27.11.08

CHEGAMOS AOS 80...


Chegamos aos 80 mil hits, ou seja lá como se chama. Sou muito desligado com um milhão de coisas, uma delas são estatísticas, planilhas são meus pesadelos, números, meus algozes, mas esta marca tenho que comemorar com meus amigos, pois se chegamos até aqui é porque tem um grupo de loucos por carros que caminham comigo.
Valeu moçada. Não vou citar o nome de ninguém, porque sei que esta cachola véia vai se esquecer de vários, mas, esta conquista é de todos nós. De todos os que escrevem, anviam fotos, dicas, e-mails, assuntos que interessam ou que nem tanto...Estamos virando uma família.
Nem parece que já teve ocasião que quase desisti desse negócio de blog. É, tiveram dias, no começo, em que ninguém pingava aqui, que tristeza. Depois a galera foi chegando de mansinho e hoje, aprontam a maior barulheira, mas tudo com muita classe, he, he.
Bem, não preciso falar que estou feliz pela marca, e vamos em frente pra alcançar outras. Conto com vocês, ok?

25.11.08

PUMA - ÁRVORE GENEALÓGICA

Alguns temas são inesgotáveis: Porsche, Ferrari, Alfa, Fusca, Puma...Estou deixando de fora muitas outras marcas de propósito, senão este post ficaria só nos nomes a serem citados.

A Puma é uma marca tão carismática que reúne material para todo tipo de narração, seja através de ilustrações, onde são exploradas suas belas linhas, ou pela narração (verbal ou escrita). Esse carrinho tem muita história pra contar.
Como não sei escrever direito, sigo ilustrando, e aguardem, outras abordagens do tema Puma estão na prancheta.
Quero agradecer a grande ajuda que o expert em Pumas Felipe Nicoliello me deu para desbravar a imensa floresta de nomenclaturas (gtc, gt, gti, am, gtb, etc, etc) e as infindáveis alterações evolutivas ocorridas nos modelos ao longo dos anos, que fazem toda a diferença para um amante da marca.

Felipe me ajudou a separar aqueles modelos que são divisores de água na hitória da marca, aqueles que hoje são mais valorizados pelos colecionadores de carros esportivos.
Alguns podem torcer o nariz para os modelos escolhidos, mas confio no taco de meu amigo Felipe.

Para adquirir este pôster, basta me chamar pelo e-mail, aberto 24 horas por dia.

MIL MILHAS...DE DISTÂNCIA!


Lamentável! falta vergonha na cara dos participantes de um circo como esse que aconteceu em Interlagos neste final de semana, e aí incluo pilotos e Federações, engenheiros, construtores, mecânicos, patrocinadores, imprensa, mídia, todo mundo que participa ativa ou passivamente.

Deixam os caras fazerem m*#$%a, participam dessa presepada e ainda querem enganar quem??? O público sente cheiro de coisa ruim longe. Por isso não foram ao templo.

Esse é um evento H.I.S.T.Ó.R.I.C.O. Não se trata assim algo tão importante, não se joga na lama décadas de história. Estão desonrando o nome dos pioneiros, que mesmo sem ter tecnologia avançada como existe hoje, davam E.S.P.E.T.Á.C.U.L.O.

O que se pode apreender desse episódio? Que o automobilismo brasileiro está a milhas e milhas de distância de onde deveria estar.
Quem poderá redimir a nação automobilística?

19.11.08

MAVERICK DIV 3

Quem não curtia esses carros em meados dos anos 70?
Me diga, qual era o seu preferido?
O Maveco com sotaque portenho preparado por Orestes Berta?
Ou o "monstro amarelo", cria do papa títulos das pistas brasileiras, o grande Greco?
Depois eu conto o meu preferido.

Adquira este pôster pelo meu e-mail.

17.11.08

RICARDO TROPIA - O MAGO





Outro dia o Paulo Lomba me enviou umas fotos de seu Puma laranja. O interessante é que eram fotos de um modelo em escala. Como sou apaixonado por "carrinhos" pedi maiores informações sobre quem tinha feito aquela maravilha. Daí ele me passou o e-mail do Ricardo Tropia, o gênio por trás da criação.

Na verdade os modelos que faz são por pura paixão, seu ganha pão é um restaurante, "Café & Cia" e fica na rua São José , 185 no centro de Ouro Preto. Se ele repara os pratos como faz os carros...

Vou repassar a vocês o que o simpático Ricardo nos conta sobre seu trabalho.

Tenho o modelismo a mais de 20 anos , como um hobby . Sempre fiz os modelos para minha coleção. Até que em 1995 (eu acho) abrí uma revista ´auto esporte` e me deparei com uma foto do Mustang do Lomba, ainda na fase 1 .

Fiquei apaixonado com o carro e montei um igual para mim. Ao mesmo tempo fiz outros três modelos de competição nacional . Eram eles uma Alfa GTV que correu com Abilio Diniz , um KG porsche pilotado por Carlos Pace (esse era o primeiro, não os da Dacon) e um fusca da Dacon também pilotado por Moco.

Levei tudo pra uma convenção em São Paulo. Lá fui premiado e daí em diante comecei a me dedicar a modelos nacionais.

Além dos carros de competição, outra grande paixão são pick-ups e caminhões. Como falei anterormente, fiz a Puma pra minha coleção , mas uns amigos viram e pediram que eu a produzisse. Estou lançando agora em novembro próximo o kit da Puma 1968/69 e a pick-up chevrolet Brasil 1960. Os kits são em resina de poliuretano e acompanham várias peças em metal. Segue em anexo fotos dos kits e outros modelos.
A escala que eu prefiro é 1:25, apesar de ter alguma coisa 1:43 .
Aceito encomendas, o que não tenho é preço, pois cada modelo tem um grau de dificuldade. Mas te garanto que não é nada exorbitante. Os telefones para pedidos são (031)3551-6515 e (031)3551-0022.

F-85, MAS PODE ME CHAMAR DE CACHORRO LOUCO




Caro Maurício,
Nos comentários no seu blog sobre a F-75 o Luis Augusto fez menção a um certo "cachorro-louco".
Com a intenção de contribuir para o debate, lá vai: O "cachorro-louco" que ele menciona deve ser uma alusão ao apelido dado ao veículo militar produzido inicialmente pela Willys Overland do Brasil e depois pela Ford, exclusivamente para o Exército Brasileiro, denominado F-85.

Uma picape misturada com jipe e que apresentava algumas características peculiares, voltada exclusivamente para a atividade militar, como transporte de pequenos grupos de soldados, armas, etc. Algumas saíam da linha de produção equipadas com canhões. A caçamba deste veículo era parecida com a da F-75 e, via de regra, trazia dois bancos colocados lateralmente, onde dava espaço para sentar de oito a dez soldados. Como a F-75, também era equipada com tração 4x4 e não se intimidava com terrenos difíceis. Ainda hoje restam várias unidades desse veículo servindo ao Exército.

A grande maioria delas já virou sucata e algumas são rigorosamente preservadas por colecionadores. No anexo tem uma foto de uma F-85 de um colecionador e outra, com algumas adaptações, utilizada para trilhas, com tração 6x6.

Grande abraço Danilo Coelho.
Obrigado pela colaboração Danilo.

12.11.08

KARMANN GHIA PORSCHE # 7

Mais um trabalho para o mecenas das artes automotivas, Paulo Lomba.
Trata-se do Karmann Ghia Porsche, da equipe Dacon.
Casca de fibra de vidro e mecânica Porsche 904, inclusive rodas e freios. Ganhou tudo nas mãos de homens com "H" como Emerson Fittipaldi, Chiquinho Lameirão, Wilson Fittipaldi, Anísio Campos, e vários outros que topavam corre numa cadeira elétrica, para os padrôes atuais de segurança.
O carro hoje repousa toda sua glória no Museu do Automobilismo Brasileiro, do São Paulo Trevisan, padroeiro dos antigomobilistas, como disse o Flávio Gomes em seu blog.
Leia tudo sobre esse carro no fantástico site do mestre Anísio Campo. Clique aqui para ir lá!

11.11.08

DICA DE SITE

PATRÍCIO BOM DE TRAÇO


Mário Pereira, de Lisboa, Portugal, é mais um nome a ser destacado no cenário da arte automitiva. Em seu blog (clique aqui para ir lá) encontramos artes de forte impacto visual, especialmente os carros de rali, uma verdadeira paixão entre os lusitanos.
Vale a visita.

FEBRE AMARELA NO RIO DE JANEIRO




Calma, calma, não é nenhum surto de febre amarela, e sim o Mavecão do nosso amigo Paulo Lomba, que barbarizava nas pistas nos anos 90. Máquina linda e imponente que impressionava pelo visual, agora ganhou sua versão em pôster.

CAMINHO DA ROÇA...


Danilo Coelho é o feliz proprietário desta camionete Ford. Ele nos conta: "Esta F-75 eu usava para fazer trilha, mas depois de restaurada ganhou a merecida aposentadoria. Tem direção hidráulica, freio a disco com hidrovácuo e muitas outras coisinhas modificadas para melhorar o carro."

E agora, um pôster, para perpetuar sua memória.

BARATINHA ESQUENTADA





Essa é pra quem curte o Chevette tutubarão.
A bagaça pertence ao piloto da Super Classic André Mello.
Foi um pôster gostoso de se fazer, pois sempre fui fã dos Chevetinhos.

10.11.08

DESABAFO NÃO, CONSTATAÇÃO!


Uma frase do grande Tohmé das miniaturas e kits mexeu comigo:

"...E são muitos os artistas (no exterior, é claro)que inclusive sobrevivem com a Folk-Art automotiva."

Creio que um dia vamos mudar esta história, anote aí.

Quando as pessoas entenderem que antigomobilismo e arte automotiva são manifestações culturais e não apenas hobbie de novo rico, as coisas vão mudar.

O cidadão pode não ter uma bela Mercedes 300 "Gull wing" em sua garagem, basta entender e curtir seu Fusquinha 66, basta não achar que se trata apenas de um carro velho, mas de um meio de transporte para seu passado ou de seus familiares, basta entender que aquele carro antigo é um link para boas lembranças, que lhe dão, nada mais, nada menos, uma coisinha chamada identidade.

Nosso país não tem identidade, é aculturado mesmo, vive de modismos e dancinhas da garrafa, mulher isso, mulher aquilo. Dançar Funk é "in", levar seu carango pra praça no sábado é coisa de doido, vai entender.
Cultura é identidade, por isso abri esse blog, sou uma pessoa que produz cultura, e pior, cultura automobilística, rá, rá. O que vem a ser isso Maurício.

Outro dia recebi um e-mail onde o cidadão dizia que eu era otário de abrir meu espaço para outros artistas, que eu ia perder mercado...
Essa é a mentalidade dos brazucas!?

Mercado? que mercado? Aqui quase ninguém consome o que eu e caras como Ararê, Bruno Mantovani, Marcel Marchesi e alguns outros produzem.
Tem "colecionador" que fica chateado quando dizemos que cobramos pelas artes, he, he, falo sério.

Ainda bem que o meu combustível nesta missão (Sim, me vejo como um missionário da arte automotiva) é a paixão que tenho pelos carros e as histórias que eles trazem embarcadas.

Mas sou um homem de fé, creio e trabalho para mudar pelo menos um pouco esta situação,
é muito bom o retorno que tenho de todos os que frequentam este espaço, continuem vindo aqui, visitem também os blogs dos companheiros que citei acima, seus links estão aqui do lado. Incentivem, critiquem, aplaudam e consumam os produtos divulgados por eles.

Decorem os quartos de seus filhos, suas garagens e salas com estas gravuras que trazem tantas memórias agradáveis, Aproveitem para se presentearem com esses pôsters, façam a festa!!

Seu chefe gosta do Ayrton Senna? Compre um pôster do Ararê, e dê de presente no amigo secreto (ou oculto) da empresa neste fim de ano, é mais original e barato que aquela camisa que você pretendia dar a ele e que ele nunca iria usar!

Você gosta de humor? Então encomende aquelas caricaturas que o Bruno Mantovani faz das corridas de Formula 1. Coloque em quadros pequenos e decore seu escritório, vai ficar maravilhoso.

Não quero escrever um manifesto (até parece!), não tenho aval de ninguém e nem competência para fazer isso, estou apenas lançando minhas palavras como o semeador lança suas sementes.
Espero que elas enontrem boa terra, criem raízes e cresçam, para finalmente florescer e frutificar, para que todos se beneficiem de seus frutos, inclusive a cultura desse pobre/rico Brasil.

PRA COMEÇAR BEM A SEMANA

Uma breve visão do paraíso!

9.11.08

TRABALHO APROVADO, TRABALHO MOSTRADO

Este trabalho foi mais um feito para o piloto e colecionador, Paulo Lomba, grande incentivador das artes automobilísticas.
Pôster feito para comemorar a ida do belo Malzoni DKW a Laguna Seca em 1999. Este carro e mais dois Malzoni GT de competição, ficaram expostos no stand da Audi, que comemorava seu centenário. Leia mais sobre esta aventura no site Best Car Web Site.

1.11.08

TEM PROMOÇÃO NO BAZAR DO MAURÍCIO!!

É o seguinte galera, agora em novembro vou vazer uma bela bromozão bras amigos do blog, como diria o salim.
Neste mês, você poderá comprar estes pôsters da coleção 45 ANOS DO PORSCHE 911 por apenas R$ 60,00 a unidade.
Aproveitem, pois em dezembro o preço volta para os R$ 90,00.

Façam seus pedido pelo meu e-mail: mau917@gmail.com

PRESENTE DE NATAL 11, EU QUERO ...

Você pode estar pensando: Este protótipo não é um 911...Eu te digo que é, pois a designação dele é justamente 911 GT1 que venceu Le Mans em 1998.

PRESENTE DE NATAL 10, EU QUERO ...

Tá difícil decidir qual pôster do 911 levar pra casa? Que tal este que reúne os modelos de pista em Line Art?

PRESENTE DE NATAL 9, EU QUERO ...

Sem comentários!

PRESENTE DE NATAL 8, EU QUERO ...

Hummm, é do GT2 que você gosta? Taí.

PRESENTE DE NATAL 7, EU QUERO ...

Esse vai para o quarto das crianças. Didático, divertido e lindo.

PRESENTE DE NATAL 6, EU QUERO ...

Outro 911 vestido para matar. Levava a alcunha de 935 Moby Dick. É só olhar a traseira do bicho para saber o porque! Combina com seu sofá?

PRESENTE DE NATAL 5, EU QUERO ...

Porsche 911 ST, pronto para subir ou descer as montanhas dos Alpes.

PRESENTE DE NATAL 4, EU QUERO ...

O meu preferido, Porsche 911 RSR Turbo 1974. Imagina isso pendurado em seu escritório ou no quarto ao lado das miniaturas??

PRESENTE DE NATAL 3, EU QUERO ...



Porsche 911 GT3, como diz aquela cantora(?) baba baby...

PRESENTE DE NATAL 2, EU QUERO ...



Para comemorar o aniversário de 45 anos do Porsche 911, vou postar uma série de pôster (Qual o plural dessa palavra?) que tem o bravo carrinho como tema. Todas são imagens disponíveis no formato A3 (40 x 30 cm), impressas em papel couchet 150 gr. Vale a pena, fale com o Papai Noel.