31.3.06

Carro velho não...

Outro dia um blogueiro me perguntou via e-mail, porque eu gostava tanto de carro velho.
Bem gostaria de esclarecer que quem gosta de carro velho é oficina mecânica. Na verdade eu e tanta gente boa, procuro valorizar uma pequena parte de nossa HISTÓRIA. Precisamos entender de onde viemos, qual a nossa herança cultural e nossos valores como nação. Só assim vamos valorizar o que temos de bom hoje e poderemos pelo menos tentar arrumar o que não é tão bom assim.
E os carros que rodaram no passado são testemunha de fatos e emoções. Então quando preservamos essas relíquias na verdade preservamos nosso passado ou parte de nós.
Você se lembra do primeiro passeio de carro que você fez?
Eu me lembro de minha primeira viagem de carro. Foi de Goiânia a Cidade de Goiás, antiga capital goiana. Foi num Belcar, por volta de 1967. Aquele barulhinho do motor nunca mais saiu de minha mente. E quando ouço de novo chego a arrepiar. Nunca vou deixar esta lembrança morrer. E as corridas de Sinca, DKW, etc, que haviam na Praça Tamandaré em Goiânia, nos anos 60. Papai me colocava em seus ombros pra eu enxergar. Essa lembrança não tem preço.
Espero ter-me feito entendido.
Preserve e serás preservado, sacou?

PS.: Só pra perservar um pouco mais estou mandando um wallpaper do carro do Flávio Gomes pra quem quiser, Abraço a todos.

30.3.06



_ Agora é só juntar os dois arquivos (o carro com os patrocínios), colocar um fundo pra criar um ambiente e fazer como Michelangelo quando terminou o seu "Moisés", PAARLAAAAA!!!

Brincadeiras à parte, não tenho a pretensão de ensinar nada a ninguém. Recebi vários e-mails perguntando como eu desenhava os carros e por isto estou mostrando meu método de trabalho.

Aliás, trabalho com o Corel desde a versão 3 e hoje uso a versão 9, por achar que é melhor para mim. Espero ter esclarecido algumas dúvidas e animado a muitos a tentar esta "brincadeira" que é muito prazeirosa.



_ No passo anterior esqueci de dizer para eliminar os fios de contorno para que os blends fiquem suaves. Ok Próximo passo: Crie um arquivo à parte para trabalhar os patrocínios e pintura da equipe. Você não precisa desenhar cada logo que aparece. Existem sites de logomarcas prontas que facilitam o trabalho.

Blend, o pulo do gato!



_ Agora é hora da ferramenta mistura entrar em ação. Veja na foto onde as cores se misturam e aplique o blend. No parabrisa e janela lateral apliquei a ferramenta de preenchimento de malha interativa. Uma das maravilhas do Corel.


_ Aplique as cores da carroceria e rodas. Tudo chapado mesmo, sem misturar ainda.

Passo importante!


Usando a ferramenta conta gotas vá "chupando" as cores direto da foto, para fazer sua tabela de cores própria. Veja que separei as cores de cada área do carro: Carroceria, patrocínios, rodas e sombras.


_ É hora do claro / escuro. Veja na foto onde tem preto total ou absoluto pra começar a criar "volume".


_Vamos detalhar mais ainda? Aqui os homens se distinguem dos meninos, os amadores dos profissionais, os japoneses do resto do mundo. He he. É preciso paciência oriental para o que vem a partir de agora. Você vai procurar com lupa cada detalhe, cada saliência, cada parafuso que ninguém vai notar, só você e eu.


_ Com muita atenção você vai fazer os contornos do carro. Não se preocupe com cores ainda. Lembre-se que a foto está por baixo de seu desenho e você precisa ver o que está traçando. Por isso a foto tem que ser clara para podermos ver os detalhes em todos os cantos.



3º_ Agora é hora de começar a detalhar. Faça a abertura das rodas e desenhe os pneus e rodas.


_ Com a foto no meio da página faça o contorno do carro usando a ferramenta de desenho a mão livre. Obs.: Eu trabalho com mouse mesmo, nada de mesa digitalizadora.

Vamos começar a nossa aula!

Não pretendo fazer uma apostila ou um tratado sobre como vetorizar. Não tenho tempo pra colocar todos os detalhes de como algum efeito foi colocado, etc. Não é má vontade, é falta de tempo mesmo. Vamos lá então.
_ Pegue uma foto com boa resolução, bom contraste e bem iluminada.

Aqui não tem jabá...tem merchandising!

É verdade, já falei que no meu blog vou falar de coisas boas, por isso não posso deixar de comentar o livro de meu amigo Flávio Gomes.

Acho que todo mundo já sabe do que se trata, são narrativas de suas viagens pelo mundo enquanto faz a cobertura jornalística das corridas do campeonatode F1.

É admirável a maneira humana como ele retrata o cotidiano das cidades e pessoas que vai encontrando pelo caminho. A menina refugiada do leste europeu que pede moedas no metro, o segurança Belga que chora feito criança no hall do hotel onde Flávio está hospedado. O impagável passeio de Lambretta pela Normandia com o vento no rosto(pagaria tudo pra ver essas fotos)...O Flávio vai e nos leva junto.
Tem hora que parece crônica do Veríssimo, de tão fluente e gostosa é a leitura, tem hora que parece Wood Allen, com verdadeiras crises existênciais e cômicas ao mesmo tempo.
Tem sido muito bom ler este livro. Pena que uma hora vai acabar! Mas aí vem outro depois né Flávio?!

Bem é isto. Se você não leu está perdendo.

29.3.06

Aperitivo...

Bem hoje não tive tempo pra colocar os exercícios do Porsche no ar. Quem sabe amanhã...
Todavia pra não passar em branco mostro este desenho feito a mão com lápis 6b.

Alguém me perguntou se faço logotipos. A resposta é sim, inclusive toda a identidade visual de empresas, profissionais liberais, carrinhos de pipoca, etc.

Não percam este point!

Caros blogueiros, recebi um comentário de alguém muito especial. É o Renato Bellote, autor de uma coluna sobre carros antigos que é publicada em várias partes do mundo. Ele faz uma narração resumida mas com consistência sobre o Porsche 917. Conheçam o blog dele http://nagaragem.blig.ig.com.br/.

28.3.06

Aula de vetorização com Prof. Maurício...



Olá Porschemaníacos e Corelmaníacos este post é dedicado a quem curte essas duas paixões. É que se der tempo vou postar amanhã, um passa-a-passo de como fazer este avião, o Porsche 911 GT1 de 1998. Aguarde!

COMUNICADOS IMPORTANTES

Gostaria de avisar aos blogueiros de plantão que os comentários estão liberados para todos. Falem o que quiser, mas falem coisas interessantes por favor, e nada de palavrões hein, tem crianças lendo também.

23.3.06

Só faltava a traseira...não falta mais!

Agora ninguém pode falar que nunca viu um 917 de todos os lados.

Encarando o 917

imagine-se dentro de um Renault Alpine, em 1970, na maior reta de Le Mans vendo este monstro pelo retrovisor comendo o asfalto e pedindo passagem a 320 Km/h, urrando com as 12 bocas...SAI DA FRENTE NANICO. Uau!!
Esta é minha amiga de Goiânia, Cristina Azevedo, fotógrafa de publicidade de mão cheia.
Este retrato foi feito no Corel Draw a partir de uma foto.


Outra traquinagem feita a partir do DKW #96 do Flávio.Nunca me diverti tanto ao fazer um desenho.



Este é o capaMUG. Uma brincadeira que o Flávio Gomes levou a sério e virou realidade. Quando as fotos do casco chegarem eu publico.

Esta caricatura do DKW do jornalista Flávio Gomes foi uma brincadeira que fiz e que tem me rendido belos encontros. Aliás o Flávio tem sido um grande amigo.

Vamos ao que interessa!carros, carros e carros!


Quero a partir de agora mostrar um pouquinho do que sei e gosto de fazer. Desenhar carros no Corel draw ou na mão mesmo. Então vou compartilhar com quem quiser este prazer.

Esta caranga aí de cima é o carro mais extravagante que inventaram. Tinha que ser Porsche!!

Olha eu aí


Bem, começo este espaço mostrando minha cara. Diz minha esposa que é bem bonitinha. Nisto concorda a senhora minha mãe. Mas acho que as duas são meio suspeitas pra dizerem algo sobre este assunto. Então, fico com a opinião isenta de meus três filhos que me acham lindo e me adoram. He he.