberemos ser formos assistir.
Que venha então.
Neste link você sabe tudo sobre o filme, clique aqui pra ir lá!

KADRON SANTISTA

Pôster feito para o bom santista Kleyton que está restaurando este bug Kadron,
(para mim o mais original e belo dos bugs).

15.11.11

BOM FERIADÃO TODOS!


Vá de Kombi, vá de táxi, como a Angélica, vá de metrô, jegue ou carro de boi, não importa a condução.
Alguns feriados para mim são sagrados,  como o de hoje; não é uma data comercial, maquiada para se vender "presentes".
Bendito Marechal que nos deixou a Proclamação da República e esse feriado, valeu Deodoro da Fonseca, uma perna grossa e a outra seca. Atire uma pedra quem nunca disse essa frase quando criança.

Hoje é dia de fazer nada, ou melhor, fazer coisas que só produzam prazer, descanso e serotonina, aquela molécula neurotransmissora que provoca uma sensação de prazer a corpos cansados como o meu.
Hoje é dia de vestir o calção, colocar o óculos escuro e sair.
Vou desligar a josta desse computador e encontrar os amigos pra comer uma feijoada,
sei que vou passar mal, ainda mais com o calor que está fazendo aqui em João Pessoa,
mas sei também que vou rir muito com os amigos que a muito não vejo, e rir produz serotonina,
prazer, descanso...
Ops, deixa eu ir que a patroa já tá chamando, tchau.

14.11.11

Mega Fábricas - Porsche - National Geographic HD




Não tenho nada a falar sobre essa reportagem impecável da Net Geo,
em minha opinião o melhor canal a cabo, ever! Assista e conheça a
incrível fábrica da Porsche em Stuttgart, Alemanha. 47 minutos de prazer.

MARCELO GANDINI, A CARROGRAFIA.

Marcelo Gandini foi o maior designer de carros do século XX. Criou conceitos, há 40 anos atrás, que são copiados até hoje. A casa Bertone teria se afogado a muito mais tempo não fosse pelas criações dele.
Obras de arte como Lamborghini Countach, Miura, Lancia Stratos e vários outros.
Conheça um pouco da carrografia (essa eu criei agora) desse gênio.
Clique aqui para conhecer um pouco mais de Marcelo Gandini.

12.11.11

VAMOS ESCREVER A HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO GOIANO?

Com o intuito de valorizar, pesquisar e agregar informações sobre o automobilismo em minha terrinha, meu estado de Goiás, criei no Facebook o grupo HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO GOIANO.
Nele pretendo reunir histórias de pilotos, fatos acontecidos nas pistas de rua de Goiânia e claro, no Autódromo Internacional de Goiânia.

Temos uma grande e vitoriosa história para escrever e quanto mais pessoas puderem participar, melhor.
Vamos trabalhar então.  Conto com os amigos de todo Brasil e especialmente os goianos.
Esse é o link do Face que leva ao grupo: https://www.facebook.com/groups/248503688539892/

11.11.11

DICA DE BLOG - type-01.blogspot.com

Faz tempo que não indico nada por aqui.
A falta de tempo tem me impedido de passear mais pela blogosfera,
mas sempre achamos algo que interessa, como esse blog francês que mistura
design, carros, arquitetura e estilo de vida.
Vale a pena a visita.
Clique aqui pra ir lá!

10.11.11

ARQUIVOS "D" DE DIVILA

Diretamente das paredes da Fittipaldi Empreendimentos um esboço do Copersucar Fittipaldi FD01.
Foto enviada pelo Ricardo Divila, pai da criança retratada.
Esse carro embalou meus sonhos infanto-ufanistas nos longínquos anos 70,
mas confesso que parece que foi ontem.

Precisa de legenda esta bela foto ?

Encontro Nacional de SP2

Meu amigo Luciano manda avisar:

Dia 10 e 11 de Dezembro em Barra Bonita.
Teremos presença (confirmada) do desenhista do SP-2 
Márcio Piancastelli.
Vai ser o encontro para marcar a história do SP2.
A cidade de Barra Bonita foi escolhida estrategicamente
por ser um "meio termo" para os participantes de outros estados.
Luciano Pinheiro.

Sucesso Luciano e amigos do SP2.

9.11.11

Porsche 935 IMSA CAMEL GT II - O RETORNO DO TIOZÃO.

Revirando minhas pastas atrás de referências fotográficas, sim eu
não fico só na mão do Google, não,
achei o que sobrou de uma velha Motor Trend dos anos 70 com o famoso Porsche 935 e o garboso tiozão em seu traje esportivo, mais reluzente que nunca. Devia ser dia de caça...
Bem, mas o que importa são as fotos do Porsche impecável da Camel GT.

E o que vocês me dizem daquela estradinha infernal, cheia de curvas, hein? Um belo convite pra acelerar.

8.11.11

OUTROS TEMPOS




































A inglesada deve olhar pra esse anúncio de 1970 que exalta a supremacia dos GTs britânico,
e dar um baita suspiro de saudade, já que pouco ou nada desse passado resistiu à incompetência
administrativa dos CEOs das empresas de automóveis.

Aliás, a europa hoje já não é só de europeus. Daqui a poucos anos, os nativos serão a minoria
absoluta (existe isso?). Os imigrantes, especialmente do norte da África e Oriente Médio estão
mudando a cultura do velho continente...

7.11.11

MOMENTO BREGA FILOSÓFICO...OU BALADA PARA RUBINHO!!!



Menos de dois meses e estaremos em 2012.
O ano está terminando, é hora de desligar o controle de tração e deixar a borracha queimar enquanto
se acelera um pouco mais até diminuir a carga no pedal da direita e parar de vez no pit stop das festas
de Natal e ano novo.
Vamos tentar salvar alguma coisa dos planos de 2011 que ainda não vingaram, mas se não for possível
que se dane, logo mais criaremos outras oportunidades e tentaremos novamente.
Bom início de semana aos competidores nesta longa corrida da vida .

6.11.11

5.11.11

ILUSTRAÇÃO ANTIGA.

Esta ilustra é literalmente do fundo do baú. Mexendo em algumas pastas de papéis antigos, muito velhos,
achei essa ilustra de um fusca envenenado que foi matéria da revista Mecânica a uns 20 anos atrás.
Usei aerógrafo, caneta nanquim Rotring e marcador. O desenho traz as marcas dos tempos.
Não é de hoje que sonho com Fuscas.

3.11.11

FERRARI F430 - O PÔSTER

Esta aí uma bela sugestão para presente de natal, Você pode fazer seu pedido pelo e-mail mu917@gmail.com.
E os dias se passaram e eu me esqueci de postar aqui como ficou aquela Ferrari F430 do quizz,
desculpem meu esquecimento. Segue no mesmo post uma outra imagem da arte em detalhes.
Não sei se é pra massagear o ego do artista mas quando gosto de algo faço questão de mostrar
os míiinimos detalhes.

2.11.11

TESTEIRA NOVA

Vocês sabem, muda o mês, muda-se a arte da testeira.
Dessa vez é uma Ferrari F430 vista de cima com seu belo cofre do motor à vista .

A HISTÓRIA DOS JAGUAR DE COMPETIÇÃO.



Neste vídeo de uma hora, apresentado pelo competente Tony Maylan, vemos a trajetória da Jaguar
no cenário de competições mundiais, especialmente as 24Hs de Le Mans.
Tony vai contando, em inglês, como surgiram e se desenvolveram esses carros a partir do Jaguar SS100 até chegar ao belíssimo XJ 220/C, passando pelos XK 120, C, D, E, Lister Coupe, XJR 8, em praticamente todas as versões que existiram e nos encantaram .
Diversão garantida.

MOTOR TREND Classic - Jaguar XJ13



Feriadão, todo mundo sem ter o que fazer procurando assunto na internet, etc.
Aqui vai minha sugestão para matar o tempo: assistir a esta reportagem feita pela
Motor Trend Classic sobre o filho único da Jaguar, o XJ13.

O som que o motor dessa fera faz me lembra o dos caças britânicos na II Grande Guerra,
tamanho o urro que ele faz já nas baixas rotações. Confira, você vai gostar.

JAGUAR XJ 13


Belíssimo carro, modelo único criado nos anos 60 para disputar a lendária 24 hs de Le Mans,
que não correu por causa das mudanças nas regras do evento. Coisas da vida !

1.11.11

ASSIM SE FAZ UM DESIGNER DE AUTOMÓVEIS!



Vamos dar um passeio no dia-a-dia dos estudantes de design de transporte do Art Center College of Design, de Pasadena-CA. O site da instituição está aqui.  São 5 vídeos devidamente entubados pela TransDesign TV, enjoy.
Semana passada tive uma grande alegria ao receber pelo correio um envelope vindo de Belo Horizonte, enviado pelo meu amigo Levindo Santos, o Vico.
Dentro do envelope havia um exemplar da excelente revista Motor Trend Classic, com um bilhete  escrito e assinado pelo Vico que você pode ler nas fotos abaixo.

O Levindo tem feito um ótimo trabalho de preservação dos Karmann Ghia através de seu  blog:
http://kgcbh.blogspot.com/, que além de trazer o dia a dia do KG Clube de BH, ainda traz notícias
e curiosidades relacionadas com o universo dos KGs no Brasil e no mundo.

Obrigadão Vico, nem preciso falar de minha alegria.
Esse exemplar da M/TClassic traz uma reportagem fotográfica enorme sobre o pintor especializado em Arte Automotiva Bill Neale. Um texano que faz um belíssimo trabalho através da técnica da aquarela.
Valeu Levindo muito obrigado pelo carinho.