28.4.09

SIMCA DE CORRIDA #35 BRENO FORNARI


Já deu pra notar que estou fazendo uma série de ilustrações mostrando as criações do genial Breno Fornari. Esta imagem fiz a partir de uma foto que o Alexandre Fornari me enviou do vermelhão do velho Breno.

O carro é tão marcante em sua simplicidade (não pobreza) que chega a chocar pela beleza.
É como a Maja desnuda de Goya, linda, deitada sobre o divã, sem vergonha de mostrar sua beleza, pura e simples.

Essa ilustra pode ser adquirida pelo meu e-mail.

24.4.09

ETERNAMENTE PASSAT


Guardo lembranças maravilhosas de meu primeiro carro, um Passat TS ano 1980. Era gostoso de dirigir no trânsito urbano e delicioso na estrada. Mas o papo aqui é para mostrar o carro do Maurício Coelho, ano 79. O Danilo é dono de um Corcel 76, um Jeep e uma F-75 que já viraram pôsters e apareceram por aqui.
Agora que seu filho está fazendo anos, ele resolveu presenteá-lo com um pôster de sua relíquia. Taí o resultado. Parabéns xará ou será chará?

PUMA DO SAMUEL





Samuel Mandelbaum é um entusiasta da marca Puma e apaixonado pelo seu amarelinho, por isso ele adorou a ilustra que fiz de seu felino.
Na foto de baixo o Samuel ao lado do mestre Anísio Campos.

SIMCA FAMILIAR

SIMCA JANGADA, com letras maiúsculas. Era a primeira Station Wagon nacional, um luxo, rara, me parece que pouco mais de 7 mil foram fabricadas.
Era e é um carro classudo, muito melhor que essas Mercedes e BMW que perderam a pose, perderam o charme. Hoje qualquer modelo de SUV oriental (sem ofensas) se parece com uma carrão alemão de tradição e vice versa. E não venham me dizer que a culpa é da globalização ou dos avanços tecnológicos marketiros mequetrefes!

Dá uma olhada neste Jangada e confesse se não dá vontade de dar uma voltinha?

Este pôster está a venda pelo meu e-mail.

23.4.09

PREPARAÇÃO DO MOTOR SIMCA DO BRENO

Alendre Fornari nos explica como era a preparação do motor do Simca do Breno e de lambuja manda um vídeo pra gente babar. Fala Alexandre:

A respeito do Motor era um motor original da Simca, só que havia um virabrequim preparado a partir de um não usinado de fábrica.

Ele era retificado standart, fora de centro, original. Mais aberto. Aumentava o curso e não havia necessidade de rebaixe das tampas, até mesmo aquelas tampas de alumínio são fracas. Com isso , aproximadamente o curso aumentava cerca da espessura de um palito de fósforo. Assim com um comando trabalhado o motor aumentava o giro e a força. De 90 chegou a passar a 140 hp. Coisa que só Emi Sul chegaria alcançar anos mais tarde. Carburação dupla, todos puxando ao mesmo tempo.

O Motor Tufão é fruto da engenharia local, outra hora eu conto esta história, na qual , o Breno ganhou uma Simca Zero da Fábrica em troca do motor que venceu as 12 horas de Porto Alegre, uma destas bombas caseiras feitas no fundo quintal, com aumento de força e virabrequins malucos. Sem falar nos volantes vazados para ventilar feitos em alumínio . Seriam depois o volante do motor Tufão, em ferro vazado para refrigerar .
Bom de se andar até hoje ! video

20.4.09

BRENO EM EL PINAR


Mais informações sobre Breno Fornari, agora pelo testemunho de seu filho, Alexandre. Fala Alex:
Maurício, legal teu amigo mandar o Perfil do Velho que saiu na Revista Auto Esporte.
No texto fala sobre as vitórias do Uruguaí, e acabo de encontrar algumas fotos do Parque El Pinar.
Recordo que nesta corrida o Breno teve problemas com o diferencial da Simca, ele contara que o circuito era muito travado e exigia muito da transmissão dos carros.

O Diferencial usado lá, eu tenho ele todo moído e
guardado até hoje aqui no acervo.
Ele gostava de correr por lá, e sempre considerou os uruguaios fortes concorrentes e possuíam carros velozes, bons de curva.

MAIS BRENO FORNARI


Ricardo Cunha nos brinda com esta foto publicada ma revist... Deixa o cabra contar!!

Caro Mauricio:
Estou anexando uma foto do Simca do Breno Fornari, publicada na Auto Esporte # 04 - FEV/1965 - Pág. 27,
numa reportagem falando sobre a corrida vencida por ele, disputada em Rivera, pela Categoria C, no dia 06/12/1964.
Um grande abraço.
Ricardo Cunha

17.4.09

BRENO FORNARI - PERFIL

É sempre bom saber informações de nossos heróis. E o Ricardo "Indiana Jones" Cunha, me enviou este perfil do Breno Fornari, feito pela revista Auto Esporte lá nos idos dos anos 60.
Enjoy.



16.4.09

DICA DE SITE


Tem blog novo na parada. E pelo jeito promete, olhem esta foto do Fusca D3 do Arturo Fernandes que eu encontrei por lá! Promete, promete. Clique aqui para ir lá.

15.4.09

1ª DA SIMCA VITÓRIA NO URUGUAI


Recebi um e-mail do Alexandre Fornari, filho do lendário Breno Fornari.
Alexandre nos brinda com uma reportagem sobre a primeira vitória de um Simca em terras estrangeiras e faz um agradecimento.


Muito legal suas palavras, precisamos de um pouco de combustível emocional para continuar tocando a bagaça. E neste quesito a blogaiada que aqui frequenta é muito generosa.
Segue o conteúdo do e-mail:


Olá Maurício, fico agradecido por todas as manifestações recebidas por Mail, e no teu Blog, a respeito das coisa que gostamos. As corridas sempre fizeram parte do espectro de nossas vidas. No caso especial dos Simcas elas sempre atrairam como uma magia especial.


No meu caso , por ter um pai que competia com estes carros ainda eram maiores, o Simca no meu pátio, as cores e as estampas das propagandas e até mesmo o próprio numeros estampadado nas portas eram sempre encantadoras para uma criança.


O que é gratificante saber hoje que estes elementos ligados ao carro em si, e as competições ainda encantam outras pessoas. Repasso uma reportagem , que muitos não conhecem este feito do Breno , com a Simca.
O Primeiro a vencer fora do Brasil na categoria carro Turismo. Não está nos livros, mas fica aí o registro para todos . Obrigado.
Alexandre Fornari.





8.4.09

FUSCAS INTERESSANTES

Bem meus amigos, hoje preciso da ajuda de vocês para concluir uma arte.
Fiz um apanhado de fusquinhas que de alguma forma marcaram sua passagem pelas pistas de corrida do Brasil. Não tanto pelos resultados obtidos mas mais pelo carisma e novidades técnicas que apresentaram.
Gostaria que os blogueiros me ajudassem a listá-los dando nome do piloto (s), equipe, e ano e, que correram.
Vamos ver quem consegue matar a charada do terceiro carrinho.
Tem outra coisa, o primeiro fusca é o carro do Bino, anos 50. Não consegui nenhuma foto colorida dele, por isso, intuí que fosse uma mistura de vermelho com laranja. Quem souber as cores exatas pode falar que corrijo.
Estou aguardando, vamos lá!

BARBOSA, O MANDRAQUE DAS SIMCAS



Recebo um e-mail do Alexandre Fornari e repasso para vocês.
Maurício,
veja essas fotos do Piloto Edson Barbosa, piloto que competiu em algumas provas secundárias , mas que manteve o espírito dos carros Simca.
Ele participu de algumas provas aqui em Guaíba/RS no qual proporcionou grandes pegas em circuito de rua aqui mesmo no centro da cidade entre os anos de 1968 e 1969.
O Barbosa ainda hoje é reconhecido como o "Mandraque" das Simcas. fazia loucuras, saltos e até andou imitando Euclides Pinheiro, andando em duas rodas .
Um Abraço!
Alexandre Fornari

SIMCA NA PRAIA


Fico imaginando uma bagaça encorpada como o Simca correndo na areia fofa das praias do Rio Grande.
Deviam ser pegas sensaciomais, com areia pra todo lado, atoladas, trombadas, etc.
Quem viveu que conte.
Na imagem, Breno Fornari e seu protótipo Simca #35.
O pôster está à venda.

6.4.09

SIMCA 35 DE BRENO FORNARI


Recebo e-mail de Alexandre Fornari, herdeiro de Breno Fornari, com a seguinte informação:

Tiramos da toca o Simca 35, nosso estimado carro de tantas batalhas !
Espírito do Breno bem presente entre todos nós !
Valeu por gostarem de carros .
Alexandre Fornari

BAÚ DO NELSON CINTRA

Se vocês acham que o Nelson Cintra só tem o Gordini pra recordar, engana-se!

Sidney Cardoso me enviou algumas fotos preciosas de corridas e eventos dos anos 60 / 70 onde Nelson Cintra aparece ou fotografa.

Vou mostrar algumas, e depois mostro mais. Preciso, porém da ajuda dos amigos pra fazer as legendas. Vamos lá? Todos puxando da memória então.


Quem, onde e quando???

4.4.09

QUE CARRO É ESTE?

Claro que sei a resposta da pergunta do título!
Quero ver a quantas anda o conhecimento da galera neste caso específico.
Quem criou esta barata?
É um protótipo da antiga divisão 4?
É um sapinho na beira da lagoa?
Que motorização usava?
Abram seus arquivos e derramem sua sabedoria.
Ah, você pode adquirir este pôster pelo meu e-mail.

DICA DE SITE


Recebo e-mail do Nelson Cintra:

Caros Amigos, A partir deste mês teremos um depoimento de ex-Pilotos, pessoas que fizeram este automobilismo. São heróis que caíram no esquecimento, só que sem eles não teríamos ,Emerson, Senna,Piquet, para falar dos mais próximos.
Vejam em * LENDA VIVA* no http://www.autoclassic.com.br/.
Obrigado, Nelson Cintra.