30.9.09

WALTER HAHN ESCREVE

Meu caro Mauricio,
Comprei o primeiro exemplar fabricado para o Salão do Automóvel, direto do Anísio, (porém sem motor).Fiz um super motor com o Roger (em minha opinião o melhor preparador VW da época) e fiz algumas provas, mas em seguida em função de problemas pessoais (falecimento do meu pai) na época fui obrigado a parar com as corridas e cuidar dos negócios da família, O AC foi o ultimo carro que pilotei.

Vendi ao meu amigo Angi, que praticamente não chegou a andar com o carro, vendeu ao Wilsinho , numa prova no Rio e como estava ainda com o meu número, colocaram um corte com esparadrapo no ultimo 8 correu como 86 .

Quanto ao histórico do carro, é importante salientar que o conceito era fabricar um carro esportivo monoposto , motor traseiro , leve , rápido e principalmente a idéia principal do Anísio era de poder VENDER os carros a quem quisesse ou pudesse comprar com fins de COMPETIR.

A Puma iria fabricar sob encomenda, cada um faria seu motor e ajustes, porém qualquer um poderia adquirir .No meu caso, comprei a idéia, fui de fato o primeiro acreditar no projeto e quando andamos pela primeira vez foi um sucesso, o carro estava anos na frente e foi um precursor.

A mesma história se repetiu com o Uirapuru que revelou ser um carro de briga, mas aos domingos podia-se passear com ele na Rua Augusta.

Seguem as fotos que tenho , foram gentilmente oferecidas pelo Claudio de Curitiba , são únicas pelo que soube, Acho que o Fritz Jordan recebeu exemplar de uma ou outra.Nunca o carro correu de aerofólio (enquanto foi meu, depois do Angi e mesmo com o Wilson.

A primeira prova, se não me engano foi em Curitiba, depois os 1.000 Km de Brasília (abandonou em ambas por quebra mecânica ), mas enquanto andou, deu muito trabalho ao Wilsinho com Fitti-Porsche.

Walter Hahn e Anísio Campos no teste do AC na Rio Santos

Na Rio-Santos, eu pilotei e o Anísio cronometrou (tenho foto desse dia, vou te mandar, o carro está com o aerofólio).

No dia desse teste na Rio -Santos ( foto minha com o Anísio dentro do AC ) , meu pai que era o maior entusiasta e me acompanhava em todas as minhas corridas, na época tinha acabado de comprar um PONTIAC GTO, novinho que tinha um motor de 400 HP, cambio 4 marchas e andava MUITO.

Depois da cronometragem dos 219 km , emparelhamos os 2 carros e arrancamos juntos, o Pontiac arrastava os pneus até na 3 marcha tal era a potencia .

De parado até quase os 200 km fomos juntos e a partir daí, o AC foi embora (tínhamos 160 HP) e um simples cambio 4 marchas longo do Puma, além do peso claro e a aerodinâmica fantástica do carro .
A alegria foi geral, menos a do meu pai claro .....RSSSS!

Bem meu caro Mauricio, histórias do carro são inúmeras , mas poucas as verdadeiras ., além do que já se foram quase 40 anos !! a memória vai indo …

Abraços, Walter Hahn.

AC VW - WALTER HAHN

O grande barato desse blog é poder se aproximar, mesmo que virtualmente, de pessoas que movidas por suas paixões tem muitas história pra contar.

Tem sido assim nos últimos dias desde que comecei a publicar as ilustras do famoso AC, obra do mestre Anísio Campos.

Primeiro foi o simpático Fritz Jordan, que nos brindou com algumas histórias, fatos e fotos que amarcaram sua trajetória na pista e ainda tem muita coisa pra falar e mostrar, aguardem.

Agora tenho tido o prazer de trocar e-mails com o apaixonado pelas pistas Walter Hahn.
Vou publicar com sua autorização alguns causos interessantes narrados por ele.
Leiam e divirtam-se.

Depois virão os relatos da vivência do Walter com o Uirapuru, aguardem mais um pouco.

29.9.09

ATUALIZANDO

Semana passada estive muito ocupado e não tive como atualizar o blog.

Mas fiquei atento ao movimento da blogosfera.

E para minha alegria li um comentário feito pelo jornalista e paladino da causa antigomobilista Roberto Nasser, fazendo menção da promoção deste humilde blog em sua coluna "DE CARRO POR AÍ" .

Revista Eletrônica Motorcar ( www.motorcar.com.br)

Auto Car Brasil (www.autocarbrasil.com.br)

Automotriz ( www.automotriz.net)

Jornauto (www.editorauto.com.br)

Agência HP PRESS (www.jornalveiculos.com.br)

Coisas de Agora (www.coisasdeagora.com.br)

Portal Web Motors (www.webmotors.com.br)

Desde já ficam aqui registrados meus agradecimentos ao Nasser que muito me honra pela citação e lembrança.

Tô ficando chique!!

17.9.09

GREVE NOS CORREIOS DA PARAÍBA

Amigos, estou impossibilitado de enviar os pôsteres encomendados.
Os funcionários dos Correios da Paraíba entraram em greve por tempo indeterminado,
peço a paciência e compreensão de todos.
Assim que tudo voltar ao normal despacho as encomendas.

14.9.09

CARTAS DO SUL - Alexandre Fornari


Olá Maurício, gostaria mais uma vez que seja meu porta-voz. Esta semana recebi um presentão de um amigo. Ele me devolveu o último Motor Simca preparado pelo meu Velho. Um gesto majestoso de sua parte. Amizade e valores de alta estima se fizeram presente neste momento.

Em 1996, juntamos vários pedaços da sucata que sobrara das velhas Simcas que por anos ficaram estocadas na antiga Oficina do meu pai na Av. Sertório de Porto Alegre, que fechara em 1989. Anos depois resolveríamos reconstituir o motor e embarcá-lo na Chambord 1962, carro este, que preservava o coração das antigas competições dos anos 60.

Tudo foi perfeito até que por vários motivos alheios a nossa vontade este motor foi repatriado a outro carro, no caso uma Simca Rallye 1964 de um amigo.

Anos se passaram deste acontecimento e para minha surpresa, foi presenteado por ele que me devolveu o motor.

O seu argumento nos deixou muito emaciando, pois, ele prontamente disse: aqui sempre foi o lugar dele, ao lado da tua família e dos Simcas que Breno tanto gostava”...

Acho que a alma e amizade dos amigos que amam o automobilismo serão eternizadas, neste majestoso gesto.

Obrigado Jorge Prates! Obrigado Automobilismo!

Muito Obrigado...

Alexandre Fornari

Guaíba /RS

12.9.09

A PROMOÇÃO ESTÁ ACABANDO


Devido ao grande sucesso da promoção de pôsters a preços reduzidos
resolvi colocar mais 20 ilustrações à disposição dos amigos.
Algumas são inéditas como esse Opala stock do Ingo Hoffmam, e
outros são best sellers como o SP-2.

Confira as novidades clicando aqui Studio MM.

11.9.09

BIRD E AS BERLINETAS


Passeando pelo site Auto Classic, me deparei com esta foto, (indicada pelo meu amigo César Costa), do grande Bird Clemente fazendo uma palestra. A surpresa foi ver uma arte minha usada para ilustrar a fala do mestre das Berlinetas.
Fico honrado de poder participar de alguma forma na preservação da história de nosso amado esporte motor.
Para ver mais fotos do Evento do Forte de Copacabana clique aqui.

7.9.09

AC - FRITZ JORDAN


Mais uma ilustra do Fritz em seu AC, correndo no Rio de Janeiro.
Depois deste vem um F3 entortando em pistas inglesas, não percam.

4.9.09

FUSCÃO PRETO - Luís Lara Campos Jr.


Essa ilustra tinha que vir à luz algum dia. E veio.
É o belíssimo Fusca D3 do piloto Lara Campos Jr, que recentemente abriu seu blog "Histórias e prazeres que vivi". Clique aqui pra ir lá.

No blog, Lara relata suas experiências nas pistas e nas águas da motonáutica.

Falando desse carro em particular, o que me chama a atenção é o equilíbrio das linhas que
o tornam um carro bonito e bastante agressivo.
A pintura, em particular, é uma aula grafismo. Obra do Grande Sid Mosca e Alan.
Em época de adesivagem instantânea e sem criatividade dá pra ver como eram criativos os pintores daqueles tempos.
Ah, virou pôster, pode pedir o seu.

3.9.09

2.9.09

BLUE CLOUD 2009 - CAXAMBÚ

Vem aí mais uma edição do encontro de DKWs e aparentados. É o Blue Cloud, que acontece na cidade de Caxambú. Já está indo para sua sétima edição e é uma promoção do jornalista Flávio Gomes e do Vemagueiro Paulo Renato Arantes, do site DKW. Clique aqui para maiores informações.
Os irmãos passateiros e Pumeiros também marcarão presença.
Tô pensando em ir este ano!
Ah, a arte do evento, mais uma vez, foi feita por este vassalo, com muito orgulho.

1.9.09

AC VW ANGI MUNHOZ E FRITZ JORDAN

O AC do Fritz faltando as cores e outros detalhes importantes. Mas já dá pra notar as diferenças entre os dois modelos.


O AC do Angi concluído. Com estes cavalinhos empinados parece até uma Ferrari.

AC NA 4 RODAS


AC VW











Recebi várias fotos dp Fritz Jordan e do Ingo Hoffmann que repasso a vocês agora.
Não vou colocar legendas por pura falta de tempo. Deixo com vocês essa tarefa.

É interessante notar a quantidade de alterações que havia de um carro para outro.
Dá pra brincar de jogo dos sete erros.
Divirtam-se, e fica registrado meus agradecimentos aos dois nobres colaboradores
Jordan e Hofmann.