30.5.08

PRESENTE DE CUMPADRI!

Bunitu dimais, sô!


Ararê me enviou um e-mail com este conteúdo:
Me deu vontade de fazer essa ilustração, e como você é um "porschemaníaco" inveterado, o resultado foi esse...
Espero que goste.
Um grande abraço!
Ararê. ............................................................

Se gostei? Ficou excelente.
Claro que os modelos ajudam bastante,
não tem como fazer coisa ruim com essas linhas, he, he, he.

29.5.08

SAIU O RESULTADO DA ENQUETE


Fiz um infográfico mostrando o resultado de nossa enquete sobre o Esportivo mais bonito fabricado no Brasil.
As votações não se encerraram, e alguém perguntou se estavam valendo esportivos modernos.
Claro que sim, não há restrições quanto a idade do carro, se é esporte tá valendo.
Agora achei estranho que alguns modelos clássicos estão bem atrás de outros não tão clássicos assim.
Como explicar que Karman-Ghia e SP 2 só tiveram 2 votos?
Vejam o restante dos votados:
Karman-Ghia – 2
SP2 – 2
Farus – 1
Lobini – 1
Lorena – 1
Dardo – 1
Santa Matilde – 1
Formigão – 1
MP Lafer - 1

27.5.08

ATUALIZANDO A NOTA!

Amigos do blog, estou fora do ar por motivo de doença na família. Hoje à noite estarei de volta.
Mauricio Morais


Amigos como vão?
Vou esclarecer o que aconteceu em casa.
Meu filhinho mais novo, Vitor, de 6 anos fez uma pequena viagem com uma família de amigos neste fim de semana.

Infelizmente o carro em que estavam rodou na estrada e capotou 4 vezes. Com ele estavam mais dois amiguinhos da mesma idade e seus pais. Todas as crianças brincavam sem cinto de segurança. Os três voaram pelas janelas do carro, um Chevrolet Zafira.

Graças a Deus meu garotão e os outros estão bem, milagrosamente sem ossos quebrados ou coisa mais grave. Todos estão em casa agora "apenas" com escoriações pelo corpo e uma história ssustadora para contar.
Agradeço a preocupação de todos e o carinho das pessoas que nos apoiaram.
Se alguma lição podemos tirar desse fato é: Nunca se esqueça de colocar e exigir que as crianças usem os cintos de segurança.
Maurício Morais.

25.5.08

Vote no esportivo mais bonito do Brasil.


É um carrinho simpático demais, poderia muito bem sustentar um escudo da casa Pininfarina ou Bertone. É um desenho clássico.
Por falar em belas formas, vamos eleger o esportivo mais bonito feito no Brasil?

Vale Puma, Miura, SM Santa Matilde, Puma DKW/Malzoni, Bianco, Lorena, Squalo, SP 2, Interlagos, etc.
Só vamos deixar de fora as réplicas exatas, (como os carros da Chamonix, Americar), porém, estão valendo releituras como o MP Lafer.
De fora também os protótipos que não entraram em produção.

24.5.08

O PUMA DO CARLOS ALBERTO


É verdade que a vedação deste carro é zero? Se chover pode esquecer de andar com ele. pois cai mais água dentro do que do lado de fora?
O PUMA DO CARLOS ALBERTO-RJ


O Carlos Alberto Torres (será o capitão da seleção de 70?) me pediu pra fazer um pôster desse puminha conversível branco. A arte já está quase pronta e resolvi compartilhar com vocês o final da obra. Ele foi um dos carros mais bonitos feitos neste país, e nunca deveriam ter parado sua produção.
Saiba mais da história desse monumento brasileiro visitando o site do Clube do Puma, lá tem cada foto!
Blog do Sanco - Automobilismo Gaúcho: Histórias, Personalidades e o que mais aparecer pela frente.

Bom dia!
Acabo de revelar a resposta para o Desafio da última semana lá do "Blog do Sanco". (clique aqui)Estou falando de João Alfredo Ferreira, o querido "Baguncinha", ex-campeão brasileiro e gaúcho de Fórmula Ford. Como sempre faço, reuni algumas imagens da carreira dele e durante este final de semana publicarei para a apreciação dos amantes da velocidade.

Toda semana coloco um novo Desafio no ar e ainda hoje vocês verão um DKW em ação tendo ao volante o piloto que será o personagem da próxima semana.

Vários nomes já foram retratados no Blog, como por exemplo: "Bocão" Pegoraro, Clóvis de Moraes, Egon Herzfeldt, Evaldo Quadrado, Fernando Esbróglio, Paulo Hoerlle, entre tantos outros nomes que marcaram a história do automobilismo gaúcho. Se você também fez parte dessa história entre em contato que em breve você poderá ser o próximo!
Um abraço,
Leandro Sanco.

23.5.08

TRAÇOS MARAVILHOSOS

Se você curte ilustração, design e carros, vai gostar dessa sugestão de site (clique aqui pra ir lá).
O cara não faz apenas caricatura de carros, tem muito mais.
NOITE DA PIZZA, NÃO PERCAM!

A Adriana Greco pede para avisar:

No dia 6 de junho, uma sexta-feira, acontece a "Noite da Pizza em Homenagem a Luiz Pereira Bueno". Será no Ilha Porchat Clube, na cidade de São Vicente, das 20h à meia-noite.
O preço do ingresso é de R$ 15,00 por pessoa. Bebidas e doces à parte. Toda a renda do evento será destinada ao grande Luiz Pereira Bueno, que anda precisando de uma força.
Já estão confirmadas as presenças de Chiquinho Lameirão, Bird Clemente e outros pilotos das antigas, nossos grandes ídolos, além, é claro, do Luizinho.
Teremos também uma rifa cujo vencedor será contemplado com uma réplica do capacete do "Peroba" autografado na hora! E outros brindes serão sorteados, também.
Os convites podem ser reservados com o Ronaldo: 0xx13 7805-9396 ou 0xx13 9711-5673.
Fiz este pôster e mandei para o Adriana e para o Ronaldo Nazar e o Ciro Margoni, que estão promovendo o evento. O pôster mostra Luizinho com os carros que marcaram o início de sua carreira. É uma ilustração exclusiva, onde usei uma belíssima foto do nosso amigo Sidney Cardoso, que poderá ser adquirido no local, sendo a renda toda revertida para o grande Luis Pereira Bueno. Prestigiem, ele merece.

20.5.08

DIRETO DA ITÁLIA

Nosso nonno corredor, Max Pedrazzi, manda um lembrete:
A corrida dos vovôs está chegando. Dá um pulinho no site indicado pelo Max e veja as fotos maravilhosas. Tem de tudo, carros pré-guerra, monopostos, Gts, protótipos e muito mais.
Clique aqui pra ir lá.

19.5.08

PROTÓTIPO REGENTE - Breno Fornari

Vocês acharam que eu tinha me esquecido do Protótipo do Breno?
Não, taí o pôster pronto. O Alexandre Fornari, filho do Breno, e ajudou bastante e ficou de mandar mais fotos de outros projetos do criativo Breno. Eram projetos que ele mesmo desenvolvia. Estamos aguardando então.
Atualizando: Havia um erro de digitação na palavra protótipo, faltava o "r". Obrigado Ararê por avisar. O digitador já foi demitido, não sem antes levar 40 chibatadas menos uma!
BLOG DO JOEL

Você é como eu que gosta de esporte protótipos?
Então coloque o link do mais novo blog do pedaço em seu favoritos.
É o blog do Joel Cesetti (clique aqui para ir lá), histórico colaborador deste e de muitos outros blogs. sempre com muita coisa boa para mostrar.
Bem vindo à blogosfera Joel, estarei fazendo minha visita diária ao pedaço.

17.5.08

PÔSTER COMEMORATIVO


Bem galera, esta noite eu não dormi. Me deitei às 5 horas da manhã. Fiquei fazendo o pôster que comemora a volta dos Fittipaldi. Espero que vocês gostem.

O retorno dos dois irmãos às pistas brasileiras é um marco que deve ser comemorado. É incrível a longevidade competitiva desses dois. Só mesmo paixão pelo que fazem pode explicar
tanto envolvimento com as coisas do esporte motor. Por isso tanta motivação de minha parte para executar esse trabalho. Eles me inspiram, são exemplo de perseverança e paixão e nosso país precisa de modelos como eles. Vida longa aos Fittipaldi.

O pôster já está disponível. Basta fazer o pedido pelo meu e-mail.

16.5.08

PÔSTER COMEMORATIVO (Reserve o seu)


Amigos, o Cesar Costa lançou uma idéia e eu resolvi aceitar. Estou fazendo um pôster do carro do Wilsinho e do Emerson Fittipaldi. O detalhe é que haverá uma inscrição relativa à volta dos dois às pistas e a reprodução dos capacetes de ambos.

Mas preciso da ajuda de vocês, não tenho fotos recentes do capacete do Emerson, se alguém tiver envie pelo meu e-mail, por favor.

15.5.08

FOTOS DA GT3 - INTERLAGOS (mandem mais)




Recebi algumas fotos de amigos que foram a Interlagos. A primeira na verdade é minha, saiu um tanto tremida, mas dá pra ver o show na entrada do S do Senna.
As fotos do Gt 40 são cortesia do Tohmé.
Já as duas últimas foi o brother Daniel que enviou.
Se você foi ao autódromo e tirou fotos interessantes, mande pra mim que eu publico aqui.
O blogueiro Manoel Pereira levantou uma questão que quero continuar aqui. Ele sugeriu que os Fittipaldi deveriam correr de GT 40. Como Porschemaníaco que sou, discordei dizendo que para o Porsche começar a ganhar é só questão de acertos e ajustes, como o próprio Wilsinho nos disse lá no box.
Gostaria de saber a opinião de vocês. Quem leva a melhor em 2008? Pra quem vocês estão torcendo? Lembrem-se que Piquet está chegando, podem incluí-lo na lista.
Vamos lá, joguem suas fichas.

14.5.08

CARTÃO DE VISITA

Aqui pedido de amigo blogueiro é ordem, e se for o Sidney Cardoso então, seu pedido tem força de lei. Taí seu Sidney, esse foi o cartão que indelicadamente me esqueci de te passar. Ô sujeitim mal educado, sô.

13.5.08

Telefônica Speedy GT3 Brasil - INTERLAGOS - 11/05/08

Bem, promessa é dívida e eu gosto de cumprir as minhas. Será um prazer mostrar aos amigos aqui do blog os momentos inesquecíveis que experimentei na terra da garoa, São Paulo.

Primeira constatação: Eu havia me esquecido o que é sentir frio. Sério, faz quatro anos que moro vizinho à linha do Equador; exatamente em João Pessoa-PB, onde faz calor o ano inteiro, até no inverno é quente...O clima em Sampa estava frio e nublado mas muito agradável.

Segundo, existe gente boa nesse mundo. Encontrei vários nesta viagem, mas quero citar especialmente dois: Sidney Cardoso e Antônio Ferreirinha.

Ferreirinha abriu as portas de Interlagos para nós, e foi de uma simplicidade e gentileza sem tamanho. Muito obrigado por tudo Ferreirinha.

Sidney Cardoso é um gentleman, extremamente simpático, pronto para ensinar ao neófito aqui segredos e histórias do Templo Sagrado. Fez comparações entre o antigo e o atual traçado da pista. Contou histórias de como tocava o GT 40 vermelho da equipe do Colégio Arte e Instrução pela pista antiga de Interlagos.
Sidney, com você pude voltar no tempo e sentir como era aquele Ford GT 40, especialmente quando o carro que venceu a corrida de domingo passava diante dos meus olhos, justamente um Ford GT 40.

Pude conversar também com o Adilson Ayres, mecânico que trabalha com Nelson Piquet há muitos anos. Ayres disse estar entusiasmado com a performance do GT 40, e que não vê a hora do carro do Piquet chegar.

Foi o prestígio do Sidney que me colocou cara a cara com os irmãos Fittipaldi, que em meio a todo burburinho, repórteres, fãs e assessores, pararam para rever o velho amigo.
Aí, eu, antigo fã que sou, me aproximei e pude lhes entregar uma pequena mostra de minha admiração por tudo o que fizeram pelo esporte motor brasileiro. Entreguei a Emerson e Wilson dois pôsteres: o Fitti-Creation e o Lotus 72.
Sou muito grato a ambos pela acolhida que nos deram dentro daquele Box.

Sabe aquela sensação que temos ao terminar uma missão bem sucedida?
Pois foi assim que me senti.
Graças a Deus e aos amigos, pude realizar um sonho que até então era só isso, um sonho.
Veja as fotos abaixo. Elas expressam melhor o que foram esses momentos.
Telefônica Speedy GT3 Brasil - INTERLAGOS - Eu fui!

Diante da fera que vai conduzir os irmãos Fittipaldi em mais uma temporada nas pistas brasileiras.


Momento em que Emerson Fittipaldi recebe um pôster com os carros que marcaram o início de sua carreira juntamente com seu irmão Wilson.

Esse capacete carrega 50 anos de história, merece respeito.

Wilson Fittipaldi Jr e eu no box de Interlagos.

É, até que fiquei bem no Lobini...fui!

Auto retrato


Foto tirada de dentro do box pelo Sidney Cardoso.

Sidney Cardoso e Wilson Fittipaldi Jr.
Sidney Cardoso e Emerson Fittipaldi
O Sidney parecia criança dentro do Lobini.

Sidney Cardoso, no padock.


Antônio Ferreirinha, a simpatia em pessoa.

Juliana Sies dona site Fittipaldi Fan (clique aqui para ir lá) e sidney Cardoso.

Adilson Ayres mecânico Piquet e Sidney Cardoso

9.5.08

BREVE DESPEDIDA.

Calma, calma, não estou fechando o buteco , (como diria meu amigo Saloma).
É que neste final de semana estarei viajando para São Paulo afim de assistir aos treinos e corridas da GT 3, no templo sagrado do automobilismo.
Não tenho vergonha de dizer que é a primeira vez que pisarei neste solo sagrado.
Vou realizar um sonho de criança, se bem que naquele tempo o traçado era outro, mas fazer o que...Tudo bem, tudo será uma grande festa.

Vou passear pelos boxes, conhecer gente graúda e interessante, né não seu Sidney Cardoso? Sem falar nas máquinas, e que máquinas...Porsche, vai ter Porsche? E quem vai pilotar? Fitti quem? Fittipaldi, ô meu! He, he.
Os irmãos Fittipaldi, retornando às pistas depois de não sei quanto tempo. E eu vou estar lá pra ver isso!! Pode? Pode!
Então moçada, este é um bom motivo para eu deixar este teclado descansando esses poucos dias, que na minha imaginação infantil serão eternos.

Ps.: Vou tirar muitas fotos para mostrar a vocês como foi o passeio. Abraço a todos.

8.5.08

PROTÓTIPO REGENTE RESTAURADO


Acabei de receber estas fotos maravilhosas do Protótipo Regente do Breno Fornari. Valeu Alexandre, o espaço está aberto para você falar desse carro, sua história e do processo de restauração. Abs.
PROTÓTIPO REGENTE EM AÇÃO - Breno Fornari


O grande barato que este blog proporciona é a posibilidade de encontrar pessoas apaixonadas pelo que faz e que torcem pelo sucesso do que fazemos. Só posso trazer gratidão em meu coração pelas ajudas que tenho recebido. É gente de todo lado que aparece com dicas cada vez mais preciosas.
Dessa vez lancei um S.O.S. para conseguir detalhes do protótipo do Breno Fornari e me saíram em socorro o grande conhecedor de nosso antigomobilismo Roberto Nasser, pessoa que dispensa apresentação. É dele estas palavras:
Maurício...a frente está harmônica e correta.
As rodas, eram de Simca, fumagalli em chapa de ferro, com tala aumentada;
não percebo nenhum relêvo no pára-lamas traseiro, sendo aparentemente linear.

na verdade, não percebo o relevo. mas, comparando com carro standard, nota-se uma fluidez na linha; os insertos na carroceria, quero dizer as peças não originais, como painel frontal e para-lamas, eram em chapa de alumínio batida; e o automóvel, encurtado, rebaixado, pelado, tinha 900 kg, contra os 1.300 kg originais.
Divirta-se. dê notícias, Nasser.


Depois apareceu o Luis Camaratta com esta dica de filme que mostra o Regente numa prova de subida de montanha na Borussia, (clique aqui para ver) em Osório-RS. O melhor do filme está no final, quando as carreteras entram em ação junto com o protótipo Regente.
E não posso me esquecer do Rui Siqueira que me passou o e-mail do Alexandre Fornari, filho do Breno, que já me prometeu mais informações e imagens de seu pai e suas criações.
Que mais posso querer da vida?
Obrigado a todos!

6.5.08

PROTÓTIPO REGENTE - Breno Fornari


Ainda não esta terminado, mas à medida que avanço no trabalho, vejo o quanto este desenho da frente foi bem estudado. Não é uma gambiarra qualquer, feita de qualquer maneira. A localização dos faróis auxiliares demonstra cuidado com a estética, coisa rara em protótipos particulares daqueles tempos.

O desenho pode não ser muito original, seguindo a receita dos carros esportivos da época, como Ferraris e Maseratis, mas não faria feio se entrasse em produção como carro esporte.

5.5.08

PROTÓTIPO REGENTE - Breno Fornari


No final da história um belo carro. Alguém sabe se a carroceria era fibra ou metal?
Tentarei terminar este pôster até amanhã. Acompanhem, please.
PROTÓTIPO REGENTE - Breno Fornari

Voltando à rotina do blog, vamos continuar com a saga dos Simcas e Regentes, uma bela história de amantes da velocidade, tentando tirar o máximo desempenho de suas máquinas. Faziam transformações, adaptações, criavam, copiavam, experimentavam.
Quase tudo era permitido naqueles tempos pioneiros.

Breno Fornari foi um desses que arregaçou as mangas da camisa e foi à luta com toda criatividade e valentia que tinha, como bom gaúcho. Leia mais sobre Breno e suas criações e corrdas no fantástico site Bandeira Quadriculada. Aliás, quase todas as fotos que aparecem aqui foram tiradas de lá, e tem também a colaboração nesta pesquisa de meus amigos Leandro Sanco e Rui Siqueira.


O carro restaurado fazendo pose para uma revista.
O carro sendo construído (1967), seu Breno ao lado,
O carro restaurado (2005), seu Breno ao lado, depois de muitos anos.

Breno Fornari acelerando com um cinegrafista ao lado, 1968.
No Corvette, Bica Votnamis.

4.5.08

DIRETO DA ITÁLIA (Ao som do clássico "Born to be wild", Stepen Wolff)

Franco Pedrazzi, meu filho dando sequência à paixão pelos motores. Max Pedrazzi.
Vejam o filme aqui.

3.5.08

ALFA ROMEO BARCHETTA - Dinho Amaral

Esse belo carro esteve presente no Classic Endurance, no Rio de Janeiro. Você pode ver as fotos dele logo nos posts abaixo. Me parece que é de 1957.
Não sei se todos sabem, mas também faço caricaturas de carro, além do estilo que todos conhecem. Se quiser uma é só pedir pelo e-mail, ok?

2.5.08

JIM CLARK REVIVAL 2008 - O filme

É só clicar aqui e assistir.

JIM CLARK REVIVAL 2008 - A aventura de nonno Max continua!
Como havia prometido, nosso querido amigo Max Pedrazzi enviou fotos quentíssimas e um filme mais ainda. Quer ver a Benetton do Piquet (ou será do Shummy?) em ação? E a Lotus do Senna na pista? Ah, seu negócio são os GTs? Então você verá Mclarem F1 Le Mans, Mclarem M11 Can Am, BMW M1 e um mar de Porsches. Só não tem Porsche nos monopostos, (claro, a incursão da fábrica tedesca nesta área foi quase nula).

Mosaico


Max arrepiando

Porsche 917/10?

O Kaimann que ganhou a etapa de Super V. Me envaideceu!!! (Max)

Qual brasileiro correu nesse carro?

Team português

Duas escolas: Stock/IROC americana e GTs européia

Faço uma pergunta ao Max e aos amigos: Se na Formula 1 é preciso uma super licensa para guiar bólidos super potentes, como é que fica a segurança no caso dos "gentleman drivers", que muitas vezes tem grana, mas não tem braço?! Ou correm apenas pilotos aposentados que são acostumados a domar estas feras? Bem, chega de papo e vamos às fotos a ao filminho, divirtam-se.