29.4.08

Rio Classic Endurance 2008 (Conforme pedido pelo Sr. Manoel, algumas fotos foram ampliadas.)

Existem pessoas que tem o coração tão grande quanto o Pão de Açúcar.
Pessoas que são tão gentis e amistosas, que fazem com que a fé na humanidade nunca desapareça, ao contrário, seja renovada. Esse é o perfil que faço do meu amigo Sidney Cardoso, que espontaneamente fez uma verdadeira exposição dos meus trabalhos no Rio Classic Endurance 2008. O Dinho Amaral deu a permissão e o Sidney, juntamente com o Paulo Bracchi montou todos os pôster onde os carros estavam expostos. (Assista aos vídeos clicando aqui e aqui.)
Obrigado a todos pela oportunidade.

Sidney Cardoso, o sobrinho dos irmãos Varanda e esposa, Paulo Bracchi


Vista panorâmica da exposição

Amaury Mesquita regulando MG
Mustang Mach 1

Alfa Romeo GTA

Ford Thunderbird

Alfa Romeo Barchetta
Dinho Amaral em sua Alfa Barchetta

Mestre MaharPaulo Bracchi e Bruno Buentes


Briefing com o pilotos
Entrega de troféus

26.4.08

DIRETO DA ITÁLIANosso Max Pedrazzi envia este filminho e diz:
O "Jim clark" do ano passado. Os veinho até que não são tão ruins, não é.
Na semana que vem mando os deste ano.
abs, Max.
Estamos esperando nonno. Belo, belíssimo filme.

25.4.08

Wagner Kox, o fotógrafo.
Acabei de conhecer o trabalho deste fotógrafo que une carros e still com uma luz maravilhosa.
Isso me fez lembrar do meu primeiro emprego. Eu era laboratorista de revelação em uma escola de artes em Goiânia.
Fiz um curso de fotografia e me apaixonei pela revelação de fotos preto & branco, no final consegui trabalho lá ne escola, que já não existe mais.
O link para as obras do Wagner está aqui. (Pode clicar que o link está funcionando).
RIO CLASSIC ENDURANCE 2008 (Pra não esquecer)

LOCAL- Autódromo Internacional Nelson Piquet-Jacarepaguá-Circuito Club (3.139 mts) Entrada pelo portão 07.
Data e Horários – Dia 26 de Abril, sábado, a partir das 10 h
10:00 –12:30 h - Inscrições e vistoria Técnica
13:00 h - Briefing com os participantes.
14:10 – 15:00 h – Largada Pelotão BRANCO
15:10 – 16:00 h – Largada Pelotão LARANJA
16:10 – 17:00 h – Largada Pelotão VERMELHO
Os amigos Dinho Amaral e Sidney Cardoso gentilmente cederam um espaço onde poderão ser vistas minhas ilustrações. Agradeço imensamente a força que vocês estão dando não apenas à minha pessoa, mas a uma causa, que é a criação de uma cultura artística que valoriza o esporte automotor. Sucesso nesse evento.

24.4.08

SIMCA ABARTH Trabalho concluído. Espero que apreciem, sem moderação.
Agora é a vez do protótipo do Breno Fornari.

23.4.08

SIMCA ABARTH Esqueçam a história do vírus. Meu TI passou um escâner brabo e não encontrou nada.
Na verdade é um link bem inofensivo que leva a um site de propagandas de carros. Obrigado a quem enviou.
SIMCA ABARTH

SIMCA ABARTH - O PÔSTER

Então está bom, chega de conversa e vamos trabalhar! Estou numa dúvida cruel.
Que numeral devo colocar na porta deste carro? #44, #26, ou outro qualquer?
Existe algum que era mais vencedor ou que tinha maior torcida?
Façam suas apostas, dêem seus lances, digam sua opinião, ok?
SIMCA ABARTH Nosso amigo, Rui Siqueira enviou fotos recentes dos Simca Abarth que andam queimando asfalto
pelas pistas do mundo.
Fico encabulado como carros antigos, que já deram tudo em seu tempo de juventude suportam o stress das corridas, ainda hoje. Como fica a estrutura desses carros? Não há uma hora onde o aço, ferro, alumínio ou qualquer liga metálica do qual são feitos chassis e outras peças vitais simplesmente diz chega, cansei? Respondam please.
DIRETO DA ITÁLIA

Max Pedrazzi nos manda esta foto e diz: "Tentou decolar mas....não deu"
É, com o capô aberto atrapalha um pouco, rs.

22.4.08

RECALL NA SIMCA


Recebi um e-mail do Rui Siqueira, me alertando para um erro no teto e no nome do Simca do Sérgio Cardoso. Coloquei algumas fotos que ilustram a modificação que ocorreu no modelo à partir de 1966: Pára-brisa maior e teto mais reto no final, com coluna "c" mais larga.
Leiam o e-mail do Rui.
Olá Maurício,
Estive dando uma olhada no teu blog e vi os comentários que fizeram ao "SIMCA # 13 – Sérgio Cardoso" e aqui vai um comentário.
Existem 2 erros na ilustração do Simca 13: O 1º já foi citado pelo "Guinle" ("Simca de "teto baixo" mascarada de Tufão?") no comentário postado no blog.
O 2º refere-se ao modelo do carro; não era um Tufão e sim um Emi Sul.
O Simca de "teto baixo", citado pelo Guinle, foi fabricado até 1963 e o Emi Sul, a partir de 1966. Um grande abraço, Rui.
Rui e amigos, já me penitenciei com 40 chibatadas menos uma e o problema foi corrigido.
Obrigado Rui e Guinle.

19.4.08

SIMCA ABARTH


Achei todas essas fotos em vários sites que falam de automobilismo brasileiro. Bandeira quadriculiada, Obvio, Brazilian yellow pages, etc, etc. Todos narram com detalhes os personagens e cenários que influiram na vida desses possantes carros para o Brasil, bem como seus desempenhos nas corridas de que participaram. Por isso, acho que não tenho nada a acrescentar, a não ser, talvez, fazer uma bela ilustração desse carrinho que cativou admiradores por todo mundo...
Enquanto vou ilustrando, os Simqueiros de coração podem ocupar esse espaço e falar, falar e falar à vontade da paixão por esse carrinho. Alguém aqui presenciou os pegas entre os Abarths e Berlinetas e Kgs??

17.4.08

JORNAL VEÍCULOS

Se você não conhece, precisa ir até lá. Muito bem editado e com opinião.
Essa é minha dica, é só clicar aqui.
12º Passeio do MP Lafer - Riviera de São Lourenço 2008

Bom dia Laferista,Com muito sol vai ser difícil resistir à tentação de baixar a capota e desfrutar do vento agradável e da natureza que só um conversível pode oferecer. Nosso 12º Passeio Anual terá como destino a Riviera de São Lourenço, no Município de Bertioga, ao qual você e sua família não poderão deixar de comparecer.
Data: 26 de abril de 2008 (sábado)
Local de saída: Rodovia dos Imigrantes, km 16 - Frango Assado - Posto BR
Horário de saída: 10:00 horas
No local há uma Praça de Alimentação, onde, às 15:00 horas, faremos uma confraternização, para a qual solicitamos a todos que levem qualquer tipo de prenda para que seja sorteada entre os presentes. Para o caso de imprevistos no caminho, contaremos com o apoio mecânico do Toninho da Tony-Car - Especializada MP Lafer, de São Bernardo do Campo.

É sempre bom lembrar que, quando andar com seu MP, você deve ter cuidado e colocar os cintos de segurança, pois, ele não é um veículo tão seguro como os mais novos. Andando com cuidado, além de evitar acidentes, você vai poder aproveitar cada momento de prazer que ele oferece.
Não perca!
Walter Barboza de Arruda - Presidente(11) 7122 6260 – walter.mplafer@uol.com.br
Marcos Antonio de Oliveira Neto - Diretor(11) 9991 0593
Romeu Nardini - Diretor(11) 9154 4536 - mailto:meco98@uol.com.br

16.4.08

SIMCA #13 - SÉRGIO CARDOSO



Mais um belo carro concluído. Baseado nas fotos e nos depoimentos do amigo Sidney Cardoso e também do Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato; expert em Simcas de longa data.
Você pode adquirir este pôster através do meu e-mail.

14.4.08

Encontro de Autos Antigos em Águas de Lindóia


Recebi e-mail do Dario, do Clube do MP Lafer lembrando que está para começar o Encontro de Autos Antigos em Águas de Lindóia, leia o texto que estava anexado e faça suas malas, imperdível. Valeu a dica Dario. Mande fotos depois, ok?

Site Relacionado: http://www.encontropaulistadeautos.com.br/


O maior evento sul americano do gênero deve atrair 350 mil pessoas à cidade de 18 a 21 de abril. Criado em 1996, a cada edição o encontro bate recordes de público e expositores O XIII Encontro Paulista de Autos Antigos, de 18 a 21 de abril, vem para superar o sucesso do ano anterior quando atraiu mais de 300 mil visitantes, entre turistas e colecionadores, e reuniu mais de 700 veículos em exposição na Praça Adhemar de Barros. Águas de Lindóia recebe mais uma vez o evento que é considerado o maior encontro de automóveis antigos do Brasil e da América do Sul. O Encontro de Autos Antigos é organizado pela Diretoria de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura Municipal e pelo casal Edenise e Nilson Carratú e há 13 anos é sucesso na cidade. A edição 2008 traz surpresas e novidades com destaque para a participação de colecionadores portugueses. Mostras, shows, jantares, comemorações, premiações e negócios completam a programação do encontro que movimenta o comércio, em especial a rede hoteleira, de Águas de Lindóia e região. A abertura oficial do encontro será na sexta-feira, 18, às 18h, em frente ao Hotel Monte Real, com a presença de autoridades e expositores. O evento oferece feira de peças, estandes de produtos e empresas automobilísticas e praça de alimentação. No domingo, 20, as 19h, acontece no Espaço Burle Marx a premiação dos veículos que se destacaram. A II Exposição de Coleções de Pequenos Objetos estará aberta à visitação na segunda-feira, 21, das 9h às 12h no Hotel Monte Real com entrada franca.
O Encontro Paulista de Autos Antigos já nasceu grandioso. Em sua 1ª edição atraiu 180 expositores e 35 mil visitantes. Para o XIII encontro são esperados 350 mil pessoas nos quatro dias de evento e mais de 700 carros em exposição com visitação gratuita. Inscrições para colecionadores e mais informações no siteFonte: Amanda Mendes - Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia Email Fonte: amandaamendes@yahoo.com.br

13.4.08

AYRTON SENNA VENCENDO DE MERCEDES

O Joel Cesetti, que é fã ardoroso do Sennão, me enviou este vídeo de uma vitória histórica no começo da carreira do piloto. Era uma prova que reunia pilotos e campeões de Formula 1, etc, etc. Alguém se lembra dessa corrida? Eu me lembro, foi a partir daí que comecei a seguir a carreira do Senna.
DIRETO DA ITÁLIA II

Tenho recebido muita coisa legal este fim de semana, é tanta coisa bacana (antigo isso, não?) que resolvi postar hoje mesmo, d.o.m.i.n.g.o. Vocês sabem que no fim de semana não gosto nem de passar em frenta ao PC.


Bem, o nonno Max me enviou uma foto curiosa, esta Ferrari Enzo curtinha. Fui buscar mais informações e desobri uma página com vários carros encurtados (clique aqui para ir lá).
Fica a minha pergunta a vocês, caros amigos: É trabalho de Photoshop ou tem algum maluco criando essas belezinhas?

Posso dizer, do alto de minha experiência como ilustrador que usa muito o Photoshop (uau), que se for mesmo manipulação da imagem, é um trabalho de primeiríssima. Não encontrei nenhuma emenda mal feita, os brilhos e detalhes se encaixam corretamente ao longo das carrocerias, o cenário também não sofreu nenhuma alteração, etc, etc.

Então me digam pelo amor de Deus, o que é esse barato? Parece coisa do Ararê, sô!

11.4.08

DIRETO DA ITÁLIA (Reparem o curativo no olho do bicho)

Inspirado no desenho do Simcão rebolando na curva, Max Pedrazzi manda o seu recado:
Aqui tem sujeito andando assim também. Jim Clark Revival.
abs, Max.

E o Joel Cesetti complementa:
Olá Maurício tudo bem!
Segue um link para animar a foto do Max, realmente a turma do Jim Clark Revival não alivia o pé. (Clique aqui para ver o filme).

PS. Estou procurando fotos do Senna pilotando a Porsche 956 para montar um trabalho de arte.
ABS. Joel.

Pessoal, quem tiver a foto que o Joel precisa envie para esse e-mail: joelcesetti@globo.com.
Vamos dar uma força para o brother.

10.4.08

BLOG NOVO NA BLOGOSFERA


Pois o Tohmé, uqe não é o de Souza e nem o incrédulo, resolveu ingressar na blogosfera.
Vai falar de tudo o que tem motor e rodas e em todas as escalas.
Bem vindo Tohmé. Precisamos de gente boa como você, e conte com a parceria deste blog que vos fala. Ah, o link para o novo blog já está nos meus links, clica lá, vai.

9.4.08

SIMCA #13 - Sérgio Cardoso

Calma gente, é só um croqui, uma idéia do que eu quero fazer. Normalmente vetorizo direto da foto, mas como o material que possuo não tem muita nitidez, precisei buscar outras fotos para chegar no lugar que desejo. O Simcão começando uma entortada.
Prometi logo abaixo que faria o protótipo do Breno Fornari. Estou esperando chegarem mais fotos de referência para fazer uma ilustração sem erros. Ele só cedeu o lugar na fila, ok?

8.4.08

40 ANOS SEM JIM CLARK

Recebi um link do Sidney Cardoso, com imagens daquele que é considerado por muitos o melhor piloto que já existiu. http://www.youtube.com/watch?v=h9CWqq4EXZA.
No site GP TOTAL do Luis Pandini você pode ler uma matéria especial contando fatos interessantes sobre a carreira de Clark.

7.4.08

SIMCA 13 - Piloto Sérgio Cardoso

Sérgio passando concorrente

Sérgio Cardoso sendo aclamado após 1ª corrida, 1966.

Sérgio Cardoso no pódium



Entortando na Curva Norte

Sérgio e "Memória" antes da corrida

Sérgio na Curva Norte

Largada, Sérgio com Simca, Autódromo do Rio de Janeiro, 1966
Largada 1966, Prova de Estreantes


Da esq. para dir.: Armando Braga, Ssérgio Cardoso, Dr. Jivago

Recebi e-mail do grande Sidney Cardoso, que repasso aos amigos do blog.
Maurício, como você sabe, atendendo pedido de nosso amigo Dinho Amaral e de seu pai Alfredo, irei levar meus quadros com as ilustrações que adquiri de você pra ficarem em exposição no CLASSIC ENDURANCE RIO 2008, promovido pelo Dinho Amaral.

Como você sabe não são poucas, pois além das que você fez de nossos carros irão também as outras que adquiri, como as do Fitti-Porsche, Fitti-Fusca com dois motores, Fitti-Creations, Fittipaldi-Fusca 1600, Equipe Willys, Simca-Achcar, Alfa Romeo P-33 com o Moco, carretera do Camilo Christófaro, Malzoni do Wilson Marques Ferreira, a do Fúria que me foi presenteada por Paulo Trevisan,etc,etc.
Olha, só agora percebi, que o Simca de meu irmão Sérgio Cardoso que foi o primeiro carro de nossa equipe, não havia enviado as fotos pra você, pois só as recebi de sua ex-noiva muito tempo depois.

A qualidade das fotos deste Simca não está boa, pois naquela época ainda não conhecíamos o fotógrafo Waldir Braga nem tínhamos sido agraciados com a amizade dele, mas confio em sua sensibilidade pra fazer a ilustração dela. Como meu irmão foi o primeiro a correr de nossa equipe, por conseqüência acabou sendo o fundador dela, e em apenas 2 anos e pouquíssimos meses conquistou 17 troféus - em sua maioria na primeira colocação, performance rara de ser encontrada no automobilismo - gostaria de prestar minha singela e justa homenagem a ele.

Desculpe-me, pode parecer arrogância, mas não estou falando de mim, e acho que seria discriminação, isto sim, por ele ser meu irmão não falar de seus belos feitos e do quanto era veloz. Portanto, vou te enviar umas fotos dele com seu Simca e te peço para fazer uma ilustração, sinceramente, não pra colocar aqui, mas para que eu possa homenageá-lo lá.
Abração, Sidney.